Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Vistos:
  Tipos de Trabalho
  Leis Trabalhistas
  Trabalhar Legal
  Quanto Pagam
  Imposto de Renda
  Como conseguir
  Em Demanda
  Empregos Online
  Para Estudantes
  Trab-Problemas
  Working Holiday

 

 

Link Patrocinado

Trabalho na
 Austrália
F.A.Q.

   Para falar sobre trabalho na Austrália, tivemos que ir até o zoológico para entrevistar com exclusividade Dona Koala. Ela nunca trabalhou, porque passa quase o dia todo dormindo. O motivo é que ela come muita folha de Eucalipto, e isso dá o maior sono nela. Mas o fato é que Dona Koala entende muito do assunto, e aceitou nos conceder uma entrevista desde que dependurada num galho e de olhos fechados. Os principais trechos estão a seguir...

1) Dona Koala, a senhora não trabalha porque? Não tem empregos na Austrália ou é pura preguiça?
R.: Pura preguiça meu filho! Empregos estão em boa oferta no momento em muitas áreas, sabe?! Eu é que não preciso trabalhar porque aqui no Zôo, eu tenho tudo que preciso, for free. Ando tão lazy...
2) Mas a senhora há de concordar que um dinheiro a mais não faz mal a ninguém. Os salários devem ser baixos então?!

R.: Que nada. Os salários não são a maior maravilha do mundo, mas são bem maiores que muitos lugares além mar. Aqui começam pagando A$12 por hora para quem não sabe nada, e chega a mais de A$ 200 por hora, para alguns advogados, médicos, e pessoal altamente gabaritado. Ah, e tem outra coisa, o custo de vida aqui é bem razoável e mais barato que países cujos salários são maiores, ou seja, nada mau!

3) E os estrangeiros? Eles podem trabalhar na Austrália? 

R.: Olha, vou ser sincera com você. Eu odeio competição estrangeira, e uma vez trouxeram um tal de Bicho Preguiça do Brasil, chamada Preguicilda, para concorrer comigo aqui no zôo da Austrália. Fiquei fula da vida, mas no final acabamos amigas. A verdade é que a Austrália é muito diferente dos Estados Unidos. Lá nos EUA os estrangeiros não podem trabalhar de jeito nenhum salvo em alguns casos. Mas aqui podem, desde que a pessoa tenha o visto apropriado. O visto não é bicho de 7cabeças para conseguir, e tem vários tipos para várias finalidades. Basta você dar um pulo no site do DIMA e ler com calma para identificar qual se aplica ao seu caso. Dá trabalho, é burocrático, mas é possível e chega-se lá.

4) E quais são as principais situações de vistos para um estrangeiro trabalhar na Austrália? 

R.: Ah, tem um monte. Estudantes com cursos de mais de 3 meses de duração podem, pessoas portadoras de passaportes de países com o qual a Austrália mantêm acordos, podem retirar um Working Holiday Visa caso a pessoa se enquadre nos requisitos. Outra forma seria a pessoa conseguir um emprego numa empresa, e essa empresa garantir para a imigração através de uma carta de "Sponsorship", afirmando que precisa dessa pessoa e irá mantê-la empregada durante um certo período. Outra modalidade são para pessoas virem efetuar contatos comerciais, participar em feiras e eventos, tem até situação especial para médicos. Enfim, tem um monte de situações e vistos. Claro, que cada visto tem suas regras e limitações, mas basta seguir a burocracia necessária que acaba-se conseguindo. Só não trabalhe ilegal na Austrália por favor, porque as multas e as penas são severas, e ainda por cima eu me sinto desrespeitada e invadida, compreende?!

5) Dona Koala, é verdade que a Austrália esta com falta de mão de obra, e está recrutando gente no exterior? 

R.: Zzzzzz, Ops! Desculpa, dei uma cochilada...Mas respondendo...é e não é. Sim, a Austrália está precisando de gente gabaritada em algumas áreas, mas não em todas. Tem muita profissão que está em demanda no momento sendo mais gritante nas áreas médicas. Repare que eu disse gente gabaritada, profissionais com experiência relevante de trabalho, e não em qualquer profissão. Pessoas qualificadas e que tenham profissões e experiência em áreas em demanda, podem até mesmo se aplicar para uma Residência Permanente, e se aprovada, poderá ficar trabalhando e morando na Austrália para sempre. Zzzzzzzzz...

6) Ei dona, acorda aí ô!

R.: Sorry seu Brasuca, é que esse papo de trabalho me dá um sono.... me lembra quando a Preguicilda tava aqui, e a gente dormia, dormia, e dormia. Boa companheira aquela. Mas já despertei, pode fazer a próxima pergunta!

7) Dona Koala, escutei falar que um profissional estrangeiro para trabalhar em determinados cargos e profissões na Austrália, além do visto, terá que ter o reconhecimento dessa profissão por um órgão Australiano, retirar licenças, se inscrever em sindicatos de classe, etc. Isso é verdade?

R.: Como você bem frisou, para determinados cargos e profissões sim, mas não pra todas. Um Analista de Sistemas por exemplo ao trabalhar para uma empresa privada, provavelmente será aceito simplesmente mostrando um certificado de conclusão de um curso e de experiências profissionais obtidas. Mas para certas profissões como médicos, dentistas, e algumas na área de engenharia, pode ser compulsório que a pessoa faça cursos e testes aqui na Austrália, e além disso, registros nos sindicatos e órgãos de classe. Dá um trabalhão, mais não tem outro jeito. Na área Técnica, idem, idem, e um eletricista, encanador, ou mecânico da Inglaterra por exemplo, não poderá trabalhar sem uma averbação de qualificação australiana. Além disso, estes tipos de profissionais terão que obter uma licença de trabalho na prefeitura local. Zzzzzzz !

8) DONA KOALA, please!!! Só vou fazer mais 2 perguntas. Será que dá para acordar?! Bem, eu gostaira de saber quanto tempo em média, uma pessoa formada ou outra não formada conseguem um trabalho na Austrália?

R.: Que susto seu brasuca! Quase me mata de Infarto do mazurpiocárdio. Bem, a espera para uma pessoa formada que quer um emprego na área que se formou, é de mais ou menos de 3 meses ( falando bem ingles ne!) E isso se mandar uma média de 5 ou mais CVs por semana. Para estudantes não formados, e para trabalhos casuais, tem gente que consegue na primeira semana, e outros que levam muitos meses. Se a pessoa não procurar que nem eu,  ou tiver uma preguiça infindável de fazer qualquer coisa, não vai conseguir nunca. O tempo que leva prá conseguir emprego depende da experiência da pessoa, do Inglês falado e escrito, do tipo de trabalho,  insistência em procurar, sorte etc. Não dá prá falar com certeza. O melhor é sempre ter uma graninha extra para qualquer eventualidade, e não desistir quando levar um não,  ir à luta. Zzzzzzz!

Infelizmente não conseguimos mais acordar Dona Koala para a última pergunta, que é como fazer um Curriculum Vitae nos padrões Australianos. Mas se você estiver interessado(a), existe um Kit completo a venda por um preço muito bom da AUNZCV. O dito vem com muitas dicas, explicações, palavras chaves em Inglês, modelos prontos, e tudo mais que você precisaria para montar o seu. 

Trabalhadoras viraram estátuas após um dia duro de trabalho na Austrália
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.