www.portaloceania.com

  Home      Mapa do Site

Portal sobre Viajar e Estudar na Austrália

   English     Español    

Você está no tópico
Austrália

Guia de Atrações

 Dicas de Roteiros

Lugares Incríveis

Os 10 mais

Distâncias Internas

Alugar Carro

Viajar de Carro

Viajar de Ônibus

Viajar de Trem

Viajar de Avião

Viajar em Tours

Viajar o Outback

A Grande Barreira

Esquiar na Neve

Parques Nacionais

Parques Temáticos

À partir da Austrália

F.A.Q.

 

RELACIONADO

Mapa da Austrália

Turismo na NZ

Converter Moedas
 

PORTAL OCEANIA 

Novidades no PO
Recomende PO

Quem somos
Contactos-Email
Link Portal Oceania

 

 

 

 

Links Patrocinados

 

 
Dicas de
Viagem para
a Austrália

A primeira dica para quem esta vindo para a Austrália pela primeira vez, é que não precisa se preocupar com quase nada (fora claro ter o visto certo e o cartão de crédito). Tudo funciona direitinho e dificilmente o alegre visitante terá problemas de qualquer natureza, principalmente se já tiver um bom Inglês. Mas mesmo que o seu Inglês não seja bom, as pessoas são muito solícitas e já estão acostumadas com turistas e imigrantes de várias nacionalidades, (dá para se virar falando devagar e pedindo para repetir caso não entenda, ou pedindo para que falem mais devagar). Segue abaixo um conjunto de dicas para ajudar você a ter uma estada tranquila e sem problemas na Austrália.

Ainda no avião um pouco antes de chegar, irão lhe distribuir um papel para a Alfândega e Imigração que devera ser preenchido e assinado por cada uma das pessoas adultas (traga uma caneta na bolsa), e se estiver viajando com dependentes o responsável irá assinar. Nesse papel perguntam se você traz comidas, se esteve em fazendas ultimamente, se esta trazendo produtos ou quantias superior a 10 mil dolares(se estiver declare, não é taxado, é só controle), onde pretende ficar (se tiver uma reserva de acomodação ou end. da homestay etc traga na bolsa), o país de origem, número do vôo, número do passaporte, quanto tempo pretende ficar, e outras perguntas mais (em Inglês). Basta preencher falando a verdade, que não há maiores problemas. Se não souber responder alguma pergunta deixe ela em branco. Esse papel será apresentado na Imigração onde será visado pelo oficial, e depois deverá ser apresentado na alfândega, onde será recolhido por outro oficial.
Muitos tipos de comidas são proibidas de entrar na Austrália, até mesmo as oferecidas dentro do avião. Normalmente comidas industrializadas podem, mas inclui também vários tipos que não podem. Alguns exemplos das que não podem são: Queijos, presuntos, carnes, peixe e derivados, frutas, sementes, mel, determinados produtos com fibras naturais e couro e madeira, qualquer produto que contenha terra, plantas vivas etc. Exemplos: goiabada em lata entrou, mas doce de banana em pacote de papel celofane não entrou. Seja o que for que estiver trazendo e tiver dúvidas, a melhor opção é marcar na sua cartela (aquela que se preenche no avião) que está trazendo comida, e dirigir-se direto ao setor vermelho (declarar) ao invés do verde (nada a declarar). Lá, o oficial vai pedir que mostre os produtos e vai liberar ou não. O que não liberar, ele vai jogar no lixo da Quarentena, mas em compensação você não terá que pagar multa, caso tivesse sido pego no azul dizendo que não tinha produtos a ser declarados. As multas podem chegar a A$ 200 mil, e não tem perdão. Veja o AQIS Travel - What can't I take into Australia? Quarentine Australia 
Qualquer tipo de droga é proibida de trazer para Austrália, e cães farejadores acompanham os passageiros desde a saída do avião até o setor de imigração, além de passar por máquinas de raio x das bagagens. Remédios podem ser trazidos, mas de preferência acompanhados de receita médica.
Computadores Lap-Top, câmeras fotográficas ou filmadoras, pranchas de surf, jóias, e todos os objetos de uso pessoal, em geral entram sem problemas. Bebidas alcoólicas e cigarros trazidas ou comprados no aeroporto, devem ser observados os limites da Alfandega.(200 cigarros e 1 litro de bebida) 
Atenção na troca de aeroporto, para quem chegar em Sydney no Aeroporto Internacional e for para outra cidade Australiana: você provavelmente terá que mudar para o aeroporto do Terminal Doméstico. Em Sydney o dito fica à uns quilômetros do Internacional (muito longe para ir a pé). Existe bem na frente da saída principal do Internacional, um ônibus que só para isso e faz esse trajeto a cada 15 ou 20 minutos. Não lembro o preço, mas custa entre A$ 3 e 5, e por isso é melhor você trocar algum dinheiro em A$ ao chegar. Note também que vôos longos costumam atrasar, e o tempo gasto na alfândega de Sydney, trocando dinheiro, e mudança de aeroporto, pode demorar até mesmo 2 horas ou mais. Se por acaso você tiver uma conexão aérea para outra cidade, tenha certeza que terá no mínimo 3 horas entre um vôo e outro, caso contrário poderá perdê-lo (como tem acontecido com muita gente). 
Vôos domésticos de cias baratas, tem forte controle sobre excesso de bagagem, e normalmente o limite e metade do Internacional. Ou seja, o máximo sem pagar excesso e 20 kg e pode-se levar mais outros 20 kg pagando-se cerca de A$ 7 por kg extra. O peso máximo que uma mala pode ter é de 32 kg. A bagagem de cabine nao pode ter mais de 7 kg e tamanho máximo de 48 x 34 x 23 cm. Pranchas de Surf contam como bagagem normal.
Shuttle Service é o nome que se dá as Vans que operam translado do aeroporto até a acomodação (e vice-versa) e eles existem em quase todos aeroportos. Levam até 12 pessoas e respectivas bagagens. Custam mais caro que um ônibus e aproximadamente metade do táxi, e te deixam na porta de casa/hotel. O preço é fixo, e valem a pena, principalmente para que estiver viajando com muita bagagem.
Não existe a obrigação de se reservar acomodação a partir do seu país de origem. Nos aeroportos da Austrália, os Centros de Informações Turísticas ou Visitor Centre (foto no topo da página), poderão lhe indicar e reservar a acomodação que mais lhe convier, na faixa de preço mais conveniente para você. Os serviços são grátis, e também aconselham sobre o que se ver na cidade, tours, etc. Eles tem zilhões de folhetos grátis sobre o turismo no local. Qualquer cidade tem um ou mais destes centros espalhados pela cidade. Alternativamente é muito fácil também reservar pela internet.
Mapas detalhados das ruas da cidade que você estiver são vendidos por cerca de A$ 7 em postos de gasolina, newsagency, livrarias, etc. Mapas grátis porém incompletos, podem ser obtidos nos centros de informações turísticas. Nos catálogos telefônicos de páginas amarelas (yellow pages), nas primeiras páginas tem o mapa completo das ruas da cidade em questão.
Fumar está praticamente proibido em qualquer lugar fechado, seja dentro de ônibus, tâxis, aeroportos, shoppings e restaurantes (mesmo os com mesas na calçada ao ar livre). Alguns estados estão querendo até mesmo introduzir a proibição de fumar na praia.
Apesar da Austrália ser um lugar bastante seguro, não dê bobeira com seus pertences valiosos, coisas a mostra dentro do carro, largar bicicletas na rua etc. Dificilmente uma pessoa seria assaltada a mão armada ou desarmada na Austrália, seja de dia ou de noite. Mas infelizmente, alguns drogados dependentes se aproveitam quando o dono não esta perto, para com um roubo aqui outro acolá sustentar o vício. 
Se sua estada for curta e você quiser conhecer cidades e lugares pequenos por terra, vale mais a pena ir de avião e depois alugar um carro para voltar, do que ir e voltar de carro.
Os postos de gasolina na Austrália funcionam na base do self-service. Ou seja, você mesmo coloca a gasolina e depois vai lá dentro pagar, informando qual o número da sua bomba (pump). A gasolina chamada "Unleaded" é a comum. Em áreas remotas, postos de gasolina podem ficar até mesmo a 400 km do próximo, por isso o ideal é sempre que tiver oportunidade completar o combustível. 
Para que for viajar por estradas, saiba que existem várias áreas para descanso de tantos em tantos kms, chamadas  Rest Areas. A maioria tem banheiros públicos e mesas para um lanche ou picnic.Tem gente que até mesmo pernoita nessas áreas dormindo no carro, pois é grátis. Tenha muita atenção ou procure evitar de viajar à noite e ao amanhecer por causa dos Cangurus na estrada.
Todas as cidades possuem  algum tipo de passe, por dia, semana, mensal, anual, para todos os transportes coletivos. Vale a pena. Por exemplo, em Brisbane o Barco City Cat tem passe para quem usa todo os dias e para estudantes. Existe  um passe aos domingos (day pass) que custa só A$ 3,80 e dá direito de andar e parar nas estaçõoes ao longo do rio quantas vezes quiser o dia todo. Na Gold Coast existe um passe para todos os Parques Temáticos que também oferece grande economia (Super Pass). Seja que cidade for, sempre tem passes para várias atividades que valem muito a pena. Investigue o que é oferecido nos quiosques de informações turísticas, e pergunte se existe algum disconto para estudantes, grupos ou família (quando for o caso) .
Nos ônibus, se entra (e desce) pela frente e se paga (ou apresenta um passe) ao motorista, sendo que o horário da passagem num determinado ponto, está afixado na parada. Nas principais cidades, as linhas e pontos de ônibus estão divididas por zonas. Por exemplo, a zona 1 engloba os bairros A,B,C, a Zona 2, D,E, F.  O bilhete ou passe para um setor, em geral não vale para o outro (a não ser que compre um passe que englobe vários deles).
Táxis cobram cerca de A$ 1,20 por km rodado. Em algumas cidades existem pontos de táxis em determinadas ruas( em geral nos shoppings ou hoteis), mas a maioria dos táxis atende por chamada telefônica, dando-se a rua e o número onde a pessoa se encontra. Por isso é sempre bom ao chegar, pegar o telefone das cias de táxi do lugar e manter na sua carteira.
Gorjetas não são de praxe na Austrália, mas podem ser dadas em restaurantes, para entregadores de pizzas, ou no táxi, por apreciação de um servico bem feito. Uns podem até recusar, mas a maioria agradece.
Não existe a obrigatoriedade de se andar com o passaporte. O melhor é andar com uma cópia da página com seus dados e fotografia, e deixa-lo no cofre do hotel ou em casa num lugar seguro. Depois de passar pela imigração, passaporte só será pedido para trocar dinheiro, alugar carro, num night club, numa loja de bebidas alcoolicas (para provar que é maior de idade) ou para embarcar num vôo doméstico, check in de hotel etc. A carteira da sua escola ou internacional ou uma carteira feita no dpt de transito da Austrália chamada "18 + " pode ser usada como identidade para o dia a dia.
Em caso de emergências, Polícia, Bombeiros ou Ambulâcia, são chamados de qualquer telefone discando-se "000"  Em celulares ou telefones móveis existe a alternativa além de discar de discar "000", discar "112", mas nesse caso terá indicar a sua exata localização.
Qualquer problema ou confusão que por infortúnio se envolver, procure a polícia para dar queixa do ocorrido. A polícia Australiana é bastante séria, não corrupta, educada e competente, e trata qualquer tipo de problema do mesmo jeito, não importando quanto primário seja. 

Boa Viagem !

Nossa, que "pum" fedorento! Impregnei o ônbus todo!!!
 

 

Dicas de Viagem para Nova Zelandia

Guia de Cursos e Escolas na Australia

Google

Web Portal

 

 

 

© - www.portaloceania.com - Todos os direitos reservados - proibida a reprodução de fotos ou textos sem autorização
Fotos nesta página cortesia e copyright: Portal Oceania - Termos de usoPoíitica de Privacidade