Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Onde Ficar
  Agências Imóveis
  Alugar Imóveis
  Comprar Imóveis
  Au Pair
  Albergues
  Bed & Breakfast
  Camping/Caravan
  Farmstay
  Homestay
  Hotéis e Motéis
  Para Estudantes
  Para Turistas
  Dicas Gerais
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Acomodação
p/ Imigrantes
na Nova Zelândia

Pessoas que estão imigrando para a Nova Zelândia (conseguiram o visto de residência permanente) normalmente passam por um período de descobrimentos e adaptações até entender direito como o sistema imobiliário funciona por lá. Para acelerar esse entendimento, e com a experiência obtida (nossa e de amigos que imigraram), vamos relatar os principais erros e acertos que consideramos importantes saber...

 Para onde ir ao chegar? - Quem não tiver algum tipo de guarita, como a casa de um amigo ou parente, vai ter que arranjar um local para se instalar provisoriamente após a viagem, até conseguir se organizar (abrir conta bancária, comprar carro, etc) para então partir para um aluguel ou compra de um imóvel. Achamos o Motel a melhor opção para o período, com a vantagem de poder barganhar com o proprietário, um preço melhor para uma estadia mais longa. Em nosso caso ficamos 30 dias, negociados de NZ$ 70 para NZ$ 45 a diária, para uma família de 4 pessoas.

À partir desse estágio, temos dois tipos de casos. O primeiro para quem quer alugar, e o segundo para quem quer comprar um imóvel na NZ....

 Para os que querem alugar uma casa ou apt, seja para primeiro estudar a localização, o bairro, ou a cidade, ou para os que não estão em condições financeiras no momento de entrar em uma "Mortgage". Um passo importante é ter referências para apresentar ao Real Estate. Aí existe um impasse, pois como estamos chegando, como poderíamos apresentar referências de que já alugamos um imóvel no passado na Nova Zelândia, e pagamos direitinho? Referências do seu país de origem, traduzidas podem ajudar, mas o que eles estão interessados mesmo, são referências na NZ. Nós resolvemos esse problema de duas formas, a primeira foi pedir ao Motel uma carta comprovando que permanecemos hospedados lá por 30 dias, e pagamos todas as diárias, além de que deixamos a habitação em perfeito estado, sem danos etc... A segunda, foi anexar um extrato da nova conta bancária na NZ, mostrando que tínhamos uma reserva financeira para fazer frente ao preço do aluguel. Não sei dizer qual das duas falou mais alto, mas o fato foi que fomos aceitos pela imobiliária, e assim alugamos uma casa. Leia mais sobre como alugar uma acomodação na nossa página Alugar Imóveis.

Para os que querem comprar um imóvel, a coisa se divide em dois casos distintos: No primeiro a pessoa tem toda a grana na mão, e não vai necessitar de empréstimo bancário. Nesse caso basta escolher o imóvel, e passar pelos trâmites legais de transferência de propriedade etc...sem problemas. No segundo caso, a pessoa precisaria de um financiamento bancário, a tal da mortgage, mas acontece que sua história de crédito na Nova Zelândia é inexistente, o que dificulta o empréstimo pelo banco. De qualquer forma, existe como contornar a situação de duas maneiras: Uma, seria conseguir um emprego, que obviamente daria para pagar o empréstimo e mais o básico de vida. Uma carta do empregador garantindo seu trabalho por um determinado período, poderá ser aceita como garantia de pagamento pelo banco. Outra opção é o quanto de poupança você tem no bolso. Os bancos financiam no máximo 90% do valor do imóvel, ou seja, vai ter que ter 10% em caixa para dar como depósito da entrada. Mas no caso de ter algo em torno de 50% do valor total, e der como entrada, o banco pode lhe conceder um empréstimo mesmo sem emprego, pois afinal, se não pagar ou atrasar muito as prestações, o banco pode acionar a hipoteca e lhe tomar o imóvel, e você perder os 50% depositados. Claro que se pode num caso desses, renegociar com o banco um reescalonamento de prestações, ou até mesmo colocar a casa no mercado para venda, e assim pagar ao banco, mas o imóvel terá que ter tido valorização no período, ou ainda vai ficar devendo dinheiro ao banco. Leia mais sobre comprar imóveis na Nova Zelândia.

Analisando nossa situação, com o tempo descobrimos um grande erro que cometemos, que foi o de alugar por muito tempo (quase dois anos) ao invés de no segundo mês, partir para a compra. Nesses dois anos, o valor dos imóveis aumentaram em 20% ao ano, e ao invés de estarmos pagando pela nossa própria casa, estávamos dando dinheiro a fundo perdido. Guardamos uma boa parcela que seria para a casa, para abrir um negócio, mas só depois descobrimos que na Nova Zelândia, os negócios não faturam líquido o mesmo que um imóvel valoriza. Afinal, esse é o investimento número um na Nova Zelândia (o que descobrimos tardiamente). Nessa brincadeira, perdemos ou deixamos de ganhar cerca de 50 mil dólares, que foram parar no bolso do proprietário. Por isso para você que esta imigrando, quanto mais cedo você comprar a casa própria, melhor, mas pesquise sobre o assunto e área da cidade e  tenha certeza que seu trabalho vai poder dar conta das prestações. A qualquer momento, com a valorização que o imóvel tiver, poderá até mesmo vendê-lo, pagar de volta ao banco, e ainda ter aumento de patrimônio, com lucro no bolso. Vivendo e aprendendo.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.