Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Vistos:
  Tipos de Trabalho
  Leis Trabalhistas
  Trabalhar Legal
  Quanto Pagam
  Imposto de Renda
  Em Demanda
  Empregos Online
  Para Estudantes
  Trab-Problemas
  Working Holiday
  Trabalho F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Curriculum Vitae no estilo da Australia e Nova Zelandia

Como
Conseguir
Trabalho
na Austrália

  O Primeiro passo é sempre o mais difícil, pricipalmente tendo que despertar dos braços de Morfeu para a vida, com um sorriso nos lábios e uma escova de dentes na mão. Isto deve ser feito de preferência num sábado por volta das 6 da manhã, para que tão logo a Newsagent abra, você seja um dos primeiros à comprar o jornal ( o de Sábado é o que tem mais ofertas). Jogue tudo fora menos a parte de empregos, e leia usando leitura dinâmica. O telefone deverá estar ao seu lado a não mais do que um palmo de distância, e ao se deparar com o emprego dos seus sonhos, ligue usando velocidade da luz (deve ter isso no default do seu aparelho).

Uma estatística diz que na Austrália, o primeiro a ligar tem 95% de chances de pegar o Job, e quem telefona no dia seguinte, tem menos de 1%. Se o emprego solicitar para enviar um Curriculum, ponha um Vivaldi ou Sepultura no player e entre em transe profundo até que acabe o dito CV. Revise o que está escrito em inglês para ter certeza que escreveu School ao invés de Shcool, e despache pelo correio usando Fast mail (promete entrega em menos de 24 horas). Se a empresa aceitar por email melhor ainda, mas não se esqueça que os arquivos devem estar redigidos no MS World ou em PDF. Após o envio, certifique-se que seu Celular está com a bateria quase explodindo de tão carregada, e durante a semana não desgrude do telefone, nem para tomar banho. Se você receber um telefonema resposta, siga as instruções do dia e hora da entrevista ao pé da letra, e NÃO CHEGUE ATRASADO(A).

  Outras Dicas:

  • Para procurar emprego não anunciado, prepare o seu Curriculum (Résumé) ou escreva numa folha de papel um blá blá blá qualquer  do tipo (em Inglês, claro): Eu sou um estudante da Transânia, e estou necessitando muito trabalhar para ajudar nos livros. Sou pontual e trabalhador duro, sei fazer um pouco de tudo e posso aprender rápido, posso trabalhar tais dias e tais horas, blá blá blá.. Meu email e telefone para contato é tal. Saia batendo nas lojas, restaurantes, estabelecimentos comerciais, ou qualquer tipo de comércio que esteja aberto no momento, e entregue uma cópia para o gerente.

  • Se o empregador perguntar se você sabe fazer tal coisa, responda que sabe. Se não souber, diga que sabe alguma coisa e que está interessado(a) em aperfeiçoar (can do attitude). Falar que não sabe é o mesmo que dizer adeus ao emprego. Se o patrão depois te demitir por incompetência, pelo menos você faturou algum e adquiriu experiência em demissões prematuras.

  • Jamais, mas Jamais mesmo sente na frente do seu chefe, a não ser que seu trabalho seja do tipo infornauta, a ser executado de bruços, ou então seja convidado. Tão pouco se encoste em paredes ou mostre algum sintoma de cansaço, ressaca, gripe, hemorróidas, caco de vidro no pé, ou qualquer tipo de sinistro. O Australiano é do tipo morre de febre mas morre em pé.

  • Se foi procurar emprego e levou um NÃO, e se estiver mesmo afim do dito cujo, volte semanalmente e encha o saco do gerente. Os Australianos apreciam a insistência, e vêm isso como interesse legítimo. Claro que o bom senso deve prevalecer para não torrar a paciência do distinto empregador. Eu sei de um caso de 15 x 1, ou seja, a pessoa foi 15 semanas seguidas na locadora de filmes e acabou conseguindo a vaga de balconista. (a gerente botou a molengóide que estava lá para fora, tal o interesse da minha amiga).

  • Ande feito escravo com uma pasta cheia de Currículos pelas zonas comerciais da cidade, e Bata em todas as portas que poderiam oferecer algo para você fazer. Preste muita atenção nas vitrines de lojas, onde cartazes oferecendo vagas são exibidos, muitas vezes meio escondido. Se ver um deles, entre imediatamente e diga que está interessado no job. Só depois pergunte o que é para ser feito, quanto pagam, quantos quilos vai perder etc.

  • Não se esqueça que até mesmo para Bicos, os caras vão marcar uma Interview (entrevista). Como já falamos, não se atrase de jeito nenhum, senão é melhor pegar a rua da praia e passar o dia surfando.

  • De um trato em sua pessoa, vai bonito(a), cheiroso(a), roupas limpas e passadas, penteado chocante, barba feita, sovaco raspado, sem bafo de tigre louco, olhar desembaçado, etc. Se for para serviço de cozinha, não se esqueça de dar uma olhada debaixo de suas unhas. Mecânicos não são bem aceitos para trabalhar com comida.

  • Sorria sem horrorizar o empregador. O Australiano dá muito valor ao senso de humor, mas não abuse da alegria para não ser confundido com o Bozo.

  • Nem ave de rapina nem jumento - Não dê uma de bonzão, gostoso ou de rei da carne seca na frente do seu empregador. Os caras vão achar que teu galho tá crescido demais e vão te podar. Também não engula a língua ou solte-a falando um monte de besteiras que não têm à ver com o trabalho. Ser Smart-Casual (tipo escoteiro-sempre-alerta e obediente) é uma das melhores atitudes. Qualquer palavra NO do seu vocabulário deve ser substituída por um YES, assim demonstrando ser você uma pessoa positiva e otimista. Tenha em mente o quanto seu trabalho poderá ajudar à empresa, e não vice-versa. Exemplo: Ao invés de responder que não sabe fazer  tal tarefa, fale: "Yes, I think I can do this" ou "I can give it a go", (posso tentar ou vou tentar).

Como Conseguir - O truque para conseguir um trabalho na Austrália é o mesmo que em qualquer parte do mundo, e resume-se em assiduidade em procurar. O segredo está em não desanimar, e em não esperar, pois nada vai cair dos céus. Muitas vezes o problema está ligado a falta de qualificação do candidato em relação ao que o empregador deseja, e a única solução é a obtenção de tal qualificação através de estudos e cursos. Outras vezes, o problema está com a pessoa em si, que ainda não aprendeu o procedimento, exemplo: já testemunhamos muitas pessoas falarem - " me apliquei ontem para um emprego e agora estou esperando a resposta". Essa pessoa provavelmente não irá conseguir um trabalho tão cedo, e talvez em muitos meses. Em contrapartida, quem se aplicou para 4 empregos ontem, 3 hoje, 5 amanhã, e continuar se aplicando todos os dias, sem dúvida encontrará algo em muito breve. Se depois de algum tempo não conseguir nada, o melhor é mudar a área de atuação ou o enfoque do cargo pretendido, pois provavelmente o setor está saturado para aquela função ou naquela época não tem demanda, ou mesmo as suas qualificações não são suficientes para aquele trabalho. Uma revisão no seu CV tambem é um fator importante.

Nota: Não deixe de fazer uma lista dos empregos e telefones onde se aplicou, pois assim se ligarem você não se confunde de onde foi).

Uma outra coisa que facilita a obtenção de um Emprego na Austrália são as Referências Profissionais e experiências de trabalho na Austrália (importantíssimo). Você deve procurar apresentar no mínimo 2 referências profissionais, ou o seu Curriculum pode nem ser olhado pelos empregadores. Isso dificulta muito a vida de quem está chegando ao país, ou para quem ainda não teve a primeira experiência profissional na Austrália. De qualquer forma, sua experiência em seu país de origem bem como cartas de referências de empresas que você trabalha ou trabalhou, podem lhe ajudar na obtenção de um emprego. Só não se esqueça de traduzi-las para o Inglês. Se você não teve nada disso, e estiver estudando num curso na Austrália, pergunte ao professor se ele poderia ser uma de suas referências. Em 99% dos caso a resposta será afirmativa. 

Curriculum Vitae na Austrália são chamados de "Résumé" (com acento nos dois "e"), e são redigidos de forma diferente que outros países (exceto Nova Zelândia).  A apresentação de um Curriculum no Estilo Australiano pode ser a grande diferença entre ser convocado ou não. 

AUNZCV  vende modelos de templates tanto de currículos, como de cartas de apresentação, além de mil dicas, tais como palavras chaves em Inglês, dicionário de profissões, e muito mais. Tudo o que você tem a fazer, é seguir as instruções para montar o seu próprio CV e enviar para o empregador. O Kit foi bolado de forma que mesmo uma pessoa que não saiba muito inglês, possa montar um bom CV.  Você irá receber todo o material online. Clique aqui para saber mais.

Nota: Para quem prefere procurar trabalho pela Internet, nesse tópico de trabalho tem uma página chamada empregos online com links para muitas agências de empregos Australianas.

Carácoles a entrevista! Esqueci que é horário de verão!
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.