Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Cidades:
  Adelaide
  Brisbane
  Byron Bay
  Cairns
  Canberra
  Capricorn Coast
  Fraser Island 
  Geelong
  Gold Coast
  Hervey Coast
  Melbourne
  Northern Territory
  Perth
  Sunshine Coast
  Sydney
  Tasmania
  Townsville
  Whitsundays

 

 

Link Patrocinado

   Newcastle

Click for Sydney, New South Wales Forecast

 A primeira vez que escutei falar de Newcastle, foi através de um amigo Kiwi que esteve lá. Ele ia embarcar num barco hospital, e medicar populações carentes em ilhas da Oceania. Tudo o que ele me mostrou a respeito, foi um cartão postal que trouxe de Newcastle. O Cartão era todo preto, e em baixo estava escrito: " Newcastle by Night", e disse que não havia nada de interessante na cidade. Bem, isso foi há 15 anos atrás quando Newcastle era basicamente o maior porto exportador da Austrália, e a cidade praticamente vivia em função da BHP (maior mineradora e siderúrgica da Austrália, e uma das maiores do mundo). A proximidade das jazidas de carvão do mar, contribuía para o baixo custo operacional, e garantia de bons preços no mercado internacional. Até que um dia, o minério diminuiu, e a BHP bem como os empregos também. A população se viu obrigada a encontrar novas alternativas para sobreviver, e a prefeitura contribuiu, reformando inúmeros prédios históricos, bem como transformando toda a zona portuária, numa bela área de lazer. O resultado foi imediato, e o valor de propriedades disparou no mercado. Muita gente de Sydney, se mudou para Newcastle, atraídos pelos preços baixos dos imóveis, e com isso o comércio, e a economia, refloresceram novamente. Hoje, Newcastle é uma cidade bastante interessante, uma espécie de rosa prestes a desabrochar, onde muita coisa foi feita, mas muito ainda tem para acontecer. Podemos considerá-la como um segredo bem guardado.

Newcastle fica situada à somente 167 Km de Sydney, por uma rodovia novinha em folha. É a segunda maior cidade do estado de New South Wales, e conta com cerca de meio milhão de habitantes. A cidade fica numa longa Península (foto), na boca do rio Hunter, e esse fato faz de Newcastle a única cidade australiana, onde um lado faz frente para a praia, e o outro para um porto. O porto recebe tanto embarcações de recreio, como comerciais, incluindo navios e transatlânticos de grande porte, sendo protegido de um lado por um quebra-mar. Na ponta da Península, fica o farol de Nobby's (um pitoresco lugar turístico com bonito visual) onde a praia do mesmo nome atrai muita gente nos fins de semana, e do outro lado temos a área portuária gramada (veja foto no final dessa página). Um dos passatempos prediletos da população, é ver corrida de submarinos, digo, navio entrar e sair do porto, com direito a manobras radicais dos rebocadores, e atracamentos ousados (tem gente que gosta de ver avião pousar e decolar, em Newcastle o lance é ficar a ver navios). Em toda a área portuária, barzinhos, restaurantes, e Coffee Shops proporcionam um agradável relaxamento, só quebrado por um navio apitando, quase sempre na hora do beijo na boca. Na parte alta da cidade, o Forte Scratchley foi restaurado e foi a única fortificação em solo Australiano à disparar tiros de canhão contra submarinos Japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Lá também funciona um museo marítimo. O centro é bonito e prazeiroso de caminhar, sendo que grande parte das construções (velhas e novas) foram restauradas, depois do pequeno terremoto de 1989. Apesar de pequeno (5.6) e por causa do tipo de subsolo, o dito matou 12 pessoas, tendo sido o único terremoto ocorrido na Austrália até os dias de hoje, à causar vítimas fatais. De lá pra cá, quando a terra treme na Austrália, com certeza foi o Reinaldão (meu primo) que caiu da cama. Newcastle e a Austrália, só balançam depois da décima cerveja, pois terremotos não são frequentes por aqui.

A Newcastle de hoje é moderna, cheia de galera jovem que estuda numa das mais famosas universidades australianas, a Universidade de Newcastle. Lá, quase não tem brasileiros ou portugueses estudando, mas tem gente do mundo inteiro, incluindo Europa, Escandinávia, e principalmente da Ásia. Toda essa galera, faz com que a vida noturna não seja mais como o cartão postal preto que meu amigo me mandou, mas sim agitada, com muitas festas e Nightclubs para todos os gostos. Na beira mar, uma piscina natural foi encravada nas pedras, onde se pode tomar um refrescante e seguro banho de mar. Para os Surfistas, toda a área e imediações oferecem altas ondas, com points e picos sem muito crowd, e para todos os níveis surfísticos. Voadores de asa delta, podem pular do mirante conhecido como Strzelecki Lookout na praia de Merewether. Newcastle tem ótimas localidades para todos os tipos de esportes aquáticos, bem como lojas famosas especializadas em cada uma dessas modalidades. Também é berço de muita gente famosa, tanto nas artes como na música. Podemos destacar o grupo de Rock Silverchair, como filhos da cidade. Teatros, galerias de Arte, festivais de Cinema, e de Arte, tudo isso faz de Newcastle hoje um vibrante cenário de criatividade artística e cultural.

À só 10 minutos de Newcastle, o visitante irá se deparar com lugares inteiramente desertos e naturais, incluindo um enorme parque de Dunas. Florestas com muitos pássaros e exuberante flora e fauna, podem ser vistos na Blackbutt Reserve. Lá você poderá chegar bem perto de animais como Cangurus, Koalas, Emas, Wallabies, e muitos outros. Também perto de Newcastle, o Lago Macquarie é o maior lago de água salgada da Austrália, com 4 vezes o tamanho da baía de Sydney. No lago, pescarias, picnics, esqui aquático, windsurf, Kayak, e um mundo de outros esportes são praticados. Durante o verão, e em feriados prolongados ao longo do ano, muita gente de Sydney vai para essas bandas esfriar a cabeça, e aliviar o stress. Sydney fica só à 1 hora e meia de distância, e todo esse turismo tem contribuido para a grande oferta de empregos nos cafes, bares, e restaurantes da cidade. Em 2004, Newcastle celebrou 200 anos, tendo sido fundada em 1804, e servido por longo tempo como Colonia Penal. Durante esse período, os prisioneiros ingleses foram obrigados a trabalhar na cidade, inclusive na construção do quebra-mar e da piscina natural encravada nas rochas à beira mar.  A barra era tão pesada que Newcastle era conhecida como "Hell of New South Wales", mas hoje, de inferno a cidade não tem nada a não ser construções de um passado distante. Newcastle é vibrante, alegre, cheia de agitos e oportunidades, e pela velocidade que vem crescendo nos últimos 5 anos, não duvidamos que num futuro próximo a cidade passe a ser um novo polo turístico na Austrália. Tem tanta coisa acontecendo em Newcastle, que quem vos escreve procurou na internet sobre um determinado produto, e foi acha-lo só em Newcastle. Muitas lojas, shoppings, tecnologia, indústrias, lazer, hospitalidade, surf, agito, e muitas coisas mais, fazem de Newcastle um lugar à se pensar seriamente, em visitar, estudar, ou morar.

Mais sobre Newcastle...

Newcastle ao fundo, Nobby's Beach na esquerda, Porto na direita

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.