Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Diversos:
  Animais Perigosos
  Artigos
  Big Austrália
  Cassinos e Loterias
  Clima na Austrália
  Desastres Naturais
  Dicas Gerai
  Dicas Femininas
  Dicionário OZ
  Fauna Australiana
  Informações úteis
  Jornais Online
  Surf na Austrália
  Testes Culturais

 

 

Link Patrocinado

Flora
Australiana 

A Flora Australiana é bastante curiosa e única no mundo, porque há milhões de anos atrás, quando o continente Australiano se separou da Nova Guiné e da Indonésia, toda a Flora passou por transformações para se adaptar ao novo habitat. A nova posição geográfica da Austrália, tendo derivado para o Sul, afastou a Austrália das Monções e Chuvas Equatoriais que outrora favoreciam o crescimento de florestas tropicais. A nova posição em clima seco e mais frio, sob a influência dos ventos gelados do Oceano Índico, transformaram o Oeste da Austrália em um grande deserto, que progressivamente se expandiu para o Leste em direção ao Oceano Pacífico.

Com a desertificação, a Flora diminuiu e teve uma mutação para se defender de animais e predadores naturais, se concentrando numa faixa estreita que acompanha o litoral desde o Cape York no extremo Norte, até a Ilha de Tasmânia no Sul da Austrália.  Esse mecanismo de defesa é facilmente observado pela quantidade de árvores e plantas que se tornaram venenosas para repelir insetos, pássaros, roedores, e outros predadores. O Departament of Environment and Heritage, que é do Governo da Austrália possui um website completo sobre todas a flora australiana, e por isso resolvemos listar aqui somente algumas curiosidades. Se você quiser se aprofundar no assunto, basta clicar aqui.

 

Macrozamia Moorei - Uma das árvores mais antigas na face da terra, datando da era dos Dinossauros. Sofreu mutações através dos tempos, e para se defender e sobreviver, tornou-se extremamente venenosa. Hoje é encontrada largamente em vários Parques Nacionais Australianos.

O fruto da Macrozamia  lembra um suculento abacaxi, mas é bastante venenoso, pois além de extremamente tóxico, é cancerígeno. Somente os Aborígenes pela necessidade de comida e abundância dessa planta em toda a Austrália, descobriram que para purificá-la, tinham que deixá-la por uma semana na água corrente para depois torrá-las em fogueiras. Nem mesmo passarinhos se atrevem à comer suas sementes, duras e pretas, do tamanho de uma amora.

Em quase todo o estado de Queensland, ainda pode-se presenciar resquícios de uma vegetação tropical esplendorosa, que abriga a maior bio-diversividade do mundo por metro quadrado. Essa vegetação foi tremendamente reduzida pelos madeireiros e colonizadores Ingleses, mas atualmente encontra-se totalmente protegida pelas leis de conservação.

Para proteger esse tesouro, o departamento de conservação mantém os Parques Nacionais, todos abertos ao público. Muitos desses parques foram criados no período pós colonização, quando ainda não havia muitas cidades e a população ainda era pequena. Isso preservou muitas áreas verdes da especulação imobiliária. Para se ter uma idéia, somente o estado de New South Wales que é do tamanho do estado da Bahia no Brasil, possui mais de 150 parques nacionais e reservas florestais absolutamente do mesmo jeito que eram no século passado. Montanhas, Desfiladeiros, Gargantas, Cachoeiras, e até mesmo os Desertos, guardam uma imensa relíquia de nosso planeta, e ao mesmo tempo que são mantidos extremamente bem conservados, abrem uma enorme fonte de renda para a Austrália, atraindo milhares de turistas e ecologistas anualmente para visitá-los.

Na cidade de Cairns por exemplo, existe um passeio por um parque nacional que é feito totalmente pelo ar para não causar danos à floresta. Um teleférico sobrevoa a mata saindo de perto do Aeroporto, e percorre vários quilômetros até chegar na vila de Kuranda. Pode-se descer em estações e percorrer a floresta a pé pelas trilhas demarcadas. Nas estações encontram-se explicações detalhadas sobre todos os tipos de vegetação existentes, incluindo como toda essa floresta e biodiversividade foi formada. Uma delas, conta que os Possums (marsurpiais que parecem ratos grandes) comem as sementes mas não as digerem. Como andam grandes extensões diariamente, evacuam a semente inteira (ainda por cima adubada) em outra parte da floresta, contribuindo para que uma nova árvore cresça, e para a bio-diversividade. Por essa razão, matar Possums (o que antigamente era prática, porque eles danificavam a produção agrícola das fazendas) hoje tornou-se ilegal.

Outra atração que está tendo grande popularidade entre os amantes da natureza nos parques nacionais, são os chamados "Skywalks". O departamento de conservação constrói pontilhões aéreos dentro da mata, para que não se pise no solo, e sem querer, se destrua a vegetação. Os Skywalks  tornaram-se um grade atrativo para passeios escolares, incentivando as crianças desde cedo tenham um contato direto com a natureza e sua preservação. Além disso, os Skywalks tornaram-se uma facilidade para observar e fotografar pássaros e plantas nativas. Bromélias, Cipós, Limos, Frutos, e diversos tipos de ninhos de pássaros, estão localizados perto da copa das árvores, o que proporciona uma perspectiva bem diferente da floresta. Vários parques nacionais possuem essa facilidade, inclusive com acesso para deficientes físicos e pessoas em cadeiras de rodas.

Durante sua viagem pela Austrália não deixe de visitar alguns Parques Nacionais. São absolutamente espetaculares é uma aula de ecologia e conservação da natureza.

Nota: Todo e qualquer animal silvestre é protegido na Austrália, incluindo cobras ou aranhas venenosas. Em outras palavras, não pede-se matar ou importunar o animal (atirando-se  pedras, galhos secos, ou correr atrás). Multas pesadíssimas são aplicadas ao infrator. A regra é simples..."Deixe o animal em paz". O departamento de conservação é bem claro nas regras de visita à um parque nacional..." Não deixe traços de que você esteve lá, e só traga de volta boas recordações, seus pertences, e muitas fotos".

Parques Nacionais da Austrália

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.