Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Estudar:
  Guia de Cursos
  Sistema de Ensino
  Escola Secundária
  Estudo de Inglês
  Universitário-Pós
  Reconhecimentos
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Cursos p/ Imigrar
  Agentes de Estudo
  Possíveis Problemas
  Estudar F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Estudo
Vocacional
na Austrália

Cursos Técnicos na Austrália são oferecidos principalmente por um Instituto do Governo chamado TAFE e por Instituições particulares. Os TAFEs existem centenas deles espalhados por praticamente todas as cidades, mesmo nas pequenas. Cada estado da federação controla seus próprios TAFEs, que oferecem uma gama enorme de cursos para quase tudo o que se entende por profissão nos dias de hoje. A maioria dos Australianos ao terminar o Segundo Grau, faz um curso técnico ao invés de entrar para uma universidade, pois sem uma qualificação dificilmente conseguiriam trabalho. Claro que não existe só a opção dos TAFEs, e muitos cursos técnicos privados oferecem cursos de ótima qualidade em várias áreas para estudantes Internacionais e vale a pena consultar eles, principalmente se forem especialializados.De qualquer forma, o TAFE é uma referência em escola técnica e vocacional na Australia, com qualquer curso sendo reconhecido tanto nacionalmente, quanto em alguns países, como na Nova Zelândia por exemplo.

Para se efetuar um Curso Técnico na Austrália um estudante internacional tem que ter pelo menos um nível médio de Inglês, normalmente o equivalente a uma nota 5.5 num teste IELTS. Mas muitos cursos aceitam um certificado de um cursos de Inglês feito em outro país, ou ainda, fornecem um teste interno para a avaliação do candidato. Não precisa saber horrores de Inglês, mas claro que se a pessoa não tiver nível  dificilmente conseguirá acompanhar as aulas que são para os Australianos também. Se estudar Inglês no próprio TAFE ou num curso conveniado, poderá ter entrada direta no curso técnico sem necessidade de testes. Saiba mais sobre nível de Inglês.

Muitos cursos oferecidos em uma determinado escola, não são oferecidos em outras, pois cada qual tem uma determinada especialização. Exemplo: Quem estudar para ser assistente de veterinária não vai encontrar esse curso em cidades grandes, pois a maioria do trabalho está no campo e é lá perto que esse TAFE estará. Em outras palavras, quem quiser estudar uma determinada profissão numa escola técnica na Austrália, nem sempre poderá escolher a cidade. Se optar pela cidade, então terá que estudar aquilo que está sendo ensinado na área.

Uma das vantagens de se estudar num curso técnico ou vocacional na Austrália, está no fato do visto de estudante ser emitido pela duração total do curso, sem necessidade de ficar renovando de tempos em tempos. Outra vantagem, é que muitos cursos mantêm convênios com universidades, ou seja, se você se sentir inspirado a completar um curso universitário, o diploma que você estudou na escola técnica, será considerada como matéria feita, e a entrada na universidade será direta no segundo ano, sem exames ou testes. Você estará em contacto direto com Australianos também pois os cursos não são exclusivos para estudantes internacionais. Os cursos técnicos são feitos colocando "a mão na massa" e de forma prática. Isso quer dizer que o aluno terá contato direto com a indústria, em muitos casos a escola se encarregará de estagiar o aluno em uma empresa do ramo, o que pode resultar em uma oferta de emprego futura, além de experiência de trabalho adquirida. Muitos cursos oferecidos pelas escolas técnicas estão em alta demanda no mercado de trabalho e podem também dar pontos extras para uma futura imigração. Uma vantagem financeira, é que em cursos longos, as escolas aceitam o pagamento dividido por semestres.

Os cursos técnicos são divididos da seguinte forma:

  • Certificados: Do Certificado I (um) ao Certificado IV (quatro). No Certificado I, estuda-se coisas muito básicas, o II (dois) coisas mais cabeludas, o III (três) mais ainda, e o IV representa o final de um cursos à nivel de Certificado. Variam de 3 meses a 1 ano. Alguns cursos de Certificado IV, tem  o I, II e III dentro desse curso outros são separados depende da estrutura do curso. Mas com certeza todo seu conhecimento vai ser validado se quiser seguir num Diploma e os módulos estão organizados dentro de uma estrutura de educação nacional AQF. 

  • Diplomas: São em geral de 1 ano ou dois e complementam os certificados, equivalem normalmente a metade (ou um pouco menos) dos conhecimentos que se adquire numa universidade e por isso se consegue em geral os créditos para entrar no segundo ano da universidade ano direto (consultar os acordos oferecidos entre cursos e universidades). Cursos Universitários são mais acadêmicos, já os Diplomas técnicos são mais práticos. Baseados nos Diplomas giram quase 70% de todas as profissões na Austrália e o que chamam de Trades, como carpinteiros, pedreiros, encanadorese os outros tipo chefs, pintores, mecânicos, soldadores, cabelereiros, e por aí vai...

  • Advanced Diplomas: Como o nome diz é um Diploma avançado, onde a especialização é maior ainda ou seja  seria como um técnico de alto gabarito.

Nota: Como a duração varia de um curso para outro, o melhor é você verificar no Guia de Cursos as diversas opções. Em média, um diploma dura entre 1 a 2 anos, e um certificado 6 meses. Note que dependendo do diploma (se for de 2 anos ou mais) o interessado em imigrar poderá dar entrada no pedido de imigração após esse período de acordo com as normas da Imigração.

Estudy in Australia enrol online 

Luizão está pensando em aprimorar seus dotes culinários efetuando um curso técnico de chef na Austrália
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.