Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Onde ficar:
  Alugar Imóveis
Comprar Imóveis
  Albergues
  Au Pair
  Bed & Breakfast
  Farmstay
  Homestay
  Hotéis e Motéis
  Imobiliárias
  Para Estudantes
  Para Turistas
  Para Imigrantes
  Dicas Acomodação
  Perguntas/respostas

 

 

Link Patrocinado

Camping e
Caravan Parks
na Austrália

Um Camping ou Caravan Park na Australia é quase a mesma coisa, ou seja, a maioria dos Camping tem uma área para Caravans, Campervans,  Motohomes, e vice-versa. São divididos em 5 setores: o primeiro é uma área gramada para as tendas ou barracas, normalmente divididas com ruas, calçadas e número de identificação. Dentro desta ala existem os Sites Non-Powered (sem energia elétrica) e os Powered Sites (com tomada de energia, e uma bica d'água). Esse último custando um pouco mais caro. O segundo setor, é o das Cabins que são cabines com banheiro e cozinha, para abrigar até 8 pessoas. É composto por um quarto com cama de casal, e outro com camas beliches. O terceiro setor, é o de Caravans, Campervans e Motohomes. São plataformas de concreto onde você estaciona o seu veículo, conecta-o na eletricidade, e na água corrente. O quarto setor, é o de entretenimento, com piscinas, quadras de esporte etc.O quinto setor, e que geralmente fica no centro do camping, são os banheiros, cozinhas, e lavanderias comunitárias. Todos em geral, são tão limpos, que dá prá comer macarrão diretamente do chão.

Camping na Austrália - Para melhor entendimento, vamos explicar a nomenclatura usada. Camping: não precisa muita definição, pois é dormir ao relento usando barracas ou tendas. Caravan: é aquele treco monstruoso que se reboca atrás do carro, e que por uns tempos você chamará de casa.  Campervans: são Vans adaptadas para você dormir dentro, em geral com cama para 2 pessoas, pequena cozinha, e sem espaço para quase mais nada. Motohome (foto), pode ser chamado de Campervan metida a besta, pois já tem cozinha, banheiro, e uma bela cama de casal, além de 2 outras de solteiro, armário para guardar comida, cozinha, TV, Video, e se bobear um vibrador. Na Austrália, vende-se ônibus novos em folha, completamente transformados numa residência de luxo com absolutamente tudo dentro. De qualquer forma, e qualquer que seja o equipamento que você tenha ou alugue, uma das coisas mais fantásticas e deliciosas que você pode ter na Austrália é pegar a estrada e sair para acampar. Camping na Austrália é uma paixão nacional, casais de todas as idades, pessoas sozinha ou em grupo e até famílias inteiras com várias gerações, sendo que 11 entre 10 Australianos acampam pelo menos uma vez por ano.( Acampar em qualquer dos tipos acima). 

Os Caravan Parks Australianos são considerados os melhores do mundo, não somente pela localização, na maioria em lugares espetaculares e pristinos, como também pela infra-estrutura que oferecem e pelo tipo de clima que a Australia oferece. Já estivemos num camping em Cairns, que além de campo de golfe, 3 piscinas, e florestas para caminhadas, tinham várias quadras de esportes, restaurantes (no plural mesmo), e ainda ofereciam inteiramente grátis, massagem, sauna, ginástica aeróbica, hidromassagem, e um monte de baboseiras mais. Me sentia num resort de 1000 estrelas, dormindo na casinha do cachorro, só faltava latir e uivar quando abria o ziper da barraca. Em outro, na cidade de Yamba, chamado Blue Dolphin, até cinema com tela gigante e 100 poltronas tinha. Esse camping fica à beira mar em uma enseada de águas calmas e cristalinas com cais, barcos a motor para alugar, milhares de periquitos, e pelicanos que roubavam todo o peixe pescado. Um verdadeiro espetáculo. Infelizmente eles não aceitavam residentes permanentes senão eu ia morar lá, ou quase, pois veja a nota abaixo:

Nota do autor: na última vez que estivemos no Blue Dolphin, me roubaram a geladeira térmica com 1 kg de camarão e 6 latas de cerveja, além de uns queijos. Fomos ver o filme grátis no cinema do camping e deixamos a geladeira do lado de fora, pois estava molhada. Quando voltamos, já era. Ou seja, tem que ficar alerta! Esses pequenos furtos em campings acontecem principalmente durante a estação de colheitas em fazendas, quando pessoas de toda a Austrália e de várias partes do mundo, vêm à procura de trabalho. Infelizmente algumas dessas pessoas não conseguem parar de colher coisas após o expediente. A geladeira não valia muito, mais o camarão e as cervejas me deixaram p. da vida.

Camping Selvagem na Austrália pode ser feito em áreas designadas para tal. Desde que a terra não seja propriedade de alguém, ou não houver restrições por parte de prefeituras, governo estadual ou federal. Na maioria das cidades, você não pode acampar na praia, ou em logradouros públicos, mas em locais distantes e pouco populosos, tudo bem, desde que aquela área não seja reserva marinha ou biológica. Em parques nacionais, uma permissão deve ser paga e obtida antes de você acampar, e provavelmente um Ranger lhe dará instruções sobre como lidar com o lixo, fazer fogo, e usar a folhagem. Existem várias ilhas na Barreira de Corais em que pode-se acampar, desde que se obtenha uma licença. Normalmente combina-se com o barco o dia de buscar, e deve-se levar tudo o que for necessário incluindo pinças para tirar ouriço do pé, comida, remédios e água.

Nota: Para camping selvagem em Parques Nacionais Australianos incluindo em Ilhas da Grande Barreira, consulte os sites abaixo em Inglês. Em alguns deles, pode-se efetuar reservas para acampar, com até um ano de antecedência, tudo online. Os preços por pessoa variam entre A$ 7 e 12 por noite dependendo do estado da Austrália.

Preços médios em Campings privados na Austrália:  

  • Barraca/ Tenda por pessoa por dia Non-Powered Sites A$ 10.

  • Barraca/ Tenda por pessoa por dia Powered Sites A$ 12.

  • Cabines por dia para até 8 pessoas A$ 90 - 120

  • Site para Campervan Non-powered A$ 20

  • Site para Motohome ou Caravan powered A$ 25

Esquece de acampar aqui Luizão, os donos do terreno não vão deixar!

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.