Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Onde ficar:
  Alugar Imóveis
  Comprar Imóveis
  Albergues
  Au Pair
  Bed & Breakfast
  Caravan Parks
  Farmstay
  Hotéis e Motéis
  Imobiliárias
  Para Estudantes
  Para Turistas
  Para Imigrantes
  Dicas Acomodação
  Perguntas/respostas

 

 

Link Patrocinado

Homestay
na
Austrália

Homestay na Austrália, como o nome diz, é a pessoa ficar na casa de uma família australiana com um quarto somente para ela (ou dividindo), incluindo refeições diárias, e um local para estudo. Na verdade, a família está lhe alugando um quarto na casa dela, e irá lhe hospedar durante o período combinado (entenda pago). Você poderá escolher algumas peculiaridades da casa como, ter ou não crianças e animais antes de fechar o negócio, e se não gostar, poderá mudar de casa tão logo apareça outra disponível, porém, dinheiro pago em adiantado dificilmente será reembolsado. Algumas vezes o fazem parcialmente, mas na maioria dos casos não, afinal, a família se preparou e se programou para ter você por aquele período, e com certeza houve despesas extras para eles. Note que a família somente lhe hospeda, não sendo responsável por você e suas ações.

O tempo mínimo para você ficar em uma homestay na Austrália é de 15 dias, ou seja, você paga 2 semanas em adiantado, e se quiser pular fora do negócio com 7 dias, você perde a  semana restante. Do mesmo modo, se quiser continuar nessa casa, você pode pagar mais 15 dias ou 1  mês, e assim sucessivamente. Mas, se outra pessoa reservar o seu quarto para a etapa seguinte, a família pode declinar o seu pedido para continuar, principalmente se a outra pessoa estiver querendo ficar muitos meses, o que é bom para a família financeiramente. Se você desejar viajar, mas quiser retornar para aquela casa, você pode negociar com eles a chamada Holding Fee, que como o nome diz, é uma taxa para Segurar a vaga para você.

Normalmente quem agenda, contrata e fiscaliza a homestay são as instituições de ensino que oferecem os cursos, e o fazem ou através de subcontratados, ou pelo seu próprio pessoal. Algumas Agências independentes especializadas em Homestay, têm listas diferentes que as escolas. De qualquer forma, ambas cobram uma taxa única, que eles chamam de taxa de procura (placement fee), cujo valor é equivalente a uma semana de estadia, e pode variar de acordo com o custo de vida na Austrália. Algo entre A$ 110 e A$ 220. O pagamento inicial da hospedagem é feito para a escola ou para o agente, e pagamentos subsequentes, serão efetuados diretamente para a família. Existem algumas homestays que aceitam negociar sua estada sem a comida incluida, o que barateia um pouco, especialmente se você não gostar da comida. Por outro lado, comer na rua fica bem mais caro.

Ficando na Casa de família Australiana:

  • As famílias Australianas são como famílias em qualquer parte do mundo, e diferem uma das outras de muitas maneiras. Especialmente por ser a Austrália um país multicultural com pessoas do mundo inteiro, incluindo Europa e Ásia. A liberdade de religião é completa e não pode ser lhe imposta ou reprimida.

  • Os Australianos vivem em Núcleos Familiares Isolados, ou seja, pai, mãe e filhos, ao invés de com avós, tios e primos, mantendo contacto eventual com esses parentes. Recentemente, o número de famílias de mães solteiras, pais divorciados, e famílias sem filhos, tem aumentado consideravelmente.

  • Na Austrália as famílias não têm empregados domésticos para ajudar na casa, e normalmente ambos os pais trabalham. Por isso, é esperado que todos os membros da família incluindo os hóspedes, ajudem nas tarefas diárias que incluem, preparação de comida,  lavar louças, manter o quarto limpo e arrumado, lavar e passar suas roupas, etc. Em muitas famílias Australianas, os filhos preparam o próprio café da manhã e também o lanche para a hora do almoço, e o pai ou a mãe prepara o jantar.

  • A comida oferecida em uma Homestay na Austrália depende do background cultural que essa família tiver. Por exemplo, famílias de origem Européia, cozinham principalmente comida Européia, e famílias de origem Asiática irão oferecer comida Asiática. Atualmente, se varia muito o cardápio devido as centenas de influências culinárias que a Austrália tem. Uma outra coisa à saber, é que esse hábito cultural irá implicar também na hora de sentar na mesa. Famílias de origem Italiana, gostam de falar e gesticular durante a comida, enquanto as de origem Européia gostam de comer em silêncio. Algumas famílias Australianas, sentam na mesa para comer, e conversam sobre como foi o dia e os problemas ocorridos. O café da manhã normalmente é composto por cereal ou torrada, fruta ou suco de frutas. O Lunch (almoço) é composto por um sanduíche, um bolo, ou uma torta de carne (meat pie).

  • O Australiano tende a mostrar suas emoções abertamente, e não ficam com vergonha de mostrar na frente dos outros que ele esta com raiva, triste, ou alegre. Também aceitam discordar de um ponto de vista ou opinião, desde que isso seja feito de maneira não agressiva. Em alguns casos, é considerado aceitável discutir problemas pessoais com outras pessoas, mas normalmente isto fica restrito ao âmbito familiar. Os pais Australianos encorajam seus filhos a falar e pedir sempre : Por Favor (Please), responder Obrigado (Thank you), e a pedir desculpas (I am sorry ou Pardon ).

  • Uma casa Australiana tem uma cozinha acoplada a sala de estar, quartos de dormir, banheiro, e lavanderia. O banheiro pode ter banheira e chuveiro separados ou  juntos. O vaso sanitário muitas vezes fica separado da parte para banho. Normalmente não gostam quando alguém deixa o banheiro molhado após o banho, ou demora-se muito, gastando-se toda a água quente do aquecedor (em geral existe um papel escrito com as regras da casa). Como consequência da falta de chuvas, os banhos são restritos à 4 ou 5 minutos no máximo.

  • Os jovens Australianos são bastante independentes. De qualquer forma, os pais esperam ser informados sobre onde os filhos estão indo, com quem, o que vão fazer, e que horas irão voltar. É extremamente importante para quem estiver hospedado na casa de uma família Australiana fazer a mesma coisa. Também é educado avisar à família, de preferência um dia antes, se você não virá para jantar em um determinado dia. Uma das atividades preferidas do jovem Australiano é falar no telefone, e normalmente os pais impõem um tempo para que outros da família também tenham acesso ao telefone. O mesmo será esperado de você, sendo que os telefonemas locais na Austrália são pagos por ligação e não por tempo, com a chamada em torno de 25 centavos. É esperado que você pague por cada telefonema, e normalmente eles colocam um pote ao lado do telefone, para que você deposite o dinheiro, ou, você pode negociar com eles outra forma de pagamento. Você pode trazer amigos para lhe visitar em sua homestay, mas primeiramente obtenha consentimento para tal, e mantenha eles informados por quanto tempo vão ficar, e não se esqueça de apresentar seus amigos para os donos da casa se eles estiverem presentes.

  • Muitos que chegam pela primeira vez em uma homestay, ficam um pouco nervosos nos primeiros dias. A melhor coisa à fazer é expor suas preocupações e suas dúvidas, pois assim a família irá lhe conhecer melhor e vice-versa. Se seu inglês não for suficiente para explicar, use um dicionário, desenhos, mímica, ou ligue para alguém que possa servir de interprete. (sua escola poderá lhe informar de intérpretes em sua língua naquela área).

  • Se você passar grande parte do tempo trancado em seu quarto com a porta fechada, a família poderá pensar que você não gosta deles. Procure passar algum tempo do dia, assistindo TV juntos, conversando, ou ajudando a família em tarefas domésticas. Conte para eles sobre a sua cultura, e também faça perguntas sobre a deles.

  Vantagens de ficar em uma Homestay na Austrália:

  • Apreender mais rápido sobre a cultura.

  • Fazer amigos Australianos.

  • Obter mais facilmente informações sobre a cidade em que esta morando.

  • Melhorar consideravelmente o seu Inglês.

  • Difundir sua cultura e se ajustar a um novo país mais rapidamente.

  • Baixo custo

  Desvantagens de uma Homestay na Austrália:

  • Liberdade relativa

  • Privacidade relativa.

Nota: Se a casa tiver "pets", ou seja que tenha animais, não é esperado que você cuide deles.

  Presentes para Família: Muitos ficam sem saber se devem levar presentes para a família que vai se hospedar e que tipo de presente. Presentes são uma opção muito pessoal, mas se trouxer tenha em mente não trazer coisas que possam ser proibidas como algumas comidas e produtos de origem vegetal e animal, pois podem dar problemas na alfândega e DEVEM sempre ser declaradas. Saiba mais nas páginas de dicas.

 

Luizão só faz a cama uma vez por mês.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.