Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Vistos:
  Visto de Turista
  Visto de Estudante
  Visto de Trabalho
  Visto Negado
  Renovar Vistos
  Imigra Australia
  Agentes-Imigração
  Nível por País
  Dois Passaportes
  Ficar Ilegal
  Vistos-Dicas
  Vistos-Links
  Vistos-F.A.Q.
  Vistos-Noticias

 

 

Link Patrocinado

Cidadania
Australiana 

  Atenção: Todas as informações contidas neste tópico servem somente como um guía e podem estar desatualizadas. O Departamento de Imigração da Austrália constantemente modifica e atualiza suas normas e requerimentos para praticamente todos os tipos de vistos. Para informações corretas e atuais, consulte diretamente o website oficial da Imigração Australiana (em Inglês).

Cidadania Australiana é concedida para aqueles que se aplicarem para o Departamento de Imigração, e que tenham cumprido os requisitos básicos. Um deles é o fato da pessoa ter estado legal na Austrália e ter vivido no mínimo 2 anos como "Residente Permanente"( até Julho de 2007) ou estar por 4 anos com algum visto válido + 1 ano com visto de residente permanente (após Julho 2007), e não ter se ausentado da Australia por mais de 90 dias. 

  Entenda como Residente Permanente a pessoa que foi aprovada no processo de imigração, à qual foi concedida um Visto de Residente Permanente com plenos direitos de residir e trabalhar na Austrália. No entanto pelas novas regras, um residente não pode recorrer aos benefícios do Governo antes de dois anos na Austrália. Benefícios como auxílio família, auxílio maternidade, auxílio desemprego, mesada para estudantes, ajuda de aluguel, crédito educativo, aposentadoria, e muitos outros, só estarão disponíveis após como Residente, ou para quem já é cidadão.

Um residente Permanete ao deixar a Austrália, tem tempo limite para retornar, ou irá expirar o próprio visto. Existem muitas pessoas com dúvidas em relação a isso, e sempre perguntam...Mas eu não imigrei? Não sou considerado um Australiano? Eu não tenho o direito de sair e voltar da Austrália na hora que quiser? A resposta é não! 

Como residente, você tem o direito de sair e voltar para Austrália quantas vezes quiser, mas não se esqueça que você esta sob um Visto, e que esse visto tem imposições como por exemplo, solicitar um visto de retorno (Resident Returning Visa) antes de sair, além de observar o período que você pode ficar fora da Austrália sem perder o Visto.

  Imigração com residência, e cidadania representam diferentes vínculos com a Austrália. Residência seria o equivalente a você me dar permissão para morar em sua casa indefinitivamente, mas eu ainda não pertenço a sua família. Já cidadania, é outra coisa completamente diferente... Nela, você realmente passa a ter vínculos, deveres e direitos plenos igual a qualquer outro cidadão Australiano, como por exemplo o direito ao voto, coisa que como residente jamais terá, crédito educativo e passaporte. Aproximadamente 100 mil pessoas por ano se tornam Australianos, tendo que efetuar uma aplicação e pagar uma gorda taxa para o Departamento de Imigração. No formulário, além de perguntas sobre seu período de Residência na Austrália, lhe é solicitado que também apresente cartas de referência de 3 pessoas influentes na sociedade, como Chefe de Polícia, Médico, Veterinário, Dentistas, Diretores de Escolas e outros, atestando que essas pessoas lhe conhecem a mais de 2 anos. Também a fotografia da aplicação, tem que ser devidamente comprovada e escrita no verso por um "Justice of Peace" ou cartório, atestando que a foto realmente é sua (a assinatura e tudo tem que caber no verso da foto). 

Após o Teste para cidadania e a aplicação ter sido aprovada, é marcada uma cerimônia pública em um recinto como o auditório da prefeitura local, para que lhe seja entregue o certificado (foto no topo da página). Durante a cerimônia, são explicados os Símbolos da Austrália bem como a Bandeira, o Hino, e também pratos e comidas típicos da Austrália. Faz-se então um juramento em conjunto em voz alta e em pé, cujo texto reproduzo a seguir:

 "From this time forward, under god (under god pode ser suprimido se você quiser), I pledge my loyalty to Australia and its people, whose democratic beleifs I share, whose rights and liberties I respect, and whose laws I will uphold and obey."

Ao encerrar o juramento, a pessoa que conduz a cerimônia, (normalmente o prefeito da cidade de onde você mora) chama um por um, e entrega em mãos o certificado de cidadania, que será seu documento oficial para retirada de passaporte Australiano, inscrição como eleitor, concorrer a cargos públicos, e outras coisitas mais. Segue então um comes & bebes com pratos típicos Australianos como o Anzac Biscuit, Meat Pie, e outras guloseimas mais.

Nota 1: Austrália permite que se tenha dupla cidadania.

Nota 2:  Pratique no novo Teste para ter Cidadania Australiana. 

Luizão se prepara para correr depois de ter sido descoberto tentando se passar por cidadão Aborígene.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.