Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Estudar:
  Guia de Cursos
  Sistema de Ensino
  Escola Secundária
  Estudo de Inglês
  Estudo Vocacional
  Universitário-Pós
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Cursos p/ Imigrar
  Agentes de Estudo
  Possíveis Problemas
  Estudar F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Reconhecimento
de cursos
efetuados
na Austrália

Não é todo curso que você fizer na Austrália que será reconhecido em seu país, e vice-versa. Governos, Sindicatos e Uniões de Classe adotam padrões para certas profissões que não são usados em todos os países por igual. Como exemplo, podemos destacar as áreas de medicina, advocacia, engenharia, eletricistas, encanadores, e muitas outras onde a profissão é regulamentada e controlada, e tem normas e regras diferentes de um país para outro.

Os cursos efetuados na Austrália são basicamente aceitos na Austrália, mas com os acordos diplomáticos nas áreas de educação e profissional mantidos pela Austrália com vários países do mundo, muitos dos cursos podem ser aceitos em outros países. A Nova Zelândia é um desses países no qual a Austrália possui acordos nesse sentido, e praticamente todas as profissões e cursos são reconhecidos. Já um encanador da Inglaterra, não poderá exercer sua profissão na Austrália sem efetuar um curso complementar, ou um teste, de forma que se mostre familiar com as normas e padrões exigidos pela indústria local. Claro que nem todas as profissões se enquadram nessa base, mas a maioria delas irão precisar de alguma forma de reconhecimento ou registro.

Cursos de Inglês dão um certificado de participação, reportando o nível atingido pelo estudante. Testes como um IELTS ou Cambridge, fornecem um atestado comprovando o resultado obtido.

Cursos Secundários dão um certificado ou atestado reportando sobre o ano estudado, bem como as matérias e notas obtidas. Note porém, que caso o estudante tenha terminado o ano 12 na Austrália, terá que fazer um reconhecimento e averbação do certificado de conclusão australiano junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou órgão responsável em seu país, de forma que obtenha um certificado também brasileiro, e por consequência fique apto à prestar o exame de vestibular. No caso inverso, se o estudante acabar o segundo grau no Brasil, e quiser fazer universidade na Austrália, ficará somente a critério da universidade resolver se aceitará o certificado brasileiro, ou se solicitará o reconhecimento desse certificado por uma autoridade australiana.

Cursos Técnicos na Austrália, são basicamente concebidos e aprimorados para atender ao mercado australiano em sua demanda. Como a maioria dos trabalhadores australianos são de nível técnico, estados e prefeituras adotam normas e padrões de qualificação para que um profissional possa exercer o seu ofício. Essas diferenças de padrões técnicos, fazem que poucos cursos possam ser considerados "universais" como por exemplo, turismo, Chefe de Cozinha, Cabelereiro, Manicure,  Administração, etc. Dificilmente um curso de Eletricista ou Encanador numa escola técnica australiana, são reconhecidos em outro país, salvo se houverem acordos nesse sentido. Em compensação, se for feito um curso na Austrália, o estudante internacional tem aprovação total no mercado interno, o que é uma grande vantagem, se tiver planos de Trabalhar na Austrália ou imigrar.

Cursos Universitários e Pós irão precisar de averbação junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), ou orgão responsável em seu país de origem. Certas profissões, além do desse reconhecimento, irão precisar serem também averbadas e registradas nos conselhos e sindicatos profissionais de cada categoria. Exemplo: Enfermagem (CRM), Engenharia (CREA), etc. Claro que muitas empresas privadas contratam um profissional sem a necessidade do diploma ter sido averbado ou não, e até mesmo algumas acham um Diploma Australiano, uma vantagem à mais sobre outros diplomas. A maioria dos Cursos Universitários feitos por estudantes internacionais na Austrália oferece o reconhecimento para poder trabalhar no mercado interno ou indica cursos complementares para obter o direito. Algumas profissões para serem exercidas exigem além do curso ter sido feito na Austrália, o reconhecimento do sindicato ou prefeitura.

Nota: Na Austrália todo conhecimento prático de trabalho e experiência feita pode também ser reconhecido através do RPL (recognition prior learning) para fazer um curso técnicos, universitários e até uma profissão para imigrar. Muitos lugares oferecem estes tipo de serviço, de testar o seu conhecimento e oferecer uma validação ou equivalência oficial. Por isso se você tiver o conhecimento, mas não tiver algum curso formal é possível ter a sua experiência comprovada.

O órgão Australiano que regulamenta as profissões e faz reconhecimento de profissões, cursos, títulos e certificados chama-se AEI-NOOSR - National Office of Overseas Recognition  Ou seja, se você quiser saber se sua profissão será reconhecida na Austrália, procure esse orgão inclusive para efeitos de imigração.

O churrasco do Beto foi reconhecido por mim como o melhor da Austrália.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.