Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Vistos:
  Tipos de Trabalho
  Leis Trabalhistas
  Quanto Pagam
  Imposto de Renda
  Como conseguir
  Em Demanda
  Empregos Online
  Para Estudantes
  Working Holiday
  Trabalho F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Curriculum Vitae no estilo da Australia e Nova Zelandia

Problemas
para trabalhar
na Austrália

   Não é só a obtenção do visto apropriado que pode ser considerada um problema para se trabalhar na Austrália. Na verdade o visto não é problema, pois a coisa é basicamente burocrática e pode ser conseguido de várias maneiras para diversos fins.

O que pega mais, é a falta de licenças para poder realizar a maioria dos trabalhos, e que cada vez mais pedem diferentes qualificações aos aplicantes. Governos e prefeituras também regulam muitas profissões como por exemplo, um encanador registrado em Queensland, não pode trabalhar no estado de New South Wales, salvo se a pessoa se cadastrar lá também pagando a taxa anual. Da mesma forma que um eletricista formado na Inglaterra terá que efetuar um pequeno curso para se adaptar as normas australianas, e tirar uma licença de trabalho na prefeitura. A maioria das profissões são regulamentadas na Austrália, com algumas exceções ligadas a indústria de Hospitalidade, ou seja, cozinheiros não são obrigados a terem cursos de chef (mas é altamente desejável pelos contratantes), na indústria de IT, onde para varios setores o conhecimento e a experiência é que valem (mas os cursos específicos são altamente valorizados) e também no comércio varejista, onde para ser um vendedor de loja, a atitude profissional e a lábia ainda contam mais pontos. Qualquer outra coisa que você quiser fazer, principalmente a nível de serviços, terá que ter ou uma qualificação profissional, e em muitos casos, registros e licenças cabíveis.

Nota: Muitos cursos Universitários e Diplomas Técnicos feitos na Austrália oferecem no fim do curso (se terminado com sucesso), a oportunidade de ser reconhecido pelo sindicato da Austrália e poder trabalhar na profissão, o que é uma das grandes vantagens de estudar aqui, pois além de tudo se aprende o jeito que se faz e trabalha na Australia, e é bastante valorizado pelos empregadores. 

Sindicatos e Uniões de classe sempre foram muito fortes no passado, e a Austrália já foi considerada o país mais burocrático do mundo na área trabalhista. Apesar de terem perdido um tanto da força por causa de novas leis que desobrigaram ao empregado em se filiar aos sindicatos, uniões, etc os ditos ainda exercem grande poder como reguladores em áreas chaves. Por isso tudo ainda é muito burocrático. Médicos, Dentistas, Advogados, Contadores, e outras profissões consideradas "top dolar", ou de grande importância econômica para a Austrália, irão requer um monte de cursos, registros, reconhecimentos, e afiliações, para algum estrangeiro exercê-las aqui. É tudo burocracia, do tipo chata, mas é assim que a coisa funciona. Tem que respirar fundo e não desanimar, e fazer tudo o que os caras pedem.

Não adianta ser um Piloto de foguete, pois se quiser fazer um trabalho de estoquista na Austrália, e tiver que acionar uma simples empilhadeira, terá que ter uma licença própria para operá-la. Isso só se consegue depois de ter efetuado o cursinho e ter passado no teste de dirigir empilhadeiras. É simples e regrado. Muitas dessas exigências têm uma única origem: chama-se Responsabilidade Civil.

A Responsabilidade Civil, (entenda como processar alguém) vai sempre cair num seguro. No caso acima da empilhadeira, se o operador enfiar sem querer, o garfo da dita na perna de um companheiro de trabalho, e não for habilitado para conduzi-la, a primeira coisa que irá acontecer é o seguro cancelar a apólice da empresa, e a mesma ter que pagar hospital, perdas e danos etc do próprio bolso, afinal, porque a empresa contratou um funcionário não qualificado para o cargo? Outro exemplo, nos restaurantes,  caso uma pessoa passar mal com a comida, esta poderá receber indenizações. Por isso uma nova lei obriga que pelo menos uma pessoa no estabelecimento tenha um curso de Higiene e manuseamento de comida. Além disso, todas as instalações são supervisionadas por um oficial da saúde, pois caso contrário a seguradora pula fora, e sem seguro a prefeitura não dá o alvará de funcionamento. Mais um exemplo: Se eu por conta própria sem ser eletricista, mas mesmo entendendo do assunto, fizer uma instalação na minha casa e ela pegar fogo, o seguro simplesmente não pagará os danos e ainda por cima o caso poderá parar na corte, com possíveis consequências criminais. Só um eletricista registrado e licenciado para tal poderia efetuar a instalação. Até para Baby Sitter estão pedindo no mínimo um curso de primeiros socorros e o Blue Card para se lidar com crianças ( tipo um nada consta da polícia). Empresas de limpeza ao invés de contratarem um funcionário, estão terceirizando e contratando profissionais sem vínculos empregatícios, ou seja são pessoas jurídicas, registradas com um ABN (registro de empresa ou para autônomos) que tem a sua própria "liability Insurance" (seguro de responsabilidade civil). Sendo assim, se você quebrar o vaso chinês da madame, o problema é seu e não da cia que te contratou (entenda como faxina terceirizada).

O excesso de regulamentação é chato e custa grana, mas ao mesmo tempo é a única maneira de organizar e disciplinar o trabalho profissional (além de proteger o seu investimento na profissão). Por isso saiba que ao pensar em trabalhar na Austrália, muitas das coisas que você pensou em fazer, provavelmente terão algum tipo de regulamentação. A boa notícia, é que muitas dessas qualificações para trabalhos simples, na maioria das vezes são conseguidas facilmente através de cursinhos, e que dependendo da tarefa, podem ser feitos rapidamente num fim de semana com baixo custo (e assim se abrem oportunidades para muitos outros trabalhos e ganhos maiores). Trabalhos sem qualificações, sobram apenas empregos do tipo garçon, descascador de batatas, botar e tirar mesa de restaurante etc. Coloque todas as qualificações feitas na Australia com destaque no seu Curriculum Vitae, isso pode fazer muita diferença na hora de ser selecionado.

Luizão e amigos pegaram um monte de caranguejos, mas depois descobriram que se vendessem no restaurante da esquina, poderiam ser presos e multados, pois não são licenciados para a pesca comercial.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.