Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Turismo:
  Os 10 + destinos
  Distâncias Internas
  Roteiros Turisticos
  Lugares Incríveis
  Alugar Carro
  Viajar de Carro
  Viajar de Ônibus
  Viajar de Trem
  Viajar em Tours
  A Grande Barreira
  O Outback
  Esquiar na Neve
  Parques Nacionais
  Parques Temáticos
  À partir da Austrália
  Dicas de Viagem
  Guia de Atrações
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Viajar a 
Austrália
de Avião

Não tem jeito. Com o tamanho desse país e para alguém que tem o tempo de viagem contado, não tem outra alternativa senão viajar certos trechos na Austrália de avião. Aliás, eu tenho quase certeza de que quem inventou o avião não era nem brasileiro nem americano, mas sim um australiano. Provavelmente um representante comercial de cerveja, que nunca conseguia chegar ao destino com a carga intacta, pois tinha que dirigir infindáveis quilômetros de um lado para o outro e ficava com muita sede pelo caminho.

Já pensou levar 14 horas dentro de um trem ou ônibus, ou ainda 12 horas de carro para ir só de Sydney até Brisbane, enquanto um avião leva mais ou menos 1 hora?!. Esse trajeto de carro gasta 2 tanques de gasolina, num total de A$ 120, enquanto a passagem aérea custa A$ 49 na promoção. Eu disse SÓ de Sydney à Brisbane, porque essa distância é considerada perto, com não mais de 1000 km entre elas. Se fosse de Sydney à Perth, com quase 5000 km, aí é que nenhuma cerveja ia chegar fechada. O cara iria beber até o tanque de gasolina pelo caminho, e acabaria morrendo doidão no meio do deserto vendo estrelas (ou sob elas). Claro que para quem tem tempo (tempão) e vai curtindo a viagem devagar, é simplesmente espetacular tal tipo de viagem, mas para quem não tem, cuidado para não descer do carro curvado que nem macaco, ou pior ainda, se o pobre motorista sofrer de hemorróidas, com certeza vai sair do carro engatinhando, doravante atendendo pelo nome de "homo de quatrus" ao invés de "homo erectus".

A grande novidade é que de uns tempos para cá, a guerra entre cias aéreas consideradas "Budget" foi parar num Billabong (um poço), e os preços caíram tal e qual uma Foster gelada na minha goela no meio do deserto. Tá mais barato voar pela Austrália para certos destinos, do que se gasta no táxi até o aeroporto. Claro que sobre o preço base das tarifas entram as taxas, e no final dá quase no mesmo do que se gastaria de gasolina. Com essas tarifas econômicas, o km rodado de carro ficou basicamente o mesmo, ou até menor do que o avião.

Várias cias fazem vôos domésticos na Austrália. A Qantas, sempre foi e ainda é a empresa aérea australiana, e voa para as principais cidades. Mas depois que a Virgin Blue entrou, a própria Qantas foi obrigada a criar uma subsidiária chamada Jet Star, para fazer frente à  invasora. O resultado foi muito bom para o viajante, ainda mais com reservas sendo feitas somente online, o que matou custos, e também muitos agentes de viagem.

As cias Budget que operam na Austrália, não têm serviço de bordo incluído, mas têm um menu à bordo onde pode-se comprar refrigerantes, sucos, lanches, comida e birita. O preço é igual ao de qualquer lanchonete, sem explorar o amável passageiro. Caso deseje, você pode levar seu próprio sanduba de casa, bem como a bebida. Só tome cuidado com a tal da pressurização, pois da última vez uma lata de cola vazou dentro da bolsa da minha mulher, molhando vários papéis importantes para uma reunião de negócios. A propósito, na Austrália é proibido fumar dentro de qualquer aeroporto bem como dentro do avião.

Outro detalhe é com relação a cancelamentos. A coisa tem regras estritas para serem observadas, e em caso de perda do vôo por qualquer motivo, o passageiro vai ficar bem passado no aeroporto, pois vai ter que morrer na compra de outro bilhete. Na Jet Star por exemplo, não há marcação de poltronas, e para quem estiver viajando em grupo, procure entrar na fila de embarque o mais cedo possível de forma que possam sentar juntos. Para pais com crianças faça o contrário, entre por último, e deixe os pentelhinhos enchendo o saco de alguém lá na frente, enquanto você toma um drink relaxadamente sentado perto da cauda do avião.

Avisos importantes: muita gente provinda de lugares distantes, está comprando o trecho até Sydney por uma cia normal, e comprando parte doméstica online em cias mais baratas. O que tem acontecido, é que vôos longos volta e meia atrasam bastante, e o infeliz passageiro perde a conexão. Saiba que a alfândega e burocracias de vistos são feitas em Sydney e tomam um bom tempo. Além disso, o aeroporto doméstico fica à uns 10 km do internacional, sendo necessário mudar de aeroporto pegando um shuttle bus (ou trem) entre eles. Essa operação pode levar até 2 horas, sem contar com um possível atraso do vôo. Por isso, aconselhamos em marcar o vôo interno no mínimo 3 horas depois do horário previsto de chegada do internacional. Lembre-se que se perder a conexão vai ter que coçar o bolso para comprar outra. Outra coisa, o limite de bagagem das cia budget (domésticas) é de 20 kg (pago por fora), enquanto o das internacionais é de 40. As budget cobram algo em torno de A$ 7 por quilo extra.

Segue os links diretos para as cias aéreas que operam vôos dentro da Austrália. Existem outras cias menores que fazer trajetos para cidades pequenas, mas não listaremos aqui. Você poderá reservar e comprar seu bilhete online, pagando com cartão de crédito e imprimindo em seguida o voucher do bilhete. Basta apresentá-lo no balcão da cia no aeroporto da Austrália, para retirar o cartão de embarque. Ao entrar no site dessas cias, procure por Specials, ou Promotions, para ver os vôos em promoção, que ocorrem o tempo todo dependendo da ocupação do avião.

Voos dentro da Australia:

Voos Internacionais:

Qantas
Tiger Airways Australia
Air New Zealand
Air Asia X
British Airways
Cathay Pacific
Emirates
Singapore Airlines
United Airlines

Boa Viagem !

Continua mergulhando querido! Foi aí que eu deixei cair a chave do avião!
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.