Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Vistos:
  Leis Trabalhistas
  Quanto Pagam
  Imposto de Renda
  Como conseguir
  Em Demanda
  Empregos Online
  Para Estudantes
  Trab-Problemas
  Working Holiday
  Trabalho F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Curriculum Vitae no estilo da Australia e Nova Zelandia

Tipos de
Trabalho na
Austrália

   Na Australia existem várias modalidades diferentes de trabalho, todas extremamente cansativas, e só de pensar no assunto, me dá uma preguiça infindável. Mas como o interessado é você e não eu, vou fazer esse esforço descomunal em explicar tudinho, afinal, o seu imposto trabalhando na Austrália poderá ajudar a garantir minha aposentadoria.

O Chamado Trabalho Casual é a modalidade mais usada pelos empregadores pelo fato que à partir de 3 meses de contrato, e tendo o trabalho mais de 40 horas semanais, o empregador teria que pagar um monte de garantias trabalhistas. Sendo assim, você irá encontrar os jornais recheados de anúncios para Empregos Casuais, principalmente na indústria de Hospitalidade e Turismo, em Restaurantes, Take-Aways e Hotéis. É melhor ter 2 Chefes de Cozinha trabalhando 25 horas por semana cada um, do que um único chefe trabalhando 50 hs. Além do salário e dos encargos, iria acarretar no pagamento de 10 horas extras (100% se for num Domingo ou feriado). Ainda por cima, se o chefe sofrer de hemorróidas ou dores lombares, o outro pode ser convocado para cobri-lo, segurando assim o pepino (dele). O problema do trabalho Casual, é que a pessoa fica à mercê do dia e hora que o patrão chamar (shift work) e não tem nenhuma garantia do número de horas que irá trabalhar por semana, além das férias não serem pagas, mas é tem direito a superannuation. Tanto o trabalhador quanto o empregador pode interromper o trabalho a qualquer hora.

O Trabalho Part-Time na Austrália é cada vez menos oferecido e anunciado, tem que ser menos de 40 horas e se confunde um pouco com o Casual. Umas das diferenças é no horário e os dias já serem pré-estabelecidos, além de ter um contrato ( com obrigações e direitos) e sendo as férias remuneradas. Os órgãos do governo são os que mais empregam no sistema, mas tem muita loja que por economia, também está adotando este estilo, contratando pessoas só para as horas de pico. O part-time em geral o salário é menor que o Casual, por causa dos direitos trabalhistas e garantia do contrato. Os intervalos só existem se passar de 6 horas de trabalho contínuas.

O Trabalho Full-Time na Austrália, responde pelos outros 50% do mercado, com um mínimo de 40 horas semanais, e incorre no pagamento de horas extras, férias, e superannuation, que é como um fundo de garantia por tempo de serviço. A legislação permite contratar a pessoa nos primeiros 3 meses como Casual, e se o trabalhador corresponder com as expectativas, então vira Full-Time. Tem gente que começa como Casual, e depois não quer virar Full-Time, pois o Casual por lei, tem que pagar mais que o Full-time (pelo fato do casual não ter garantias). Qualquer tipo de trabalho acarreta no pagamento de imposto de renda relativo às horas e granas recebidas. 

Nota: Nos trabalhos Full-Time, o trabalhador Australiano goza de 15 minutos de descanso pela manhã, 30 minutos para o almoço, e outros 15 minutos durante a tarde. A hora do almoço é chamada de Lunch Break e as outras de Smoko Break ou simplesmente Break. Smoko vem de Smoke, que quer dizer a hora do cigarro, de um café ou chá. Em zonas industriais existem Vans que vendem sanduíches e tira gosto prontos na porta da fábrica ou loja, e são chamadas de Smoko Van (elas badalam um sininho pra avisar que chegaram).

Cash in Hand são os trabalhos pagos com dinheiro vivo, e dependendo do empregador efetuar ou não o registro e pagar os impostos, pode ser considerado ilegal. Neste caso, passível de processos de sonegação fiscal e multas pesadíssimas. Essa modalidade é usada normalmente por imigrantes com situação irregular na Austrália, e é combatida e punida com penas rigorosas para os infratores, incluindo cadeia e deportação.

Self Employed é como chamam pessoas como eu, que trabalham escrevendo bobagens para os outros lerem. Quer dizer, trabalham por conta própria, e são donas do próprio negócio. Não tem dia e hora para trabalhar, mas se não trabalha também não ganha nada, que nem eu. É preciso ter um ABN number, e qualquer pessoa pode abrir un negócio, mesmo sendo um estudante internacional. Tem que prestar contas com o ATO, fazer a contabilidade ou contratar um contador. ( Estudantes Internacionais podem abrir um ABN e trabalhar por contra propria na Austrália, contanto que teoricamente não passe das 20 horas semanais)

Husband & Wife: Como diz o velho ditado, "Em negócios de marido e mulher, ninguém mete a colher", e é exatamente isso que é. Um negócio, normalmente uma loja comercial, tocada por marido e mulher com eventual ajuda de um dos filhos pentelhos, que querem ganhar muito trabalhando só meia hora pra ajudar (e ainda acham que fizeram muito na loja). Essa modalidade é muito popular dentre famílias australianas que ao dispor de uma economia, mandam os chefes às favas, e passam à ralar em família. Muitos crescem e são felizes para sempre, outros se arrependem amargamente do dia que viraram lojistas, e a coisa acaba até mesmo em divórcio e ruina financeira.

Shift Work (não confundir com Shit Work) abrange todos os tipos mencionados acima, e a expressão quer dizer "Turno de Trabalho". Trocando em miúdos, a pessoa pode ser contratada por uma empresa para trabalhar segunda à noitinha até de madrugada, depois na terça de manhã até tarde, na quarta de manhã de novo, e por aí vai. O melhor é quando anunciam "Regular Shift" pois aí tem-se a certeza que se vai trabalhar todos os dias no mesmo horário, e não na loucura do "Alternated Shift". Esse é de entortar poste, e vira a vida da pessoa de cabeça para baixo. Nunca se sabe se se deita para dormir ou para descansar, pois o chefe pode chamar à qualquer momento do dia ou da noite. Mas se você explicar, e mostrar o seu time table, as empresas aceitam os horários com outros compromissos da pessoa (tipo horário da escola). Um exemplo de empresa que adota esse sistema de shift work são os Cassinos, que funcionam 24 horas. Em geral pagam bem, mais é coisa pra Leão.

As Metermaids, são nossas trabalhadoras Casuais prediletas. Elas patrulham alguns estacionamentos na Gold Coast, colocando moedinhas nos parquímetros, pois assim você pode fazer suas compras com calma, sem pensar em ser multado(a). São bancadas pelos comerciantes locais, sendo que o trabalho e o uniforme delas são bem atraentes como pode-se ver na foto. 

Google Web Portal

 

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.