Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Austrália:
  Artes
  Bancos
  Carros
  Comida
  Comunicações
  Custo de Vida
  Economia 
  Esportes
  Governo
  História
  Hobbies
  Jeito de ser
  Leis
  Os Aborígenes
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Padrão de Vida
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Hábitos
 dos
Australianos

Cada cidade da Austrália possui hábitos diferentes da outra devido a diferença de situação geográfica e colonização. Por exemplo, Melbourne é uma cidade sem praia, pois apesar do mar perto, a parte que dá para o mar é usada como porto. A primeira praia boa está no bairro de St.Kilda, à cerca de 20 Km do centro. Por isso, a galera de Melbourne não é tão ligada ao mar como a de Sydney a da Gold Coast, ou de Perth. Em Melbourne, as pessoas se dedicam mais ao trabalho e a grana, e como passa-tempo de fim de semana, vão para os parques fazer picnic, jogar Cricket, Rugby, ou Golf. Claro que há gente ligada à esportes aquáticos como o Kite Surf ou o próprio Surf em praias mais distantes, mas o forte mesmo e a vida de cidade grande em si. Jantar fora e ir aos Shoppings quando é uma atividade feita por 9 entre 10 Melbournianos. Coisa similar acontece em Brisbane, onde as cidades de Gold e Sunshine Coast que são as praias mais perto, estão a 1 hora de distância.

Nas cidades com praia, o estilo de vida e hábitos da população são completamente diferentes. Adelaide, Sydney e Tasmania, podem sofrer invernos com temperaturas próximas a zero graus de manhã cedo, e isso impede várias atividades ao ar livre serem feitas. Já nas cidades de Queensland, Perth e Sydney, (Sydney também sofre de vez em quando com invernos frios) a maioria da população tem hábitos mais relaxados, muita atividade ao ar livre e sem tanta correria por grana (exceto Sydney que também é chamada as vezes de Rat Race, ou corrida de ratos).

Os australianos antigamente tinham um expediente de trabalho das 9 às 5 da tarde, mais isso já não vale para quase ninguém, exceto para orgãos do governo. A grande maioria da população acorda cedo, e muitas empresas iniciam o serviço às 7 da manhã e acabam lá pelas 5 da tarde. Em contrapartida, se não for num fim de semana ou num dia especial, a galera vai pra cama cedo, não mais que 10 da noite. Basta sair às ruas depois das 9 da noite, que às vezes encontra-se a mesma praticamente deserta.

Um hábito australiano que também mudou foi o de tomar um café da manhã mais devagar e reforçado, com ovos, bacon, batatas, cereal e sucos.Agora muita gente sai de casa na correria e acaba comendo uma Meat Pie (torta de carne moída) na rua, acompanhada de um suco em pacote. Ao chagar ao trabalho, a primeira coisa é tomar uma xícara grande de café (aguado) ou um chá com leite pingado. No lanche (não se almoça na Austrália) come um sanduiche, sushi, batatas fritas ou biscoitos salgados em pacotes, fast food, ou qualquer outra coisa rápida vai bem, principalmente pelo fato da maioria dos trabalhadores terem só 30 minutos para lanche. No jantar é que se come direito, sendo que cada vez mais estão usando comida pré-pronta comprada nos supermercados. O trabalho e as tarefas domésticas de um australiano são tantas, que cada vez sobra menos tempo para o lazer, exceto nos fins de semana. Estes também estão se tornando parciais, devido ao número de pessoas que trabalham em mais de um emprego, ou trabalham também nos fins de semana.

  O domingo ainda é o dia oficial dedicado à família. Ou vai-se a praia, ao shopping, cuida-se do jardim da casa, faz-se melhorias nas ditas, cuida-se do carro, e religiosos comparecem as igrejas. Domingo também é dia de assistir jogos de cricket e Rugby pela TV, além de corridas de carros. Cada vez mais uma parcela da população está aproveitando esses dias de folga para passeios e caminhadas por trilhas e montanhas. O fins de semana são os dias em que mais se birita na Austrália, sendo que a cerveja ainda continua sendo a bebida mais popular, principalmente nos pubs. Comer fora no domingo é uma forma do australiano descansar das tarefas da semana, não tendo que cozinhar nem lavar a louça. Fumar está cada vez mais restrito, não só pelo preço exorbitante do veneno, mas também pelas proibições de fumar em locais fechados, shoppings, restaurantes, e até mesmo em áreas públicas, como é o caso de um projeto de não poder mais fumar nas praias. O Australiano fuma demais em comparação com outros povos, mas a cada ano os partidários da fumaça vêm diminuindo.

Nota do autor: Quando eu cheguei na Austrália e fui tomar umas cervejas num Pub, o que me chamou mais a atenção era a velocidade com que os australianos bebiam cerveja. Enquanto eu estava no primeiro copo, já tinha gente no terceiro ou quarto. Fiquei sabendo depois que esse hábito é antigo, dos tempos quando os pubs fechavam às 6 da tarde (por lei), e as pessoas saiam do trabalho às 5, ou seja, só tinham uma hora para beber. Mas mesmo nos dias de hoje a velocidade espanta. Se dessem uma piscina de cerveja para os australianos, com certeza alguns morreriam afogados.

Palavras como Mate e Cheers são largamente usadas quando um australiano se dirige a um outro, ou mesmo à um desconhecido. O australiano normalmente é uma pessoa muito aberta, que puxa conversa facilmente com qualquer pessoa. Dá para perceber que muitos são alegres e felizes. A escola ensina desde cedo a educação no trato com outra pessoa, e não é raro quando caminhamos de manhã cedo na praia, recebermos pelo menos uma dúzia de bom-dias. O mesmo em relação ao "Please" e ao "Thank you"que se não forem usados ao se pedir alguma coisa, você poderá simplesmente ser ignorado. Nesse caso, a educação se incorporou ao hábito, e apesar da galera mais nova não exercer muito boas maneiras, o respeito ainda não acabou.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.