Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Austrália:
  Artes
  Bancos
  Carros
  Comida
  Comunicações
  Custo de Vida
  Economia 
  Esportes
  Governo
  Hábitos
  História
  Hobbies
  Jeito de ser
  Leis
  Os Aborígenes
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Padrão de Vida
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

 Segurança
na Austrália

 Nas Cidades Australianas:  como disse um amigo," Aqui a Lei é a Lei. Não tem jeitinho, propina, nem discussão". Seus direitos e seus deveres são respeitados e cobrados à risca. Por isso, a pessoa pode andar nas ruas, seja de dia ou de noite sem medo, e sentir muita segurança na Austrália. A Polícia é extremamente competente, equipada e educada, sendo requerimento básico para se tornar um policial, o de possuir nível superior. 

A maioria dos delitos que ocorrem, estão relacionados ao vício de drogas, já que teoricamente, o governo através do seguro social, paga uma pensão razoável para os desempregados, suficiente para cobrir os gastos básicos de qualquer pessoa normal, sem a necessidade de roubar. Esses delitos, são estilo " ladrão de galinha"  ou seja, pequenos furtos em lojas, ou residências, cujo dono esta ausente, e mais recentemente, roubos de automóveis. Infelizmente, temos que tomar precauções básicas como trancar o carro e não deixar valores à vista em seu interior, passar cadeado na bicicleta, trancar a porta de casa ao sair etc..

Mas de forma geral, a pessoa se sente absolutamente segura na ruas. Eu nem consigo imaginar ser vítima de um assalto a mão armada em ruas da Austrália. Um outro detalhe interessante, é que se vê relativamente pouca polícia na rua. O principal motivo é que a maioria das ruas com grande movimento, são monitoradas da central, através de câmeras de video, instaladas em postes, sinais de trânsito, e locais turísticos. Se algo acontecer com você, não hesite em dar parte na Police Station mais próxima de sua casa. Ao contrário de outros países, aqui toma-se a devida providência, independente da importância do caso.

Nos Campos da Austrália: Na área rural não tem ladrão, mas tem cobra. No ano de 2001, nove mortes foram registradas em toda a Austrália por picadas de serpentes, estatística baixa para uma população de quase 20 milhões de habitantes. Outra peste que literalmente esta presente em cada quintal, é a  Red Back. É uma aranha prima da Viúva Negra, pouco maior que uma unha. É toda preta, com uma lista vermelha nas costas, e adora fendas entre tijolos e concreto, formando uma teia parecida com um tufo de algodão. Bastante tímida, ela adora se esconder debaixo de tampas de sanitários de beira de estrada. A picada da Red Back pode ser fatal se não for tratada, e normalmente, ela mora em grupo.

 

Nota: Dificilmente você terá problemas com um peçonhento destes durante sua permanência na Austrália, de qualquer forma, vale saber que estas coisas existem por aqui. Se você pretender viajar para o Norte e Nordeste da Austrália, leia um alerta muito importante em nossa página sobre Animais Perigosos.

esp

Nas Praias da Austrália: Algumas praias da Austrália, principalmente no perímetro urbano, são cercadas com redes anti-tubarões. Dê preferência pelas praias patrulhadas pelos Guarda Vidas ou Surf Life Savers, pois Correntezas Imprevisíveis sempre varrem as praias e já houve muitos casos de turistas afogados e até mortos. Nade nas áreas demarcadas entre as bandeiras, e siga as instruções dadas pelos Guarda-Vidas que têm poder de polícia e por conseguinte devem ser obedecidas. Qualquer problema médico na praia, incluindo queimaduras por água-viva, ou queimaduras pelo sol, procure o Guarda-Vidas que gratuitamente lhe oferecerá vinagre ou protetor solar. Alguns postos possuem até mesmo desfibrilador Cardíaco para casos de ataques do coração na praia. O buraco do Ozônio na Austrália está mais em baixo, e anda bastante afetado, sendo que o sol é muito forte e queima a pele em pouco tempo. O Câncer de Pele aqui tem rolado solto, por isso, o seu protetor solar nunca deve ser esquecido em casa ou estar vencido.

Boates Australianas: Se for mulher, não desgrude do seu copo. Boates são frequentadas por turistas do mundo todo, e ultimamente têm acontecido casos de pessoas colocando um pó dopante em copos alheios para levar para a cama depois, ou até mesmo estrupadas nas imediações do local. Este tipo de malandragem, não acontece com frequência, mas em todo o caso, não vá para a pista de danças e deixar seu copo de bobeira na mesa ou no balcão. Se esquecer, o melhor é jogar o drink fora e pedir um novo, ou peça para um amigo(a) vigiar seu drink enquanto você estiver dançando. Nota: Em Melbourne, ocorreram 82 casos de mulheres vítimas dessa covardia em apenas 6 meses (fora os que não foram reportados por motivos óbvios), e houve casos de homens terem sido drogados por gays . A idade mínima para entrar numa boate, comprar bebidas alcoólicas, e cigarros é de 18 anos. Documentos comprobatórios são sempre solicitados. Não se pode entrar com sapatos abertos (tipo sandálias de dedo) por exigência das seguradoras. Recentemente está para votação uma lei que prevê 15 anos de cadeia para o dopador.

Atenção: Recentemente, e dois anos após termos publicado a nota acima, novamente saiu na TV que esse problema tem se agravado de forma impressionante, extendendo-se também a festas particulares em casas de pessoas supostamente bem intencionadas. Não se limita mais às bebidas alcoólicas somente. Até mesmo em copo dágua tão botando droga. Olho vivo!!!
esp

Hospitais, Médicos, Farmácias e Ambulâncias: Os Hospitais Públicos são grátis  para a todos os Australianos que possuem o Medicare Card (equivalente ao cartão do INPS do Brasil). Para os demais mortais, mesmo os hospitais públicos cobram pelo tratamento, que não é barato. Em termos de tecnologia, equipamentos, ou qualidade, não existe grande diferença entre um público e um privado. O atendimento médico na Austrália é de excelente nível, porém os médicos são diferentes no relacionamento com o paciente, comparado aos seus colegas Brasileiros. Os Australianos são pouco conversadores com o paciente. O sistema de saúde é dividido em clínicas de bairro (Medical Centres). Isto quer dizer o seguinte: Se você se sentir doente, ou precisar ver um médico por algum motivo, você primeiramente deverá procurar um GP (General Pratictioner ou Clínico Geral), na clínica mais próxima da sua casa (cada bairro tem uma ou mais). Somente o GP poderá lhe prescrever medicamentos e receitas para serem comprados na farmácia, e se for o caso, indicar um especialista. Sem receita médica, somente são vendidos nas farmácias pomadas fracas, xaropes, e pílulas para dor de cabeça. No quesito ambulância, elas são ótimas, com para-médicos muito bem treinados. Mas esse serviço tem um preço um pouco alto, dependendo do local onde a emergência ocorrer. Se o evento acontecer fora de um centro urbano, a conta pode passar dos mil dolares. O melhor, é verificar se seu seguro inclui ambulância e caso contrário, acrescentar.

Medical Centre - onde se faz consultas com um GP
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.