Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Turismo:
  Os 10 + destinos
  Distâncias Internas
  Roteiros Turisticos
  Lugares Incríveis
  Viajar de Carro
  Viajar de Ônibus
  Viajar de Trem
  Viajar de Avião
  Viajar em Tours
  A Grande Barreira
  O Outback
  Esquiar na Neve
  Parques Nacionais
  Parques Temáticos
  À partir da Austrália
  Dicas de Viagem
  Guia de Atrações
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Alugar
carro na
 Austrália

 Uma das maiores dúvidas que muita gente tem antes de alugar um carro para viajar a Austrália, é sobre que tipo de carro alugar, qual que vale mais a pena, e quanto vai gastar. A resposta depende unicamente do estilo e tempo de viagem que a pessoa pretende fazer. Se for alugar para rodar na cidade e imediações, qualquer Sedan com um motor fraquinho e bem econômico vai ser a melhor opção. 

Se for viajar entre cidades, e principalmente com mais de 3 pessoas + bagagens no carro, vale a pena pagar mais pelo espaço e potência do motor de um carro médio, senão vai sofrer nas serras e para fazer ultrapassagens. Outra alternativa, é alugar uma Campervan ou Motorhome como a da foto acima, que tem cama, fogão, mini-geladeira, roupa de cama, mapas e todos os utensílios de cozinha inclusos, e que comportam desde 2 até 6 pessoas dependendo do modelo. E finalmente, para os aventureiros de carteirinha, um veículo 4x4 seria o ideal se você quiser trafegar em praias, desertos, se meter em buracos etc. Cada qual tem suas vantagens e desvantagens, mas todos têm uma coisa em comum: na alta temporada os preços dos aluguéis de carros ficam mais altos.

Carro Comum X Campervan ou Motohome qual a melhor opção? A nível de preço, praticamente nenhuma, salvo se você for viajar com família ou amigos, formando um alegre grupo de 4 pessoas. Numa motorhome 4 pessoas viajando juntas, economizariam hotel, pois tem cama pra todo mundo dentro do carro, e pode-se parar na beira de uma praia ou num parque urbano, onde existem chuveiros e banheiros públicos equipados com com material náutico (papel higiênico). O uso dos banheiros públicos é gratuito, e são em geral bastante limpos e asseados de forma que qualquer viajante com a famosa síndrome do cocô bandido (prisão de ventre ou diarréias em viagens) possa botar os bofes para fora num ambiente saudável e cheiroso. Além disso, o aliviado viajante não pagará nada de estacionamentos ao ar livre, desde que não haja uma placa proibindo a pernoite ou parada do veículo em determinados locais. O miojo com ovo poderá ser feito a bordo ao invés de pagar lanches na rua, o que também contribui para uma boa economia além da prevenção do efeito cocô bandido. Em contrapartida, o aluguel de uma motorhome para 4 pessoas chega aos A$ 200 por dia, e para somente duas pessoas não compensaria. De qualquer forma, você pode alugar uma Campervan para 2 pessoas, cujo aluguel gira em torno de A$ 120/dia. Alugar um carro comum, sairia por uns A$ 40 por dia, e mais uns A$ 80 de motel, resultando em A$ 120. No final, a diferença entre viajar numa campervan ou alugar um carro comum + hotel, é praticamente nenhuma. O que vai importar mesmo, é o estilo de viagem que que a pessoa pretende, sendo que uma campervan ou motorhome, permite uma viagem mais auto-suficiente em locais de pouca infra-estrutura. Claro que se quiser, poderá ficar num Caravan Park, e ter um monte de mordomias por mais A$ 20 por dia.

Um dos maiores erros ao alugar, é o de se confundir com o seguro. Praticamente todas as companhias, alugam o carro já com o seguro total incluído, mais aí é que mora o perigo para os desavisados. O seguro das locadoras, não cobrem 100% dos sinistros, porque só passa a valer à partir de um determinado montante chamado de "Excess". Trocando em miúdos, um carro cujo valor é de 15 mil dólares, se houver um acidente com perda total, o seguro vai reembolsar todo o valor. Agora, em um outro cenário, imaginemos um arranhão na lateral do veículo, causado por um crocodilo de água salgada tentando provar carne estrangeira. Se os ocupantes sobreviverem, e se o retoque do conserto incluindo retirada dos dentes do monstrinho preso na lataria custar até A$ 1000, você é que vai ter que pagar. Cada carro tem um valor de "Excess" de acordo com o valor do veículo, e por isso é recomendado comprar o excess. Num aluguel de A$ 40 por dia, o excess vai custar outros A$ 15 por dia, elevando o custo total para A$ 55 por dia. Mesmo assim, esse "excess" pode ser comprado total ou parcialmente. No caso acima, os A$ 15 se referem a uma redução do excess de 1000 dólares para somente 100. Ou seja, até A$ 100 de estrago eu pago, acima disso o seguro paga. Eu poderia zerar o excess, mas teria que pagar mais de seguro, e porque acho que ainda tenho 100 dólares no banco, eu poderia assumir essa parte pequena do risco. Outra coisa importante, é saber se o seguro cobre ou não danos em para-brisas e pneus. Algumas companhias incluem esses itens, mas em geral as mais baratas não. A título de curiosidade, um para-brisas custa algo em torno de A$ 300 para ser trocado.

Existem muitas locadoras de Carros na Austrália. Umas bem tradicionais multinacionais líderes no mercado, e outras de pequeno portes que oferecem alugueis mais vantajosos. No caso de alugar uma só perna, Exemplo: Voar até Brisbane, e voltar de carro alugado de Brisbane até Sydney, deixando o carro no aeroporto de Sydney. Nesse caso, algumas cias cobram um extra pelo custo adicional de trazer o carro de volta. Muitas locadoras pequenas trabalham na base do cartão de crédito, com você assinando uma fatura em branco, o que não é muito legal, mas assim é que é a prática do mercado. Também já aconteceu de reservarmos um carro, e ao chegar para pegá-lo, o dito havia sido alugado para outra pessoa com um outro disponível sendo oferecido bem mais caro. Não tem outro jeito à não ser pesquisar com cuidado quais são idôneas, ou então pagar mais caro para ter serviços de uma tradicional do mercado. Note que é de praxe na indústria, a diária decrescer em função de mais dias alugados, sendo que algumas empresas de Campervan e Motorhome, não alugam por menos de uma semana (principalmente na alta temporada). Note também que na Austrália existem preços diferentes para alugar carros, de acordo com a idade do motorista. Se o dito tiver menos de 25 anos, vai pagar mais.

Colocamos abaixo uma lista de sites de Locadoras de Veículos na Austrália para você pesquisar.

www.avis.com.au www.redspotrentals.com.au
www.budget.com.au/ www.britz.com
www.thrifty.com.au/ www.rentacar-australia.com
www.hertz.com.au www.rentnewcars.com.au
www.discovery-carhire.com.au www.atn.com.au
www.centuryrentacar.com.au www.apexrentacar.com.au
www.valuerentacar.com.au www.maui-rentals.com
www.clubstay.com.au www.abcintegra.com.au
www.driveaway.com.au www.wickedcampers.com.au 
www.candorentals.com.au/ www.drivenow.com.au
www.atlasrent.com.au www.airportrentacar.com.au
Não desanime querida. Só faltam 21.789 Km prá circundar a Austrália!
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.