Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Cidades:
  Adelaide
  Brisbane
  Byron Bay
  Cairns
  Canberra
  Fraser Island 
  Geelong
  Gold Coast
  Hervey Coast
  Melbourne
  Newcastle
  Northern Territory
  Perth
  Sunshine Coast
  Sydney
  Tasmania
  Townsville
  Whitsundays

 

 

Link Patrocinado

        Capricorn  Coast

Click for Rockhampton, Queensland Forecast

A Capricorn Coast como o próprio nome sugere, é cortada pelo Trópico de ?... Capricórnio (Viu como você entende de geografia).  Toda essa região é composta por cidades de pequeno porte como Bundaberg, Rockhampton e Mackay. Na verdade, Bundaberg não faz parte da Capricorn Coast e sim da Fraser Coast, mas por conveniência e características, resolvemos incluí-la nesse bloco. A região também marca o início (Sul) da Grande Barreira de Corais que se extende por mais de 2000 km, e doravante, somente surfistas que possuem boas embarcações poderão encontrar ondas nos arrecifes do lado de fora da barreira, à cerca de 80 km da costa. (os tubarões adoram quando eles vão lá).

.

A economia da região divide-se em praticamente 3 frentes geradoras de renda. As fazendas de cana de açúcar e cítricos, as fazendas de pecuária, e o turismo para as ilhas da Grande Barreira de Corais. Bundaberg é uma cidadezinha simpática e pacata, onde quase nada acontece, a não ser a fabricação do famoso Rum chamado....Bundaberg Rum. A região é toda cercada de canaviais (foto) que se estendem por mais de 400 km em ambas as margens da estrada principal, a Bruce Highway. A cidade de Mackay tambem conserva as mesmas características com bagaços de cana esmigalhados, ajudando a revestir a estrada. O plantio da cana é todo mecanizado, e após o corte, a cana é transportada em mini-trens até os silos de armazenamento, inclusive atravessando a estrada. Esta região lembra muito a cidade de Campos no estado do Rio de janeiro, ou vice versa. Rockhampton é considerada a capital Australiana do Beef, fornecendo carne tanto para o mercado interno quanto para exportação. Antes, a cidade teve uma corrida ao Ouro, mas com o tempo esse querido metal foi deseparecendo, dando lugar ao Boi. Todas essas 3 cidades servem como base de saída para passeios para diversas ilhas e atóis da Grande Barreira, conhecidas como...Capricorn Marine Park.

.

 As vilas de Agnes Water e a praia de 1770 ficam um pouco ao norte de Bundaberg, sendo o último ponto em direção ao norte, onde os surfistas irão encontrar uma onda descente para surfar (Point de direitas - foto) A praia de 1770 que infelizmente não aparece nesta foto, pois esta do outro lado do pontal, possui um estuário espetacular para pesca com um camping da prefeitura na beira mar. A equipe do Portal Oceania passou uma semana no local, e fez amizades com quase a cidade inteira. Os locais são super hospitaleiros e simpáticos. O nome 1770 deve-se ao intrépido Capitão Cook ter parado no local em....1770 para buscar água doce para os marujos do Endeavour. A região é muito bonita, e a fama tem corrido de boca em boca principalmente entre cineastas, artistas e intelectuais. Certamente vale uma visita de no mínimo uma pernoite. O lugar é altamente relaxante, bonito, e gostoso de curtir. De 1770 partem dois passeios de dia inteiro que nao podem ser perdidos: O primeiro e o passeio do LARC, um anfibio que vai ate o foral de bustard point pela praia. Esse veiculo militar, atravessa rios e dunas ate chegar no Bustard lighhouse, que tem uma historia muito interessante. O outro passeio, e ir ate a Grande Barreira num enorme Catamaran ate a ilha de Lady Musgrave (leia mais detalhes dessa parte da barreira de corais abaixo)...

O Capricorn Marine Park abrange uma área de quase 150 km lineares, e abriga diversas ilhas e atóis espetaculares. As ilhas maiores como a Great Keppel island, e Heron Island, possuem resorts com toda a mordomia que um mortal merece (estilo Club Med), já outra ilhas menores, são parques nacionais onde pode-se inclusive acampar, desde que se tire uma permissão para tal, e obedeça certas restrições como, não usar geradores, não molestar colonias de aves, e principalmente não levar nem uma concha ou coral para fora da ilha. A Lady Musgrave (esta foto e também no topo da página) e a Lady Elliot, principalmente o Fitzroy Reef são bons exemplos de aventuras incríveis que podem ser feitas na Barreira de Corais sem viajar muito longe de Brisbane. Da pequena cidade de 1770, saem barcos quase diáriamente para essas ilhas, com lanche incluido, e mais de 5 horas de permanência nos recifes, pela bagatela de A$ 165 ou aproximadamente US$ 80 para um dia inteiro de passeio. Os atóis estão à 80 km da costa, e os barcos são catamarans grandes que andam muito rápido no mar. Se desejar acampar, faça um arranjo antecipado com o próprio barco para levar e buscar.

Veja aqui página especial sobre Town of 1770 e Agnes Water

.

Rockhampton tinha muito Ouro, mas desde que explorá-lo comercialmente ficou inviável, muitos turistas ainda tentam a sorte em várias minas abandonadas da região. Você precisa de uma permissão que custa menos de A$10, e recebe mapas das minas e jazidas, bem como explicações de como chegar aos locais, e como procurar. Vários outros minerais como pedras semi-preciosas também podem ser encontradas, principalmente o Garnet, Rubi, Tapázio e vários tipos de quartzos incluindo Ametistas. Essa atividade tornou-se bastante popular entre as famílias Australianas, sendo um ótimo passatempo para criancas e adultos também. O que você encontrar é seu, desde que tenha pago a tal permissão chamada de "fossicking licence". A cidade de Emerald que fica à 270 km para o interior, é uma das mais procuradas para essa atividade.

.

O Carnarvon National park fica no meio da Great Dividing Range (a cordilheira de montanhas mais importante na Australia), e tem além de diversas trilhas para caminhadas, muitos córregos e bonitas cachoeiras para conhecer. O local é tipo um Oasis, onde no meio de uma área desértica e plana, surge de repente uma área de floresta densa e diversificada. No local também se encontram pinturas Aborigenes feitas nas rochas. O Carnavon National Park é acessado à partir da cidade de Rolleston, e dependendo das chuvas, o acesso ao parque fica prejudicado, senão impossível. Essa região em particular, é excepcional para os amantes de aventuras em carros 4 x 4 (off road), com muitos desafios, surpresas e paisagens únicas de uma região que fica à beira do deserto. Caso se aventure mais além, leve gasolina extra, ferramentas, mangueiras para motor, água e comida extra, para caso o carro quebre no meio do nada. Idem, se for acampar nos atóis, neste caso troque a mangueira e as ferramentas, por agulhas para tirar espinhos de ouriço dos pés, sapatos para andar em cima do coral, gase e antissépticos para cortes, e principalmente, uma máscara com snorkel, e um par de nadadeiras. Se a câmera fotográfica for submarina, melhor ainda.

A Capricorn Coast não é só o que foi falado acima. Existem dezenas de lugarejos, prainhas, parques nacionais e um monte de diversão ligada à natureza. Toda a Capricorn Coast é passagem obrigatória no trajeto rodoviário para Cairns, e aconselhamos fortemente ao alegre viajante, de ir devagarinho conhecedo cada buraco pelo caminho. Só para saber...Tem cavernas e grutas, lagoas, barreira de corais, parques nacionais, gente sem pressa e ultra receptiva, praias paradizíacas de águas límpidas e mornas, isso sem falar da vida animal, que é de encher qualquer cartão de memória.

Mais...

Por do Sol em Town of 1770 Locais na praia em Mackay
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.