Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Cidades:
  Adelaide
  Brisbane
  Byron Bay
  Cairns
  Canberra
  Capricorn Coast
  Fraser Island 
  Geelong
  Gold Coast
  Hervey Coast
  Melbourne
  Newcastle
  Northern Territory
  Perth
  Sunshine Coast
  Sydney
  Townsville

 

 

Link Patrocinado

  Whitsunday Coast

Click for Proserpine, Queensland Forecast

 A Withsundays Coast está compreendida entre as cidades de Mackay e a cidadezinha de Bowen. Toda a região é cercada por florestas densas no continente que são parques nacionais e abrigam grande variedade de plantas bem como animais, alguns protegidos como a "Cassuary" (uma ave muito colorida similar a um avestruz, que pode chegar à 2 metros de altura). O maior problema de que vai para as Withsundays, é a falta de tempo para conhecer tudo. Seriam necessários mais de um ano somente para conhecer todas as ilhas da baia, ao ritmo de uma ilha por dia. Comparando-se grosseiramente, seria como a baia da Ilha Grande e Angra dos Reis no Rio de janeiro, multiplicada por 20.

.

O Hardy Reef (foto) é um segmento da Grande Barreira de Corais bem na frente das Withsundays, e que quebra totalmente as ondas, fazendo com que as ilhas em seu interior estejam sempre em águas abrigadas. Por proteger muito bem os barcos em caso de tempestades, a região tornou-se a capital mundial dos veleiros, e qualquer outra coisa que flutue. Lá você encontrará barcos de quase todas as nacionalidades, formatos e tamanhos, em suas viagens para charters, ou ao redor do mundo. Nove entre 10 velejadores famosos, fizeram das Whitsundays seus lares por um bom tempo, durante a época de ciclones, aproveitando o período para fazer a manutenção e os reparos necessários na embarcação. É muito fácil  visitar a Grande Barreira à partir de Airlie Beach em Catamarans velozes ou hidroaviões. Se preferir, você poderá alugar seu próprio veleiro para visitar, e até mesmo pernoitar na Grande Barreira.

.

Airlie Beach atrai muitos profissionais da área náutica da Australia e do mundo, sendo hoje mais fácil encontrar na rua um capitão de barco, do que um motorista de taxi. Até nos bares os assuntos conversados giram em torno de motores de pôpa, genoas, borestes, bombordos, Yates com mais pés do que uma centopéia, peixes tão grandes que não cabiam no barco etc.., e se você encontrar alguém procurando uma rua com um GPS na mão, não há nada o que estranhar. Essa marinharia toda, atraiu também marujos e aventureiros de fim de semana, além de desportistas e veranistas, tornando a vila de Airlie Beach, a capital Australiana senão mundial, dos esportes náuticos. Dezenas de cursos em todas as modalidades são oferecidos, sendo o mais popular o de mergulho, inclusive com mergulhos noturnos na Grande Barreira quando o tempo permite. Airlie Beach, tornou-se um lugar de jovens e lôbos do mar, sendo bastante visitada por turistas internacionais e por milhares de Australianos que alugam um veleiro ou lancha, para passar férias embarcada com a família.

.

Além da transparência, o mar que pela proximidade dos trópicos esta sempre morno, encontra diretamente com a floresta densa e virgem. O resultado é um contraste fabuloso, com muitos "Inlets" ou passagens entre as ilhas e o continente que permitem que se ache um lugar paradisíaco, somente para você. Nas mais de 370 ilhas das whitsundays encontram-se as mais diferentes situações. Algumas algumas ilhas possuem praias totalmente desertas, sem uma pegada humana, outras são privadas, e pertencem a grandes grupos como o Club Med ou a Hamilton Islands. A quantidade de resorts 5 estrelas nas ilhas withsundays é superior a qualquer outra região da Australia, atraindo magnatas e pessoas da alta sociedade, bem como  jovens em busca de emprego na área de turismo. Muitos executivos Australianos mantêm suas embarcações nas whitsundays para durante as férias relaxarem com a família.

.

As whitsundays são sofisticadíssimas, mas também não esqueceu dos mortais que não podem bancar o luxo. Encontram-se diversos Backpackes Hostels por toda a Airlie Beach (foto) e imediações, e também excelentes Campings e Caravan Parks com ótimas instalações à preços  razoáveis. Para comida, tanto uma lagosta com preços de se entalar, até o bom e velho Spaghetti a Bolognesa com preços de Mama. A cidade é compacta e gostosa para passear, sendo que quase tudo o que existe no comércio local esta concentrado em ambos os lados da rua principal. Hoteis existem em abundância para todos os bolsos dependendo da localização. Se for na Alta temporada, pode-se ter alguma dificuldade de encontrar as hospedagens mais baratas. O ideal é sempre reservar com antecedência. (inclusive Campings e Hostels)

.

Para os que gostam de caminhadas e Parques Nacionais a região tem centenas de trilhas ultra bem marcadas, com percursos que podem durar até varios dias. Os Parques Nacionais contam com diversas espécies protegidas por lei, e por isso o melhor é informar-se antes de ir, com relação ao que pode, e o que não pode ser feito. Várias dessas trilhas vão dar em praias reclusas, outras, vão se para florestas muito densas. É sempre bom antes de sair para um desses passeios, deixar suas intenções e direção que pretende seguir bem clara com o Guarda Parque (ou leve um capitão com um GPS). Por ser bastante montanhosa, o alcance de telefones celulares podem ser prejudicados dentro de vales profundos, ou até mesmo não funcionar. Sempre leve água e algum alimento para suas aventuras nessa região. 

.

Bowen é uma cidadezinha ao norte de Airlie Beach, e a poucos kilômetros da Bruce Highway. O lugar é lindo e bastante pacato, com praias belíssimas. A vegetação densa da Whitsundays desaparece nesse trecho, e a paisagem fica um pouco árida com muitas pedras e cascalho. A combinação da praia com essa paisagem, e com os coqueiros que margeiam as praias, são únicas. Na parte direita desta foto, fica um camping que apesar de não termos conseguido um único lugar plano para dormir, tem uma localização espetacular com vista de toda a enseada, e um fogão comunitário à lenha. No outro lado da ponta, tem uma praia bem fechada em forma de ferradura, simplesmente majestosa, e conta com um bom e popular restaurante. O clima das pessoas e a vida em Bowen é bem pacata e alegre. Recomendamos aos que estiverem viajando de carro para Cairns, fazer um pernoite nas diversas acomodações boas e baratas oferecidas no local. A região de Bowen produz famosas mangas australianas.

Mais sobre a  Withsundays Coast...

Amorrr, porque você me trouxe para essa ilha deserta?

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.