Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Turismo:
  Os 10 + destinos
  Distâncias Internas
  Roteiros Turisticos
  Lugares Incríveis
  Alugar Carro
  Viajar de Ônibus
  Viajar de Trem
  Viajar de Avião
  Viajar em Tours
  A Grande Barreira
  O Outback
  Esquiar na Neve
  Parques Nacionais
  Parques Temáticos
  À partir da Austrália
  Dicas de Viagem
  Guia de Atrações
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Viajar a
Austrália
por rodovias

Para se viajar de carro a Austrália a pessoa tem que ter tempo e ir parando, pois do contrário a estrada pode se tornar um saco não só para o motorista, como para os entediados ocupantes. As distâncias são enormes, e a paisagem parece uma reprise do mesmo filme por horas e horas à fio. Um dos maiores enganos que um ser humano pode fazer na vida, é viajar com crianças ou aborrecentes no banco de trás num trajeto longo como por exemplo, de Sydney até Cairns (6000km ida e volta). Pior ainda se resolver ir de Sydney à Perth (9000km), enfrentando retas de 600 km com um deserto sem fim em ambos os lados da estrada. Além de insano, o desertificado motorista não só vai chegar careca, como se já for, vai perder também os pelos pubianos. Ou seja, se a pessoa tem tempo de sobra, é espetacular, pois com carro se tem a liberdade para se locomover quanto quiser, ficar à deriva dia após dia curtindo as pequenas cidades, vilarejos, praias, parques nacionais, e só pegar a estrada quando tiver saco.

A melhor maneira de viajar a Austrália de automóvel com tempo limitado, é num único sentido, onde voa-se para uma determinada cidade ou região, e depois volta-se de carro alugado, deixando-o no destino. Algumas locadoras de automóveis cobram um extra por isso (pegar o carro numa cidade e largar na outra), mas vale mais a pena do que fazer o mesmo percurso duas vezes, ainda mais com o preço da gasolina acima de A$ 1 por litro. Por exemplo, Se de Cairns (na Grande Barreira de Corais), eu quiser descer de carro até Sydney (3000 km) em uma semana, vou ter que dirigir todo o dia  428 km. Ou seja, aproximadamente 5 ou mais horas de estrada a cada dia, sobrando pouco tempo para passeios e relaxamentos. O ideal seria dirigir essa distância dia sim dia não, para se ter um dia de folga, só que para isso, o tempo de viagem deveria ser estendido para 14 dias. A verdade é que quanto mais tempo a pessoa tiver melhor, pois esse trecho é riquíssimo em praias paradisíacas, belos parques nacionais, cidadezinhas gostosas com pessoas bem tranquilas e amistosas, enfim, tem muita coisa e gente interessante para se conhecer.

As estradas são boas, sendo que as principais são mantidas em excelente estado de conservação o tempo todo. Já as estradas regionais e rurais, podem apresentar sinais de envelhecimento, com trechos encalombados, estreitos, e principalmente falta de acostamento. Seja estrada principal ou secundária, em ambos os casos dificilmente encontra-se buracos na pista, e caso encontrar, é porque o dito é recente, e deverá ser tapado em breve. As estradas são bastante seguras e muito bem sinalizadas, mas de qualquer forma deve-se evitar viajar entre o pôr do sol e o amanhecer, pois os Cangurus gostam desse horário para se aquecer na pista, e podem constituir grande perigo para o motorista e ocupantes em caso de atropelamento.

Para conduzir veículos na Austrália, a habilitação ou carteira de motorista de seu país será aceita para a categoria nela descrita. A validade varia de estado para estado, e é suficiente para se viajar por muitos meses. No caso de trazer sua habilitação, traga também numa folha de papel à parte, uma tradução para o Inglês do documento. A habilitação Internacional é aceita em alguns estados, mas fica ao seu critério tirá-la ou não, (a Austrália não esta listada nos países que tem acordo internacional com o Brasil por exemplo). Sobre dirigir na Austrália saiba mais.

A velocidade máxima nas estradas é de 100 km/h, e nas cidades de 50 km/h (salvo quando houver placas indicando o contrário). Radares estão por toda a parte mesmo em locais remotos, e a polícia costuma operá-los de pontos cegos da estrada, sendo que muitas vezes não é possível vê-los. As multas são pesadas, e no caso de um excesso de velocidade muito maior do que o permitido no local, o motorista pode até mesmo ser detido e levado para julgamento em uma Corte municipal. O mesmo se dá ao dirigir embriagado, cujo limite fica em torno de 2 copos de cerveja ou uma taça de vinho. Se você não for familiar com as regras de trânsito, postos de gasolina, livrarias de shopping, e lojas de conveniências (Newsagent), vendem um livreto por menos de A$ 10. Esses mesmos locais, também vendem mapas de ruas, cidades, estradas, e regiões. O preço é em torno de A$ 7.

Dicas: As páginas amarelas do catálogo telefônico de cada cidade possui logo no início um mapa de todas as ruas da cidade, e espalhados em cada cidade. Centros de Informações turísticas tem mapas grátis dos principais pontos da cidade. Não são completos a ponto de se achar ruas residenciais, mas quebram um galhão.

Vale lembrar que a Austrália adota a mão de tráfego Inglesa, e para uma pessoa não acostumada pode causar dúvidas por onde seguir ou entrar, principalmente nas grandes cidades. Não é difícil se acostumar, mas de qualquer forma deve-se evitar fazer longos trechos de estrada, pois se um motorista cansado tiver que agir por reflexo rápido, esse pode sair para  o lado errado causando um acidente ou até mesmo uma fatalidade. Nas estradas australianas, de tantos em tantos kms existem áreas para descanso chamadas de Rest Areas. A maioria tem banheiros e mesas para picnic, sendo que alguns viajantes pernoitam no local no próprio carro (grátis) para continuar viagem no dia seguinte.

Leia mais sobre quais veículos são recomendados, e como alugar

Boa Viagem !

Vaquinha, essa estrada é segura?
- É sim seu brasuca, eu ando nela todo o dia!
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.