Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Diversos
  Artigos Diversos
  Animais Perigosos
  Cassinos e Loterias
  Clima da N.Zelândia
  Desastres Naturais
  Dicas Gerais
  Dicas Femininas
  Dicionário KIWI
  Flora da N.Z.
  Info-úteis
  Jornais Online
  Surf na N.Zelândia

 

 

Link Patrocinado

Fauna da
Nova Zelândia

A Fauna na Nova Zelândia não é muito variada, mas possui animais únicos no mundo como o Kiwi (foto), cujo nome passou a ser uma espécie de codinome da própria população. Um Kiwi não voa porque simplesmente quase não tem asas, e por muito tempo se pensou que se tratava de um mamífero. Kiwis tem cabelos em vez de penas, e desenvolveram pernas bastante fortes para que possam caminhar e correr pela vegetação sem problemas. Detestam a luz do dia, sendo animais noturnos que por pouco não enfrentaram a extinção como a Moa, uma espécie de Kiwi gigante que chegava a 3 metros de altura. Kiwi não tem predadores, pois até ser descoberto não existiam mamíferos na Nova Zelândia, que foram introduzidos pelos Polinésios e Colonizadores.

Os principais predadores dos Kiwis são pássaros, como águias e falcão, mas o Kiwi desenvolveu extrema habilidade em proteger-se na mata fechada, inclusive pelo fato de viver de noite, diminui as oportunidades de ser vistos por outros animais. Com o início da colonização, florestas foram tombadas, e por isso a fragilidade do Kiwi à ataques por predadores aumentou, quase levando-o à extinção. Kiwis não se defendem com o bico, mas sim com as patas, que são afiadíssimas. O bico é usado para pegar-se num ramo, enquanto desfecha uma potente patada contra o adversário. Kiwis são super agressivos, e não se pode pegar um na mão sem que se sofra cortes profundos, além de bicadas. Na mata, um Kiwi protege tanto seu território que é capaz de perseguir um humano, e a potência da investida impressiona qualquer um. Ele vem como uma locomotiva, emitindo sons como gritos. Existem 5 espécies diferentes de Kiwis, um mais negro, outro marrom, um maior, outro menor etc. O Kiwi também passou a ser um dos símbolos de Nova Zelândia, pois evoluiu lá e so é encontrado na NZ, tanto na Ilha do Norte quanto na do Sul, e até inspirou o nome da fruta kiwi, por causa da casca peluda.

Possum ou Opossum é um dos mamíferos que vivem na Nova Zelândia que foram introduzidos pelos Polinésios trazidos como fonte de alimento para grandes viagens. Como se reproduz muito rápido e não tem predadores na Nova Zelândia, virou uma verdadeira praga, comendo plantações, causando grandes prejuízos aos fazendeiros e quase causando a extinção do Kiwi pela destruição de seu habitat. A infestação chegou a tal ponto, que o governo chegou a pagar um dolar para cada possum que alguém matasse. Inclusive lojas, passaram a produzir e promover artigos como casacos e bolsas, com o pelo do Opossum (que é macio). Na Austrália, o Possum é protegido, mas lá ele tem predadores como cobras, coisa que na Nova Zelândia não acontece.

A Tautara é um animal só encontrado na Nova Zelândia. É um réptil, cuja descendência vem de 225 milhões de anos atrás, ou seja, da época dos dinossauros. Por isso é considerada um "fóssil vivo". Não obstante, encontra-se protegida e corre risco de extinção, pois a total população estimada não chega às 100 mil criaturas. É muito vunerável a predadores, sendo a própria espécie um deles, onde machos adultos comem ovos e filhotes. Os ovos também são atacados por gaivotas e pássaros, e por eles se procriarem lentamente, o número que nasce é menor dos que morrem. Vivem cerca de 100 anos e têm o sangue frio. São encontradas principalmente em Ilhas pequenas nas baias de Nova Zelândia. O prato principal da Tautara são insetos e grilos.

Outros animais da Nova Zelândia

Kea é uma espécie de papagaio que vive nos Alpes (principalmente nos da Ilha do Sul). Adora comer borracha e friso de automóvel. Passa dos 40 cm de comprimento, e é parcialmente protegido. Costuma atacar filhotes de ovelhas, e podem ser mortos pelo dono da propriedade se causar danos. População estimada, entre 1000 e 5000 aves. É considerada uma das aves mais inteligentes do mundo.
Gannets são encontrados em ilhas e em colônias na costa marinha da Nova Zelândia, perfazendo um total de 28 colônias. (algumas podem ser visitadas como em Hawk's Bay). Fazem os ninhos em algas marinhas e só comem peixes. Têm extrema habilidade de mergulho.
Yellow-Eyed Penguin só é encontrado na Nova Zelândia. Habita somente a Ilha do Sul, podendo ser encontrado na costa entre Invercagill e Christchurch e na Ilha Stuart. Um adulto chega até 68 cm e é considerado um dos 4 maiores pinguins do mundo, pesando entre 5 e 8 quilos. Os mais comuns predadores são os cachorros e gatos selvagens. Vivem por 24 anos.
La Fur-Seal é o espécie de foca que mergulha mais fundo e por mais tempo. Habita toda a costa da Nova Zelândia, com população estimada em 60 mil. O macho adulto chega até 1,60 m. pesando cerca de 160 quilos. Se alimentam de peixes e crustáceos, tendo como predadores os Tubarões e Leões-Marinhos que atacam os filhotes.
Bottlenose Dolphin - Encontrados em toda Nova Zelândia, mas vivem em grupos separados 1000 km à parte. São brincalhões e saltadores, atingindo até 4 metros de comprimento. Chegam a comer 15 quilos de peixes por dia, além de pesar até 650 quilos. Várias operadoras turísticas fazem visitas as colônias, e pode-se nadar com eles. Vivem entre 40 e 50 anos. Golfinhos são mamíferos extremamente inteligentes, com excelente visão e audição.
Sperm Wale - Também conhecida de Baleia Cachalote, habita principalmente as profundidades próximas a cidade de Kaikoura na Ilha do Sul. Chegam à 20 metros, pesando 70 toneladas. Tem como maiores predadores as Baleias Orca, Lulas Gigantes, e Tubarões. Vivem cerca de 60 anos com uma cria a cada 15 meses. Mergulham à 3Km de profundidade. (Em Kaikoura existem passeios para vê-las de perto).

Para conhecer os pássaros da Nova Zelândia, visite clique aqui.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.