Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Diversos
  Artigos Diversos
  Cassinos e Loterias
  Clima da N.Zelândia
  Desastres Naturais
  Dicas Gerais
  Dicas Femininas
  Dicionário KIWI
  Fauna da N.Z.
  Flora da N.Z.
  Info-úteis
  Jornais Online
  Surf na N.Zelândia

 

 

Link Patrocinado

Animais
Perigosos 
na Nova
Zelândia

O país das longas nuvens brancas é afortunado nesse sentido, e por incrível que pareça não tem quase nada de venenoso na terra. Não tem cobra, escorpião, crocodilos, ou qualquer outro bicho perigoso. Os únicos animais que podem levar uma pessoa a requerer atenção médica, é a aranha Red Back (prima da Viúva Negra - foto acima), ou picada de vespas ou abelhas caso a pessoa seja alérgica. As demais aranhas não são venenosas, e as espécies de abelhas presentes na Nova Zelândia são do tipo calminhas. Já as Red Backs preferem a Ilha do Norte por ser mais quente. Não são agressivas, e tem o tamanho da unha de um dedo polegar, mas se a pessoa sentar em cima de galhos secos ou pedras, onde se note a presença de uma teia fina, parecida com um tufo de algodão, é sinal que uma delas mora por ali. A picada não mata adultos ( a não ser que sejam várias aranhas), mas pode ser perigosa para crianças pequenas. Ou seja, você pode andar pelo mato, fazer caminhadas por florestas, parques nacionais etc, que nenhum bicho vai te morder ou picar a não ser uma meia duzia de mosquitos, e mesmo assim vão ter que estar usando casaco.

Já no mar tem bicho de dentes longos, mas os ataques de tubarões não são frequentes, e as estatísticas de vítimas muito baixas. Talvez seja pela água fria e pela pouca quantidade de gente que frequenta as praias (principalmente no inverno). O White Pointer ou Tubarão Branco é o mais perigoso, e só morde quando fecha a boca. Podem representar algum perigo para surfistas, que com a roupa de borracha, parecem uma apetitosa foca (principalmente quando usam touca ou capuz). Mas mesmo para os surfistas, os ataques são muito raros (mergulhadores são as maiores vítimas). Registros de ataques de tubarão no Brasil são bem maiores que os da Nova Zelândia. No mar também tem o peixe pedra, que é venenoso mas prefere águas mais quentes, e por isso a quantidade não é grande. Se pescar um peixe pedra corte a linha e não tente tirá-lo do anzol. Tem também a Lula Gigante perto de Kiakoura, que mede entre 8 e 15 metros de comprimento, mas essa só come peixes e filhotes de baleia, e jamais viram uma, à nao ser morta na praia. Não há registro de ataques de lulas gigantes além daquela história das 2.000 Leguas submarinas, ou será 20.000.

Curiosidade: A Kea é uma espécie de papagaio alpino, e ninguém sabe por que cargas d'agua esse bicho se viciou em borrachas de automóvel. Virou um dependente químico, que gosta das borrachas seja do para-brisas dianteiro, traseiro, ou do espelho retrovisor. A Kea deve fazer cocô elástico, pois bastou estacioar o carro, que a ela já está lá. Também não tem preferência por marca, modelo, ou ano de fabricação, come todas as borrachas de todos os automóveis, além das motorcicletas de sobremesa. Felizmente (ou infelizmente para os esquiadores) a Kea prefere as borrachas geladas, e por isso são facilmente encontradas nas estações de esqui, tanto na Ilha do Norte quanto na do Sul. Fora isso ela não faz nada de mais, a não trazer alegria aos comerciantes e especialistas em frisos de borracha do setor automotivo. O departamento de conservação pede para não oferecer alimento às Keas. (Talvez um pneu eles deixem, mas tem que perguntar).

Como você esta vendo, a Nova Zelândia é uma terra e um mar de rosas, (exceto pelos dentuços e popozudas vermelhas) e os perigos estão mais relacionados ao ser humano do que aos animais. Peido de ovelha, a Kea, e o Inverno, as vezes incomodam mais. Leia mais sobre animais da Nova Zelândia na página de Fauna

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.