Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Onde Ficar
  Agências Imóveis
  Alugar Imóveis
  Comprar Imóveis
  Au Pair
  Albergues
  Bed & Breakfast
  Farmstay
  Homestay
  Hotéis e Motéis
  Para Estudantes
  Para Turistas
  Para Imigrantes
  Dicas Gerais
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Camping na
 Nova Zelândia

PARTE A: CARAVAN PARKS

 Os Caravan Parks na Nova Zelândia são os melhores lugares para ficar se for viajar em uma Motorhome ou Campervan. Além disso, se você estiver procurando um local com infra-estrutura para acampar, é dentro de um Caravan Park que vai achar. Caravan Parks tem esse nome devido a Caravan, ser o nome usado para definir um trailer rebocado por um carro, com facilidades dentro, tais como camas, mini cozinha, etc Também uma  Caravan significa Caravana, onde pessoas estão viajando em grupos ou sozinhas e acampam em um determinado ponto do trajeto para pernoitar. Isso era antigamente, mas o nome pegou, e assim esta sendo usado até hoje. Um Caravan Park, e uma espécie de camping metido a besta que evoluiu para as exigências do mercado nos dias de hoje, e conta com áreas para acampar, áreas para motohome, para Campervans, para Campers, e ainda por cima oferece cabines( pequenos chalets) , alguns com 2 quartos e opção de de alto luxo.

 Caravan Parks oferecem completa infra-estrutura, com banheiros masculinos e femininos, chuveiros de água quente, cozinhas comunitárias, churrasqueiras elétricas, salas de jogos e TV, lavanderia com lavadoras e secadoras operadas por moedas, enfim, tudo para sua conveniência, além de ser ultra bem cuidado. As instalações são tão limpas, que é difícil acreditar que se esteja em um lugar de uso coletivo, as vezes, mais limpas que a casa de muita gente que conheço. O melhor de tudo é que o custo é barato, em média NZ$ 16 por pessoa por noite, num espaço com energia elétrica (powered site). É bastante popular entre Turistas Internacionais mas também muito usada pelos Neo Zelandeses como opção econômica de hospedagem.

Veja abaixo as principais variações que um Caravan Park acomoda:

Motorhomes são a última pedida entre a galera da terceira idade na Austrália, que ao se aposentar, vende a casa e cai na estrada. São os chamados de "Grey Nomads" por causa dos cabelos brancos ou cinzas. Muitos deles não querem saber de deixar herança para os filhos, e resolvem aproveitar a vida livre sem compromisso até o dia que chamarem para visitar o céu. Motorhomes também são usados pela galera nova, principalmente por famílias viajando em grupos ou com amigos. No Caravan Park, cada um recebe um lote de terreno, em frente a uma pequena plataforma de concreto onde arma-se mesas e cadeiras, além de puxar um toldo para se proteger do sol. Normalmente existe coneo de eletricidade no local (powered site), o que possibilita o uso de aparelhos elétricos dentro do veículo. Possuem em entre 4 e 6 camas, sendo uma para casal. Existem vários tipos e modelos tanto para alugar, que em média custa NZ$ 150 por dia (alta temporada), ou para comprar, por mais ou menos NZ$ 40 mil (a da foto acima). Os preços variam pelo tipo de veículo, ano, instalações, etc....

Campervans são as preferidas por casais ou duas pessoas viajando sem filhos, ou no máximo com um filho pequeno. No Caravan Park, usam o mesmo tipo de espaço e instalações que a Motorhome, e pagam o mesmo valor por pessoa. A vantagem da Campervan sobre a Motorhome, é que por ser a Campervan menor, é mais fácil lidar em estradas estreitas e sinuosas, bem como gasta bem menos combustível, mas em compensação, o conforto é mais limitado. São oferecidas em vários tamanhos, e em modelos completamente adaptados, que chagam a hospedar até 4 pessoas. Para alugar, custa a partir de NZ$ 80 por dia, e pode chegar até NZ$ 120 na alta temporada. Possuem quase as mesmas instalações que uma Motorhome, só que tudo em miniatura. Para comprar, encontra-se a partir de NZ$ 3.500 (com mais de 10 anos de uso) e por uns NZ$ 20 mil, uma nova.

Cabins são as cabines oferecidas em qualquer Caravan Park. Possuem geladeira, fogão em tamanho normal, além de microondas, cafeteira e torradeira elétrica. Chegam a acomodar até 8 pessoas, e são classificadas da seguinte forma: "Ensuite" possuem banheiro e chuveiro dentro, e as " No Ensuite", não tem banheiro, e são mais baratas. Existem também as chamadas " On Site Vans" que são trailers pertencentes ao Caravan Park, onde pode-se hospedar por mais barato ainda, porem o espaço é bem menor, com camas e uma pequena mesa, mas sem cozinha e banheiro. A diária de uma ensuite sai em média NZ$ 60 para 2 pessoas (pessoas extras pagam mais ou menos NZ$ 15 por noite até a lotação máxima de camas no quarto. A "On Site Van" custa um pouco mais que a metade da "Ensuite".

Camping tem sua área própria dentro de um Caravan Park, e sendo que os locais são demarcados e numerados na maioria deles. São oferecidos em sites com ou sem energia elétrica. Também existem sites onde água corrente é fornecida em torneiras, normalmente divididas entre dois barraqueiros. Custa a partir de NZ$ 12 por pessoa, sendo que em Powered Sites a diária chega a NZ$ 16 por pessoa.

 A maioria dos Caravan Parks aceitam residentes permanentes (long term) que são acomodados em verdadeiras casa, construídas em extensões de um trailer ou ensuite. Essas casas são negociadas em torno de NZ$ 30 a 40 mil, e o morador paga um aluguel semanal pelo espaço, valor aproximado de NZ$ 80. Na alta temporada, é sempre bom ligar antes para o Caravan Park para efetuar a reserva (booking). Sem dúvida, são uma das melhores opções de viagem barata e com conforto na Nova Zelândia.

PARTE B: AO RELENTO

 Acampar ao relento (em locais públicos) seja em tenda ou viajando de Campervan ou Motorhome, é bastante tranquilo e seguro na Nova Zelândia. O único cuidado que se precisa ter, é ver se existe alguma placa dizendo o contrário, ou se você não está invadindo o terreno de alguém sem permissão. Nas cidades, não se pode acampar nos parques públicos, mas para quem estiver viajando em Campervan ou Motorhome, pode-se estacionar o carro em uma vaga, e usar as limpíssimas facilidades públicas dos parques, como churrasqueiras elétricas, banheiros com pias, etc...Em locais isolados, montanhas e praias, também é preciso ver se há alguma restrição, principalmente se for em Parques Nacionais, onde um "ranger" poderá lhe informar sobre as condições de camping. Normalmente é cobrado uma contribuição simbólica para a manutenção do dito parque. Resumindo, onde não houver placas dizendo que não pode, e desde de que não entre numa propriedade privada (o que pode acarretar um processo), de resto, qualquer lugar que não seja dentro de uma cidade, teoricamente pode acampar. Em caso de dúvida, você pode dar uma passadinha na prefeitura (Council) ou num posto de informações turísticas ("i"Tourist Information) e perguntar. Tanto um quanto o outro, tem interesse que você pague por um local adequado, mas muitas vezes eles dão a informação que precisa, ou pelo menos um local público que seja grátis.

 Pernoitar em Áreas de Descanso em beira de estradas, seja em tenda ou viajando de carro, é outra opção bastante usada por viajante para pernoitar. Muitas possuem facilidades como banheiro e churrasqueiras, bem como mesas e bancos para comer ou papear. Em qualquer local ao relento que for dormir, procure não tocar em nada da natureza ao redor. Se precisar de lenha para fazer uma fogueira, cate somente galhos secos encontrados no chão, e não desmate áreas para se estabelecer. Não enterre o lixo, e sim leve-o consigo para deposita-lo na primeira lata de lixo pública que encontrar. Não deixe nada no local a não ser recordações, e não traga nenhum souvenir a não ser as fotos que tirou.

Nota do autor: Durante os meses de inverno (e mesmo fora deles), a temperatura durante a madrugada pode abaixar de Zero Graus. Roupas e sacos de dormir térmicos, se fazem necessários. Não são do mesmo tipo dos fabricados no Brasil, pois esses são fabricados para as condições climáticas da Nova Zelândia. Muitas lojas de Camping, e também grandes lojas nas principais cidades como o "K-Mart", vendem esse tipo de produto por preços bem razoáveis, inclusive com indicação do nível de proteção térmica. No mais, divirta-se e aproveite, porque a Nova Zelândia tem as paisagens mais espetaculares do mundo para essa modalidade de viagem e acomodação.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.