Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Estudar:
  Guia de Cursos
  Escola Secundária
  Estudo de Inglês
  Estudo Vocacional
  Universitário-Pós
  Reconhecimentos
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Cursos p/ Imigrar
  Agentes de Estudo
  Possíveis Problemas
  Estudar F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Sistema de
Ensino na
Austrália

Escolas Primárias e Secundárias da Austrália: São vários os tipos de educação para a crianças até 5 anos, mas basicamente existe o "Child Care" em centros licenciados. O outro tipo para esta idade são as famílias em residências cadastradas para tomar conta de crianças que são  chamadas de "Family Day Care". O sistema básico de ensino na Austrália é de 12 anos. O primário e o secundário (high school) são baseados na idade do aluno, assim todos na sala tem a mesma faixa de idade, e dificilmente um aluno irá repetir o ano na escola. Os alunos mais fracos passam para turmas mais fracas. As classes ou séries são chamadas de "anos" (Year). A maioria das crianças entra na escola primária com a idade de 5 anos e a criança estuda na escola primária até o ano 7(Year 7).

Ensino Secundário (Privado ou do Governo): O estudante vai para a High School - escola secundária aos 11/12 anos e entra no "ano 8”. Na Austrália, a obrigatoriedade de estudar vai somente até o “ano 10” ao completar 15 ou 16 anos. Os “anos 11 e 12” são opcionais (17 /18 anos) e são destinados aos alunos que pretendem ir para universidade, onde começam a direcionar seus estudos para uma das qualificações pretendidas. Algumas das opções para o estudante que sai da escola no ano 10, é fazer um estágio, chamado na Austrália de "apprenticeship" onde terá as primeiras experiências profissionais. Uma outra opção é fazer cursos vocacionais e técnicos tipo TAFE. Saiba mais sobre secundário.

Nos anos 11 e 12, ou os últimos dois anos da escola secundária, os alunos são avaliados pelos resultados dos trabalhos e testes de todo o ano-projeto. A média total desses resultados será a base para o chamado "OP", que nada mais é do que uma nota, que varia de 1 a 15. Quanto menor o número, mais chances o aluno terá de entrar para uma Universidade. Exemplo: Para estudar Administração o "OP" em determinado ano pode ser 12. Isso quer dizer que quem tirou 12 ou menos entra. Já Medicina e Direito as vezes requerem OP = 5, só entrando quem tirou, 5,4,3,2 ou1. (1 é OP de gênio). Nos últimos 2 anos (Year 11 e 12) os estudantes começam a direcionar seus estudos para as profissões, escolhendo o quer estudar dependendo da carreira que pretende seguir. Por exemplo, um estudante pode nunca estudar geografia ou história, se a opção profissional dele não exigir esta matéria. Para estudantes internacionais existem opções de fazer matérias mais fáceis dentro do próprio currículo da High School. Existe o Inglês mais fácil, a matemática mais fácil etc que são as matérias para estudantes que não vão fazer curso universitário. Em geral as matérias dividem-se em letras tipo Maths A,B,C e os resultados sao letras A,B,C,D e E.

Obs 1: Não existem escolas grátis para estudantes internacionais. Existe um programa de English as Second Language (ESL) que só é grátis para filhos de imigrantes e imigrantes, dando apoio no Inglês.

Obs 2: Requisitos para Estudantes internacionais que quiserem cursar uma High School na Austrália: Terão que mostrar os últimos dois anos de estudo no país de origem traduzidos juramentados. O nível ou teste de Inglês algumas vezes não é exigido contanto que mostre que já estudou Inglês na escola.

Horário: O horário das aulas são de segunda à sexta, começam aproximadamente às 8:45 h e em geral terminam às 15:00 h, com intervalos para o almoço e lanches. Atividades extra curriculares como esportes, dança, etc são feitos depois do horário das aulas e nas manhãs de sábado.

Transportes: As escolas do governo oferecem transporte público subsidiado se for necessário mas em geral os estudantes que frequentam a escola do governo moram dentro dos limites do bairro da escola e podem ir a pé ou de bicicleta. Escolas privadas em geral, os pais levam e buscam, e nem sempre existe transporte público até a escola (algumas tem ônibus privados).  

Datas e Ano Letivo:  A Austrália  está no Hemisfério Sul, portanto o ano acadêmico coincide com o ano do calendário. Começando no final de Janeiro e terminando em Dezembro. As férias de verão são as maiores férias escolares, e durante o ano letivo as férias são intercaladas em períodos de 10 a 12 semanas de aulas com 2 semanas de férias. O outro grande pick de férias acontece durante a Páscoa que se junta com as férias escolares. Nem sempre as férias de um estado coincidem com de outros estados, por exemplo as férias de Queensland em geral tem uma semana de diferença das de NSW e esta 1 semana das do estado de  Victoria. Assim os hoteis e lugares turísticos podem oferecer acomodação para mais pessoas, sem ser tudo de uma vez só. As férias escolares são em geral em Abril, Julho e Setembro. As datas das férias das escolas públicas, também diferem um pouco das escolas particulares com diferença de 1 semana em geral.

Diferença das escolas privadas e públicas: Existem escolas do governo e privadas. Privadas em geral são ligadas a religião e oferecem mais opções em música e esportes. Todas usam uniformes mas as escolas privadas são mais restritas nas regras e normas de uso uniforme por completo. Tanto as escolas privadas como do governo podem aceitar estudantes internacionais, se estiverem cadastradas para isto. Os cursos e padrões educacionais de todas as escolas secundárias são muito similares e todas as escolas preparam estudantes para as mesmas qualificações nacionais, que são reconhecidas em todo o país. Algumas escolas podem oferecer nos anos 11 e 12 qualificações profissionaIs à nível de Certificado 2 e 3. A escolha de escolas privadas ou do governo é geralmente relativa às preferências pessoais e financeiras e não por motivos educacionais.

Sistema de ensino depois da High school: O sistema de educação na Austrália é unificado e integrado com qualificações por níveis. Isto quer dizer que o sistema é flexível, e averbado pelo governo Australiano, permite que você mude de lugar na Austrália sem interromper os estudos, pois as escolas secundárias e instituições terciárias estão sujeita a um sistema nacional homogêneo. As qualificações são reconhecidas nacionalmente e internacionalmente.

Cursos Técnicos na Austrália: Os Certificados e Diplomas  dos Cursos Técnicos  permitem os estudantes entrarem e saírem de diferentes níveis apropriados às suas capacidades acadêmicas. Pelo sistema integrado de ensino se permite matricular num curso de Certificado que lhe dará créditos para posteriores cursos de Diploma e de Graduação, caso você queira continuar estudando numa Universidade. Todo seu conhecimento e experiência profissional poderá ser reconhecido (mesmo estudado ou trabalhado em outros países). Os cursos técnicos também são considerados uma “ponte” para entrar na universidade Australiana, além de que com apenas 1 ano o estudante terá uma qualificação prática  de trabalho ajudando muito na procura de emprego (tipo um Diploma). Saiba mais sobre escolas Técnicas.

Obs : Apesar das qualificações serem reconhecidas nacionalmente algumas instituições e Universidades só aceitam alunos se estas tiverem acordos internos, ou seja convênios. Assim é importante que estudantes internacionais que  pretendem fazer um curso profissionalizante, como ponte para poder entrar na Universidade, verifiquem se este curso será  aceito na Universidade escolhida. 

Universidades na Austrália: A  Austrália têm universidades do governo e privadas que oferecem programas chamados de “Under Graduate” ou seja o curso Universitário, e o Pós Graduação é chamado de “Graduate Program ou Post Graduate”. Em geral o tempo de duração dos Certificados = 6 meses, Master = 1 ano, Master Honour = 1.5 ano, Doutorado = 1 a 2 anos. Dependendo do número de matérias completadas receberá um "degree" ou título. Saiba mais sobre Universidades.

Nota: Existem Certificados e Diplomas a nível Técnico e Certificados e Diplomas a nível Universitário, o que pode causar um pouco de confusão para quem não entende o sistema de ensino australiano. Este é integrado e basta estudar mais um nível e se completa o estudo sem precisar repetir. Por exemplo, no sistema Universitário de Pós, se pode fazer 6 meses e receber um Certificado e se estudar mais 6 meses, completando 1ano, já teria o Master ou seja o Mestrado.

Crédito Educativo nas Universidades (HECS /HELP) : Todas as Universidades e Escolas Técnicas da Austrália são pagas mesmo para Australianos, Mas o governo da um Crédito Educativo somente para Australianos. Assim os Australianos podem estudar e só começar a pagar pelo curso quando estiverem empregados ganhando acima de um valor, para serem descontados por muitos anos. Cursos de Pós Graduação também são oferecidos o mesmo tipo de financiamento. Se o estudante nunca ganhar o suficiente, não será cobrado. Bolsas de estudo na Australia são oferecidas somente para determinados países e variam de Universidade para Universidade ou por entidades privadas tipo Rotary.

Consulte o nosso Guia de Cursos para conhecer algumas escolas que oferecem Cursos para estudantes internacionais na Austrália.

O ensino na Austrália é tão bom, que até Tubarão Branco aprende a voar.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.