Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Estudar:
  Guia de Cursos
  Sistema de Ensino
  Escola Secundária
  Estudo de Inglês
  Estudo Vocacional
  Universitário-Pós
  Reconhecimentos
  Custos de Estudar
  Cursos p/ Imigrar
  Agentes de Estudo
  Possíveis Problemas
  Estudo F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado
Como se
inscrever para
Estudar na
Austrália

Para estudar na Austrália por um período de mais de 3 meses, você precisa de um visto de estudante e pode se aplicar diretamente com a escola ou através de um Agente de Estudos ou Viagens que represente uma escola Australiana do seu interesse. Você pode se inscrever de qualquer lugar ou mesmo de outro país aonde estiver morando. A operação envolve 4 fases distintas que são: o Curso, o Visto, a Hospedagem, e a Compra da Passagem Aérea. A seguir veremos passo-a-passo o que você precisa fazer. Para isso estamos assumindo que você está se aplicando sozinho, diretamente com a escola, via internet e e-mail. No caso de estar usando um Agente, eles se encarregarão da maior parte de todo a sua aplicação.

Nota: Não há obrigação de usar despachantes ou agentes para se aplicar para estudar na Austrália, todo o processo pode ser facilmente efetuado por você diretamente com as escolas, embaixadas, e consulados.

Primeiro faça um levantamento financeiro completo de suas possibilidades. Para isso, você deve levar em conta o custo do curso, dos livros, do transporte, da comida, da hospedagem, do visto e da passagem aérea. Também estude bem as exigências da Embaixada da Austrália em relação à concessão de Visto de Estudante. Normalmente deve-se ter, fora o custo do curso e passagem, A$ 1550 por mês para despesas. O custo de vida em cada cidade da Austrália (anual e na média) está descrito em nossa página de custos gerais e também na de custos para estudar

1) Escolha a cidade e o tipo de curso que pretende - Planeje pois essa fase é a mais importante, pois uma vez que o visto foi emitido, você não poderá trocar de curso, e de cidade (somente se a instituição tiver filiais em outras cidades Australianas e são poucas estas escolas). Trocas só com autorização da Imigração e por motivos muito importantes e em geral com despesas. Escolas listadas no Guia de Cursos Austrália.

2) Decida onde vai ficar e serviços - Se for em Homestay (casa de família Australiana) você deve ao efetuar o procedimento do item 3 adiante, comunicar à escola de sua intenção e por quanto tempo. Eles incluirão na fatura o valor da Homestay ou outra acomodação que a escola oferece fazer a reserva. Decida se vai querer outros serviços que a escola oferece tipo Translado, para ser discriminado na sua fatura da escola a ser paga.

3) Obtenha uma Letter of Offer - Uma vez decidido o curso e a cidade, você deverá solicitar à escola uma carta de oferta de vaga (Letter of Offer). Primeiro preencha o formulário de inscrição da escola ( em geral no website deles vem o link ou pdf file ou através de e-mail) com seus dados pessoais, e detalhe do cursos desejado, tais como: seu nome completo (igual ao do passaporte), endereço, curso desejado, duração, se quer translado do aeroporto, se quer homestay etc... Em seguida a escola lhe enviará uma carta (via fax ou e-mail) confirmando que tem vaga para você. Também virá em anexo uma fatura para você proceder o pagamento da forma que a escola apontar (a maioria  aceita Credit Card, e 100% deles aceitam remessa ou transferência bancária). A maioria das escolas inclui na fatura, o Seguro Médico Obrigatório e o valor da Homestay se aplicável.

4) Requerimento do Curso - Verifique e providencie os requerimentos do curso, se for o caso pois alguns podem demorar para serem feitos e não conseguira fazer a inscrição se não mostrá-los. Alguns cursos exigem documentos traduzidos juramentados e cópias autenticadas comprovando o histórico escolar, outros ter já feito um cursos na área. Os Cursos das Universidades e Técnicos exigem a comprovação do Nível de Inglês, ou comprovante de estarem inscritos num curso de inglês. Os cursos de Inglês em geral não exigem nenhum comprovante, pois é feito o teste do nível na própria escola. Se tiver dúvidas escreva para escola para confirmar.

5) Receber o "COE" - A Letter of Offer é a Carta de Oferta de vaga e afirmação inicial que existe uma vaga para você, seus dados foram cadastrados e poderá ser aceito naquele curso. É aonde vem discriminado valores a serem pagos. O COE ou Confirmation of Enrolment já é um documento que indica que foi aceito e você esta inscrito. Com ele poderá dar entrada no visto na imigração. Ele é emitido pela escola, após ter recebido o seu pagamento, confirmando que você se matriculou no curso. É um documento oficial e algumas escolas não enviam por e-mail, mas sim por Fax ou Correio. Por isso, ao enviar seus dados para a obtenção da Letter of Offer, inclua um fax ou indique uma alternativa para recebê-lo (o fax tem que estar ligado e no recebimento automático 24 hrs por dia, devido ao fuso horário). Ao recebê-lo, você deve conferir se seu nome está soletrado corretamente e igual ao passaporte, e se as datas e curso conferem. Caso haja um único erro na escrita do seu nome e demais dados, você deve solicitar à escola que proceda a correção e o envie novamente. Todos os números que aparecem no COE devem estar claramente legíveis.

Nota 1: O COE é emitido em 2 vias, uma diretamente para a Embaixada da Austrália (do país de onde estiver se aplicando) e outra para você.

Nota 2: No caso de um pacote (curso Inglês + Técnico ou Universitário) são enviado 2 COEs, sendo um dos COEs será condicional a ter nível de Inglês. Podem ser de duas instituições diferentes, mas com convênio entre elas. A duração do visto será oferecida pelo tempo total dos dois cursos, ou cobrindo o Inglês e a ser confirmado o outro após o pagamento do segundo COE já na Austrália. 

6) Providencie exames médicos - Um raio X do Tórax e exame médico, são exigências para o visto. Você deverá efetuá-lo através de um médico credenciado pela Embaixada da Austrália em sua cidade. Caso não tenha, contate a Embaixada para instruções de como proceder. Atenção: os exames têm validade limitada por isso não o faça com muita antecedência. Uma cópia dos resultados dos exames será enviada direto para a Embaixada.

Nota: A vacina contra Febre Amarela deverá ser tomada antes do embarque. Não é requerimento para o Visto, mas é para entrar na Austrália. É melhor tomar com antecedência de 10 a 15 dias pois pode ocorrer alguma reação a vacina. A carteira internacional da vacina pode ser obtida no aeroporto.

7) Reservar a passagem aérea - Reserve a passagem com sua agência de viagens predileta, mas não pague ou confirme até ter obtido o Visto. A data do Vôo deve tentar datas próximas com a data de início do curso, com poucos dias de diferença. Veja mais informações sobre vôos internos na Austrália.

8) Dar entrada no Visto - Você deverá anexar o COE no seu processo para o Visto de Estudante. A aplicação para o visto é simples e direta, e o preenchimento do formulário pode ser feita por você. Tudo que tem a fazer é seguir o que está escrito no website da Embaixada, com o os docs e o preenchimento do formulário e enviando-o para o endereço da embaixada, conforme indicado no website deles. Faça uma lista e checagem se está tudo feito e incluido antes de enviar. Veja info sobre o preencher o Formulário no Visto de estudante.

Atenção: Jamais minta ou omita fatos relevantes para a Embaixada da Austrália, porque eles verificam.

Nota: Não envie documentos presos por clipes metálicos para não dar trabalho para o detector de metal. Prefira grampos plásticos.

9) Uma vez que o visto foi aprovado - Confirme e pague a passagem aérea e faça o mesmo com a acomodação caso você vá ficar em albergue. A maioria dos Albergues tem reserva online pela Internet e aceitam cartão de crédito.

10) Ligue para todos os seus amigos e parentes para contar a novidade. Comece a arrumar as malas.

11) Passe 3 dias numa churrascaria rodízio. Se entupa de queijo minas até não poder mais, de preferência acompanhado de 10 potes de Geléia de Mocotó. Tome bastante Matte Leão gelado, suco de caju, graviola, e tudo o que for suco que não seja maçã ou laranja. Tenha uma overdose de Bis Lacta com mordidas generosas no Requeijão Catupiri. Passe no botequim da esquina, e exploda de tanto comer Coxinha de Galinha, Bolinho de Bacalhau, Caldo de Cana, e claro com pastel, 300 deles de preferência. No Sábado, passe na Feijoada do Luizão e mergulhe de cabeça sem culpa de ser feliz, afinal, você está indo para a Austrália.

Foto: Pelicanos recepcionam estudante internacional que veio fazer curso de "Fishmonger" (peixeiro).
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.