Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Austrália:
  Artes
  Carros
  Comida
  Comunicações
  Custo de Vida
  Economia 
  Esportes
  Governo
  Hábitos
  História
  Hobbies
  Jeito de ser
  Leis
  Os Aborígenes
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Padrão de Vida
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Links Patrocinados

Bancos
 na
Austrália

 Os Bancos na Austrália estão entre os mais lucrativos do mundo, e adoram o cliente. Na verdade não existe uma paixão tão platônica como a que os bancos australianos têm pelo povo da Austrália. Afinal, somos a razão de tal sucesso. Essa "paixão" é tão grande, que os bancos chegam a reduzir funcionários para lhe atender melhor eletronicamente, cobrando taxas cada vez mais altas para cuidar do seu rico dinheirinho.

Bancos na Austrália são enxutos no quadro de pessoal, e não é raro ver agências com somente 2 ou 3 pessoas trabalhando. Praticamente o australiano não usa um banco, a não ser para abrir uma conta, solicitar um empréstimo, ou para fazer uma Mortgage da casa própria. Todo o restante do vai e vem da sua grana, é feito por telefone, internet ou nos caixas eletrônicos espalhados por qualquer cidade. Você ainda pode retirar ou depositar no balcão, mas para isso o banco cobra um percentual bem mais alto, do que o efetuado eletronicamente. Quase sem filas, não recebem contas, mas cobram para lhe atender pessoalmente. Por isso, provavelmente você será atendido de imediato por um alegre funcionário doido pra lhe agradar e preservar o emprego, cujas funções a cada dia, estão sendo transferidas para o computador.

Isso tem causado alguns problemas para os imigrantes que ainda possuem um sotaque. Por exemplo, para saber seu saldo, você liga pro banco (caso a internet esteja fora do ar) e fala com uma máquina que lhe faz um monte de perguntas. Ela opera por identificação de voz, ou seja, ela pergunta e você responde. Se você tiver um forte sotaque, e falar "Vique" ao invés de "Week", pronto, danou-se tudo. Só vai conseguir resolver pessoalmente e pagando para isso. 

Os principais bancos australianos são o Westpac, Suncorp, Commonwealth, ANZ, National Australian Bank, e St. George. Cada qual opera de forma diferente, cobrando taxas diferentes para transações. Por exemplo, existem alguns que você pode fazer 5 transações grátis por mês e paga A$ 1,50 por transação extra. Outro pode dar 10 transações grátis mas passa à cobrar A$ 2,50 por transação excedente. Uns cobram um "X" para retirar dinheiro em caixas eletrônicos do banco, e " X+Y" se a operação for feita em um caixa eletrônico que não pertença ao banco. É muito difícil saber qual é o banco mais econômico, e por isso você tem que primeiramente pensar numa estimativa de transações por mês. Se não conseguir, ressuscite o Einstein (será que escrevi certo?) para lhe ajudar, que a coisa é complicada mesmo.

Existem vários tipos de conta corrente. A Savings Account é a mais popular e indicada, por pagar um pequeno juros à partir de uma determinada quantia. Essa conta não lhe dará talão de cheques, pois no caso, você deveria abrir uma Cheque Account. Mas também não precisa, pois na Austrália, só quem ainda opera cheques são algumas empresas que efetuam pagamentos por correio. Tudo mais é feito através do cartão bancário ou Internet. De qualquer forma, você pode comprar um cheque avulso se precisar para alguma transação muito alta, afinal, gente fina é outra coisa.

  Ao abrir uma Savings Account,  o banco irá lhe fornecer um Bank Card, que  possibilitará depositar e retirar dinheiro em qualquer caixa eletrônico ou terminais EFTPOS como são chamados. O débito nesse cartão é automático, ou seja, quando inserido na máquina, checa se sua conta possui fundos, e debita imediatamente o valor. 99,9% das lojas na Austrália trabalham com esse sistema. Mas cuidado em não ultrapassar o número de transações grátis por mês, senão, o banco agradece. Muitas lojas ao se comprar um artigo, perguntam se você não quer sacar dinheiro. Se precisar, é bom negócio, pois você não queima transações grátis. É só pedir 70 em cash numa compra de 30, que 100 será debitado de sua conta, e você estará fazendo duas transações valendo por uma só. (essa o banco não agradece)

Cartões de crédito Internacional são aceitos em praticamente todos os caixas eletrônicos e terminais ATM e EFTPOS, sendo o Visa e o Master Card os mais aceitos além do American Express. Se tiver outras pessoas na conta do seu cartão de crédito, cada uma vai ter um número diferente no cartão, o que facilita saber quem pagou o que.

Abrindo uma conta - para abrir uma conta você não precisa ter din din. Posso abrir quantas contas quiser com zero, mas o adorado cartão tambem terá zero de fundos servindo somente para passar manteiga no pão. De qualquer forma, existe uma regra geral para abrir contas, que inclui pontos para cada documento apresentado ( veja a tabela abaixo). Alguns Bancos como o Commonwealth oferecem a facilidade de abrir uma conta e transferir dinheiro para sua nova conta mesmo antes de chegar na Australia.

O único banco quem tem filiais no Brasil e na Australia é o HSBC. Para transferência de dinheiro entre países o banco mais usado é o Western Union  na Austrália para o Banco do Brasil. Este banco não tem agência, ele opera em conjunto com os correios, ou seja os Post Offices da Austrália. Existem também empresas particulares que fazem transferência de dinheiro para bancos na Australia como a Real Trasfer.

NOTA: Chegando na Austrália, você pode abrir uma conta usando somente seu Passaporte desde que dentro de 6 semanas (varia de banco para banco) Se demorar mais de 6 semanas para abrir uma conta, estará sujeito a todas exigências abaixo:

Vai em Inglês mesmo prá você já ir treinando....

The 100 Point System

A pessoa para abrir uma conta tem que apresentar 100 pontos através de documentos. Os documentos e pontos de cada um estão descritos abaixo:

      Birth Certificate
Passport
Citizenship Certificate

70 points

You can only get points for one item in this section

     Drivers Licence
Shooters Licence
Public Service Employee ID card
Commonwealth or State Government financial entitlement card (eg Pension card)

40 points

These cards must have a photograph or signature

·     Any card on which your name appears:
Medicare card
Credit Card (only 1 per institution)
Store Account card
Video Store Card
Library Card
Union Card

25 points

 

·     Documents on which your name and address appear:
Car registration
Utility bill
Rental receipts
Records of another financial institution showing you've been a member for 12 months or more

25 points

 

 Are there any restrictions on taking money into or out of Australia?

Australia no longer operates Exchange Control, and Australian residents are free to move money into and out of Australia, and save and invest overseas as they wish. However, amounts of more than AUD10,000 in cash (but not bank drafts, or travellers cheques) must be reported to Australian customs when carried into or out of Australia. Keeping your money overseas does not exempt you from paying Australian tax on it either.

Can I open a bank account in Australia before I arrive?

It depends on where you are arriving from. If your home country operates exchange controls, you may find it difficult. If not, you should check with your current bank to see if it has any special links with an Australian bank (eg some UK banks are owned by the National Australia Bank), or check with any Australian banks who operate in your current country of residence if they will help you to open an account with one of their Australian branches. 

 Money, Finance, Banks & tax links for Australia

Australian Tax Office (ATO)

www.ato.gov.au

ANZ Bank

www.anz.com.au

Westpac Bank

www.westpac.com.au

Commonwealth Bank

www.commbank.com.au

National Australia Bank  

www.national.com.au

Suncorp Metway

www.suncorp.com.au

Woolworths EzyBank

www.ezybanking.com.au

ING Bank

www.ingbank.com.au

HSBC www.hsbc.com.au
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.