Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Cidades:
  Adelaide
  Brisbane
  Byron Bay
  Canberra
  Capricorn Coast
  Fraser Island 
  Geelong
  Gold Coast
  Hervey Coast
  Melbourne
  Newcastle
  Northern Territory
  Perth
  Sunshine Coast
  Sydney
  Tasmania
  Townsville
  Whitsundays

 

 

Link Patrocinado

       Cairns & Norte

Click for Cairns, Queensland Forecast

 Cairns fica situada um pouco acima do paralelo 17º S, dentro de um vale de montanhas, no estado de Queensland. Apesar da água ser limpa, o fundo do mar na frente da cidade é lodoso e não atrai muito para um mergulho. Porém saindo um pouco para o norte na estrada para Port Douglas, encontra-se praias muito bonitas cercadas por coqueirais. A cidade conta com excelentes hoteis e infra-estrutura turística, e está sempre lotada de gente de todas as partes do mundo em qualquer época do ano. Cairns atrai não somente por ser a cidade onde a Grande Barreira de Corais encontra-se mais perto da costa, mas também pelas montanhas que estão ao redor, cuja floresta tropical é exuberante e com muitos passeios que poucas cidades no mundo oferecem.

 Um desses passeios, é pelo Teleférico que sai de Cairns e vai até a vila de Kuranda, no meio das montanhas. Esse passeio é fabuloso, longo e demorado, valendo cada centavo do que se paga. O Teleférico vai raspando nas árvores de onde pode-se vislumbrar toda a beleza da floresta tropical bem de perto. Durante o trajeto, o carro para em 3 estações encravadas na mata. Você pode descer, e caminhar por trilhas que levam a lugares especiais para apreciar a variedade de plantas e árvores que sobem a alturas impressionantes. Depois é só retomar o próximo teleférico que vier vazio para a estação seguinte. O trajeto cruza rios, e vai pela beira de vales onde se avista do alto muitas cachoeiras. Você pode fazer o trajeto de ida e volta, mais fica um pouco caro, e aconselhamos a voltar de ônibus.

.

Outro passeio espetacular pela mesma região, é o trem que passa por vales e cachoeiras. O trem sai da estação de Kuranda (quase ao lado da estação do teleférico) e faz um circuito de ida e volta inteiramente pela beira dos vales e precipícios, sempre parando nos locais mais bonitos com tempo suficiente para se tirar fotos. Uma boa pedida, é sair de Cairns por teleférico e quando chegar em Kuranda, emendar o passeio de trem. Kuranda é uma vila Aborígene, totalmente voltada para o turismo, e possui incontáveis lojas de artesanato, bem como um mercado de artesãos locais. Para os que gostam de adrenalina, um "Bungy Jump" bem radical, está a sua espera. Kuranda tem diversas estradinhas que vão dar em cachoeiras lindíssimas, além de ótimos restaurantes e cafés na rua principal. Não deixe de visitar também o Borboletário, onde milhares de borboletas das mais variadas cores e espécies voam soltas por entre plantas e arbustos dentro de um domo.

.

Saindo de Cairns, e viajando 40 Km para o Norte por uma estrada que vai beirando o mar, fica Port Douglas (foto ao lado). A cidade é bem pequena, mas atrai muitos jovens de todas as partes do mundo, não somente por ser um excelente ponto de saída para a Grande Barreira de Corais, mas também por ser o portal de entrada para o "Daintree National Park" e o Cape Tribulation. Esse parque nacional, é considerado um dos mais bonitos no mundo, com relação a diversidade de plantas e animais nativos. Daintree é uma floresta tropical bastante densa, e que recebe uma grande incidência de chuvas ao longo do ano. Os rios que cortam o parque, são repletos de peixes, mas também de crocodilos de água salgada, e existem diversos tours para você conhecê-los. Muitas espécies de pássaros, papagaios e periquitos também são encontradas na região. Devido as chuvas, e a necessidade de se atravessar muitos riachos, não é aconselhável ir em carros comuns. De Cairns, pode-se contratar tours que passam por Port Douglas, e vão até o Daintree Park, incluindo a possibilidade de se hospedar em Lodges existentes na periferia do parque.

.

Após Port Douglas, a estrada começa a se estreitar até desaparecer completamente, virando somente barro. Cooktown, é a última cidade na direção Norte onde você irá encontrar alguma coisa para comprar como mantimentos, gasolina etc. Dai em diante, é pura aventura até chegar ao Cape York (ponto mais ao Norte da Austrália). Cooktown é uma cidade histórica com diversos artefatos antigos preservados, voltados a época que o capitão Cook esteve por lá. Uma estátua do célebre Capitão, encontra-se na praça principal. Essa região toda, é habitada por Aborígenes que receberam de volta do governo, as terras que já eram deles mesmos, muito antes dos Europeus chegarem aqui.

.

Daí em diante, tudo o que você irá encontrar, serão desafios para vencer terrenos, e cruzar os muitos córregos que podem dependendo da chuva, se transformarem em verdadeiros rios. Para entrar nessa região a pessoa tem que estar muito bem preparada e equipada, e deve ser completamente auto-suficiente, principalmente em mecânica de automóveis e alguma "engenharia de estradas". Se você tiver um problema sério com o carro por lá, o custo para obter socorro, e removê-lo será muito alto. Deve-se levar absolutamente de tudo o que se possa precisar. Principalmente remédios, primeiros socorros, e repelentes contra insetos. Apesar de ser uma região muito isolada, ficou famosa mundialmente entre os praticantes de aventuras "Off Road", sendo que atualmente pessoas de várias partes do mundo, vêm para a Austrália exclusivamente para fazer este trajeto. Por isso, a cada ano que passa, a aventura está menos perigosa, mais social e com menos riscos. Sempre se encontra uma outra caravana, subindo ou descendo. Se você é dos que gostam de aventuras, essa foi feita sob medida para você mas informe-se bem antes de ir. Existem cias de turismo que só operam esses tours, à partir de Cairns ou Port Douglas.

Veja mais...  

Cape York - extremo Norte da Austrália
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.