Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Onde ficar:
  Comprar Imóveis
  Albergues
  Au Pair
  Bed & Breakfast
  Caravan Parks
  Farmstay
  Homestay
  Hotéis e Motéis
  Imobiliárias
  Para Estudantes
  Para Turistas
  Para Imigrantes
  Dicas Acomodação
  Perguntas/respostas

 

 

Link Patrocinado

Alugar
Imóveis na
Austrália

Se você for alugar um na Austrália prepare-se para mudar de nome, porque segundo o seu contrato de aluguel, você passará a ser chamado de Tenant (ou garfado para os íntimos). Claro que no final vai ter que assassinar seu nome verdadeiro no contrato, da mesma forma que o proprietário será insistentemente chamado de Landlord, (senhor da terra ?) Mas o que importa mesmo é saber dos detalhes de como alugar um imóvel na Austrália, então vamos lá.

Depois que você decidiu o tamanho do seu bolso, e que tipo de imóvel quer, além claro do bairro, você deverá procurar no jornal (preferência no Sábado) na sessão de Real Estate, algo com o título, To Let, Rent, ou Rental Properties . A sessão é dividida por bairros, e também se são casas ou apartamentos. Muitos dos Real Estate anunciam num bloco enorme as ofertam que tem. Uma vez escolhido alguns imóveis, telefone para quem anunciou e passe lá para saber mais detalhes, e para combinar de ver o imóvel. Muitos dos que estão anunciados, ainda estão com pessoas morando dentro (contrato acabando, e vão se mudar em breve). Neste caso, você terá que combinar com o Real Estate um dia/hora para inspecioná-lo. Se o imóvel estiver vazio, pede-se a chave e vai-se por conta própria inspecioná-lo (sendo que alguns Real Estate cobram uns A$ 20 por garantia da chave). Uma outra opção de achar imóveis é através da Internet que tem se tornado cada vez popular e com oportunidades de ver mais fotos de dentro do imóvel ou o mapa de onde fica.

Se você gostou muito de um imóvel você deve tomar uma decisão o mais rápido possível. (Já perdemos uma casa espetacular muito barata, porque deixamos para fechar no dia seguinte). Partindo do princípio (quase certo) que você vai fechar através de um Real Estate, o primeiro passo é dar um sinal e preencher a ficha de aplicação. A ficha tem um monte de perguntas, como quantas pessoas vão morar com você, aluguéis passados, emprego atual, situação financeira, e uma que consideramos a pior de todas para quem está alugando pela primeira vez: Apresentar pelo menos uma pessoa como Referência, (amigo ou qualquer pessoa que lhe conheça bem pois eles poderão telefonar). Não existe a figura do fiador na Austrália, mas se alguém for pagar para você, então terá que fornecer dados dessa pessoa. O Real Estate pode negar a aplicação por achar que o candidato não preenche os requisitos, teve problemas em aluguéis passados, ou simplesmente porque uma outra pessoa concorrendo ao imóvel tem melhores credenciais.

O estabelecimento do contrato de aluguel é feito da seguinte forma: Uma vez definido o tempo de contrato (pode ser 6 meses, 1 ano, 2 anos, ou qualquer tempo, e depende do Landlord topar). Durante o tempo de contrato não há aumento de aluguel, a não ser que figure no contrato (sempre leia e faça perguntas). Também o contrato fala outras coisas, como por exemplo, que ao entregá-lo o mesmo deverá estar limpo para ser re-alugado. Em outras palavras, você deve guardar uma grana para mandar lavar o carpete, sendo que a maioria esmagadora das casas e apartamentos na Austrália tem pelo menos carpete nos quartos (custa cerca de A$ 80 para 3 cômodos). Outra coisa importante, é que na data do vencimento do contrato, você deve vagar o imóvel (provavelmente vai ter um caminhão de mudança na porta esperando você sair para entrar com a mobília do novo inquilino). Se você fez um contrato digamos, de um ano, e deseja ficar mais tempo, você deve avisar com bastante antecedência na imobiliária (pelo menos 2 meses antes) para eles providenciarem um novo contrato. Na renovação, certamente haverá reajuste de aluguel, que é baseada na valorização dos imóveis na área. Se o contrário acontecer, e você quiser deixar o imóvel mais cedo, comunique-se com a imobiliária para efetuar arranjos, e uma multa provavelmente será cobrada (veja como isso consta no contrato e se não constar pergunte como seria). Se a imobiliária não aceitar, você terá que arcar com os custos do aluguel até o final do contrato.

Bond - Significa Caução ou Depósito de Segurança. As imobiliárias cobram além do aluguel, um Bond que equivale às 2 semanas de aluguel (algumas cobram 4 semanas). Se você entregar o apartamento direitinho, o Bond lhe é devolvido, caso as paredes ou carpetes estejam sujos, eles chamam um profissional para limpar, e tiram desse dinheiro. O Bond é pago ao alugar, junto com o valor do aluguel que é sempre cobrado em antecipado. No caso de dividir imóvel com outras pessoas, vocês terão que decidir no nome de quem vai ficar a Bond, que será a pessoa que vai ser legalmente considerada o responsavel pelo imóvel.

Nota 1 : No dia que você entrar no imóvel, faça uma lista de tudo que não está de acordo. Por exemplo, Cortina ou carpete rasgados ou manchados, riscos nas paredes, vidros rachados, buracos de pregos, lâmpadas faltando, lustres quebrados, etc. Uma cópia fica com o Real Estate, e outra fica bem guardada com você.

Nota 2 :  Qualquer coisa que esteja no imóvel e se quebre com o uso normal, basta você telefonar para a imobiliária que eles mandam consertar, sem ônus para você. Exemplos: torneira pingando, descarga defeituosa ou vazando, vazamentos em geral, circuitos elétricos, tomadas e lustres com mal funcionamento, ventiladores de teto, ar condicionado, portas ou janelas empenadas, enfim tudo que pertence ao imóvel cabe ao proprietário consertar. Se demorarem muito para mandar alguém, ao invés de telefonar de novo, mande logo uma carta relatando o defeito.(Basta mandar carta que tudo passa a ser feito para ontem.) Não tente consertar nada por você, nem que seja trocar a carrapeta da pia. Qualquer zebra, e se não for qualificado, registrado e licenciado para fazer aquele serviço, pode acarretar no cancelamento imediato do seguro, e você pode ficar em grandes apuros judiciais e financeiros. Exemplo: consertar um fio com mau contato e provocar um curto no circuito do imóvel, ou uma torneira e causar incêndio ou inundação.

Body Corporate significa condomínio de um prédio, ou em alguns casos se refere ao próprio síndico. Ele é que legisla sobre as regras do prédio, tais como onde estacionar, não fumar em corredores, proibição de animais de estimação, etc. As taxa de condomínio normalmente já estão incluídas dentro do aluguel bem como taxa d'água. A eletricidade é por sua conta, e custa mais ou menos A$ 80 por mês para uma família de 4 pessoas. Qualquer problema ou reclamação que você tiver se não for relativo ao Real State deve ser encaminhado numa carta para o Body Corporate (falar não adianta muito, só vale o escrito). Casas não possuem Body Corporate, a não ser que estejam dentro de uma vila ou condomínio. 

Os imóveis para aluguel são divididos em duas categorias, os mobiliados (furnished e semi-furninshed) e os não mobiliados (unfurnished). Os não mobiliados só vem um fogão que é considerado parte de um imóvel. Todo o restante incluindo geladeira é por sua conta. Os mobiliados são completos, sendo que alguns possuem extras tais como, ar-condicionado, piscina e limpeza da mesma incluídos no preço do aluguel. Semi furnished vem com alguns eletrodomésticos. Os preços médios estão listados abaixo, porém note que uma boa localização, e ou em cidades tradicionalmente mais caras como Sydney, podem fazer uma grande diferença. A base dos preços abaixo é da Gold Coast.

Por semana

A$

Por semana

A$

Apt. 1 quarto Mobiliado 280,00 Apt. 1 quarto sem mobília 230,00
Apt. 2 quartos Mobiliado 350,00 Apt. 2 quartos sem mobília 280,00
Apt.3 quartos Mobiliado 450,00 Apt 3 quartos sem mobilia 380,00
Casa 3 quartos mobiliada 490,00 Casa 3 quartos sem mobília 440,00

"Aluga-se: Quarto à beira-mar com vista para todas as direções, bastante arejado, vasta área de recreação e pequena varanda ao redor. O candidato(a) tem que ter menos de 1,80 m de altura, saber nadar bem, e estar disposto(a) a salvar pessoas se afogando. Tratar na praia ao lado com o salva-vidas chefe".

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.