Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Austrália:
  Artes
  Bancos
  Carros
  Comida
  Comunicações
  Custo de Vida
  Economia 
  Esportes
  Governo
  Hábitos
  História
  Hobbies
  Leis
  Os Aborígenes
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Padrão de Vida
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Jeito 
 de ser
Australiano

 Para um Australiano, a certeza de que a Austrália é um país sortudo é absoluta. Você vai reparar no decorrer de um ano, a quantidade de vezes que isso é falado na televisão em reportagens sobre desgraças ou problemas em outros países. Isso não é falado pelos apresentadores, mas por pessoas comuns entrevistadas. Não é para menos, pois qualquer pessoa que não tenha problemas de saúde ou financeiro, vai se sentir num paraíso. Belezas naturais, espaço nas cidades, baixíssima poluição, água do mar transparente, estabilidade econômica e de governo, além de muito poucas ocorrências de desastres naturais. Esses fatores se traduzem em uma única descrição do povo australiano como um todo: É um povo feliz e de bem com a vida. Numa pesquisa recente efetuada com aposentados entre 65 e 80 anos, deu um resultado muito curioso: 90% dos 10 mil entrevistados marcaram a opção "muito feliz" quando perguntados como se sentiam em relação a vida que levavam no momento (as outras opções eram Feliz,  Pouco feliz, Indiferente e Infeliz). O australiano ama a Austrália profundamente.

  É fácil de perceber que a pesquisa é verdadeira, pois basta sair na rua que a galera mais coroa cumprimenta sempre com um sorriso e uma piadinha ou interjeição engraçada. Já a galera mais nova não tanto, mas mesmo assim muitos mostram sempre um rosto alegre para um estranho. Se você for num pub, dificilmente irão passar mais de 5 minutos sem que alguém chegue perto e puxe conversa. Claro que não é todo mundo que ri a toa, tem senso de humor, ou puxa conversa, mas um número significativo o faz. "Amistoso" poderia ser considerada uma das principais características do Australiano. Também isso não quer dizer que todo mundo vai virar seu amigo e o que ocorre é diferente. Se mostrar cortês, sorridente e amistoso, não significa que um aussie vai querer virar seu amigo do peito da noite pro dia. Amizade para um australiano é algo a ser cultivado com o tempo, e só depois de muito tempo de conhecer a pessoa é que provavelmente ela irá revelar detalhes mais íntimos ou de família. Considero fácil de fazer conhecidos na Austrália, mas daí até virar amigo do peito isso é outra história. E claro, vai depender de vários fatores como cidade, idade da pessoa, situação, filhos, sem filhos, afinidades, etc.

  O respeito é fundamental, e o australiano o preza muito. Trate-o bem com educação e a recíproca será verdadeira, caso contrário será ignorado. O modo de ser australiano também prevê uma independência pessoal (seja do homem ou da mulher), na qual dar palpite sobre a vida alheia, ou sugerir como a pessoa deve ou não fazer as coisas, muitas vezes pode não ser bem-vindo. Se a pessoa lhe perguntar diretamente o que você acha disso ou daquilo, aí tudo bem. O australiano considera intromissão como invasão de privacidade, e por conseguinte como falta de respeito, ou até mesmo abuso de liberdade. Um ou outro aceita, mas a maioria não, pois como disse antes, para se tornar íntimo de uma pessoa o australiano demanda tempo, e vai se abrindo aos poucos com prudência. É mais ou menos como numa casa, onde você conversa sempre com o dono do lado de fora da cerca, mas só entra se for convidado.

  Nem todo o australiano é bonzinho e deve-se ter cuidado, principalmente no ambiente de trabalho. Alguns não medem esforços para derrubar o outro e tomar o lugar. Já aconteceu com uma amiga, de ser contratada para gerente geral de uma loja de informática que pretendia dois gerentes para uma determinada área. Ambas foram contratadas e admitidas na empresa. Um dia minha amiga chegou atrasada, e no dia seguinte foi demitida. Ao conversar com um outro gerente de outro estado, ele contou que sabia do caso, e que a outra gerente tinha dito ao chefão que isso iria acontecer sempre, dizendo que ela sempre chegava atrasada. Disse também que durante o treinamento que fizeram, inclusive morando juntas num mesmo quarto de hotel, ela acordava sempre tarde, e ia dormir de madrugada. Era exatamente o contrário. Minha amiga sempre acordou cedo por volta das 5 da manhã, e sempre dormiu lá pelas 10 da noite. A outra gerente sim, é que nunca acordava na hora e chegava biritada do pub quase todos os dias. O resultado foi que a outra tornou-se gerente única de toda a área, e minha amiga ficou abismada como uma pessoa que ela considerava muito amiga, ter passado a perna nela desse jeito.

Cuidados também devem ser tomados ao selecionar mecânicos de automóvel. Agora conheço um bom, mas já passei por cada um que eram verdadeiros larápios. Já me fizeram trocar peças que não precisava e por aí vai. Ganância financeira existe na Austrália e estraga alguns australianos.

O balanço final é que a maioria dos australianos são gente boa, amistosos e hospitaleiros, não interessa sua cor, raça, etc. Trate-o com respeito e será respeitado (não esqueça as palavras mágicas: "please" e "sorry"). Deve-se no entanto ter cuidado com algumas pessoas e manter o olho aberto, pois como em qualquer lugar, infelizmente não se pode confiar em todo mundo.

Mary Help finalmente arrumou uma amiga coruja na Austrália

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.