Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Estudar:
  Guia de Cursos
  Sistema de Ensino
  Estudo de Inglês
  Estudo Vocacional
  Universitário-Pós
  Reconhecimentos
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Cursos p/ Imigrar
  Agentes de Estudo
  Possíveis Problemas
  Estudar F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Escolas de
Segundo Grau
na Austrália

As escolas de segundo grau na Austrália são de excelente nível, talvez um dos melhores do mundo. Tanto faz ser pública ou privada, o ensino é padrão e são bastante parecidos. Escolas públicas são grátis para australianos, porém pagas para estudantes internacionais. Na verdade, o australiano tem que pagar algumas despesas, tais como livros, material de estudo e uniforme, que no geral somam algo em torno de A$ 350 por ano, como se fosse pelo aluguel do material. No final do curso, livros e outros recursos da escola devem ser devolvidos. As escolas públicas são patrocinadas pelos governos estaduais que recebem verbas do governo federal. Devido a procura por parte de estudantes de várias partes do mundo, abriu-se um determinado número de vagas anuais pagas, para esses estudantes. Para um estudante internacional cursar 1 ano em uma escola pública australiana, custa algo em torno de A$ 10.000, incluindo hospedagem e comida na casa de uma família australiana.

As escolas de segundo grau particulares são em geral pertencentes a um tipo de Igreja, e ensinam além do curriculum normal, a parte cabível de religião. São bem mais rígidas e puxadas na disciplina, do que as escolas públicas, mas como dissemos antes, seguem o mesmo curriculum escolar. No concurso nacional de testes de matemática, não houve grandes diferenças de resultados. A grande diferença além do preço mais alto, está na parte da educação, esportes e formação do indivíduo. Escolas particulares exigem uma disciplina bem mais sólida, com uniformes também mais formais, incluindo o uso de chapéu e gravata. As escolas particulares também são patrocinadas parcialmente pelo governo federal.

Na Austrália a escola secundária começa no ano 8, quando a pessoa tem entre 11 e 12 anos de idade, assim que acaba o primário. Quase não existe repetência e as notas notas são classificados como A, B, C, D e E. Ninguém tira "E" porque seria o equivalente a uma nota um ou zero, e raramente isso acontece. Dentro dessa graduação, existem as classificações (+) e (-), ou seja: (A+) significaria um 10, e (A -) um 8. A média de resultados dos australianos na escola varia entre (B-) e (C+). A escola envia um boletim trimestral pelo correio para os responsáveis do aluno. Nele, estão contidos os resultados daquele termo (trimestre) com uma observação feita por cada professor de cada matéria sobre o comportamento e desempenho do aluno. Exemplo quase real:

Matematica:  (C-) O fulano está se saindo bem em equações, mas tem dificuldades de trabalhar com frações. Apesar de ser comportado em sala de aula, não anda participando muito com perguntas e dúvidas. Não desanime fulano, estude um pouco mais frações que você consegue melhorar.
Ingles:           (A-) Fulano tem ótima escrita, com ortografia perfeita e dona de um vasto vocabulário. Usa artigos, pronomes e verbos de maneira exemplar. No entanto, deve trabalhar mais a oratória, pois ao ler textos em voz alta em classe, comumente pula palavras chaves. Parabéns fulano, falta só um pouco para um (A+) continue trabalhando duro.
Geografia:     (D-) Fulano é uma besta quadrada, que não sabe onde fica o Brasil tão pouco Portugal. É burro prá cacete, e acha que a Nova Zelândia é um estado da Austrália. Não tem jeito, caso perdido (claro que essa descrição é uma brincadeira, pois a escola sempre tenta incentivar o aluno em melhorar por pior que seja o resultado. Mas vai chamar os pais para uma conversa.)

Colocar um filho na escola e fazer com que ele frequente até o ano 10 é compulsório na Austrália, e qualquer pai (ou mãe) que não cumprir essa determinação, pode até mesmo ir parar na cadeia. No ano 10 o aluno estará entre os 15 e 16 anos de idade, e basicamente alfabetizado, não havendo mais obrigações escolares. Daí em diante (e muitos o fazem), podem procurar um treinamento numa profissão, e iniciar uma carreira de trabalho ou ainda efetuar um curso técnico. Os anos 11 e 12 (últimos anos do segundo grau e o aluno já com 17 ou 18 anos) o estudo é opcional, e também grátis, sendo que a maioria termina. O resultado dos últimos dois anos da escola secundária são obtidos na avaliação dos trabalhos de todo o ano-projeto + testes. A média total será a base para conseguir uma boa colocação para ir para universidade chamado de "OP", que varia de acordo com a demanda do curso e o tipo de estudo ou carreira.

Nos últimos 2 anos os estudantes começam a direcionar seus estudos para as profissões. O estudante pode escolher o quer estudar dependendo da carreira que pretende seguir. Por exemplo, um estudante pode nunca estudar geografia ou história, se a opção profissional não exigir esta matéria. Para estudantes internacionais existem opções de fazer matérias mais fáceis dentro do próprio currículo da High School. Existe o Inglês mais fácil, a matemática mais fácil etc que são as matérias para estudantes que não vão fazer curso universitário (entenda como não precisam de OP). Em geral nessa época os estudantes australianos já tem um trabalho part time, após as aulas ou nos fins de semana.

Dos requisitos para Estudantes Internacionais que quiserem cursar uma High school na Austrália estão: 1) mostrar os resultados dos últimos dois anos de estudo no país de origem traduzidos juramentados. 2) Mostrar o nível ou teste de Inglês no qual o aluno tenha pelo menos um básico (pode mostrar que já estudou Inglês na escola). As escolas do governo oferecem transporte público subsidiado se for necessário, mas em geral os estudantes que frequentam a escola do governo, moram dentro dos limites do bairro da escola, e podem ir a pé ou de bicicleta, ou ainda os pais levam e buscam. As escolas de Segundo Grau começam as aulas cerca de 9 da manhã e terminam as 3 da tarde.

Professor, porque paramos o curso de Marine Studies? 
- "Não parei não. O problema é que nos fomos pescados!"
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.