Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Nova Zelândia
  Artes e Cultura
  Comida na NZ
  Comunicações
  Carros na NZ
  Custo de Vida
  Economia da NZ
  Esportes na NZ
  Governo da NZ
  Hábitos Kiwi
  História da NZ
  Hobbies Kiwi
  Jeito de ser
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Os Maoris
  Padrão de Vida
  Leis da NZ
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Bancos na
Nova Zelândia

Os Bancos na Nova Zelândia adoram o seu din din, principalmente os trazidos de fora. Pode ser a "moerda" que for que eles se sentem sempre atraídos pelo conteúdo do seu bolso, seja da blusa ou da calça. Estão sempre capitalizando, ou melhor dizendo, capturando sua merreca através de taxas por cada transação que você fizer. No final, ainda sai um bilhetinho dizendo algo assim...Sua visita foi importante pra cacete, volte milhões de vezes, foi um prazer quase orgasmático lhe atender. Nossa equipe sempre os chamou de bancos de sangue, pois sempre chupam o nosso sem perdão. Mas é muito fácil fazer o câmbio e qualquer banco no caixa comum pode ser feita a transação. Os horários dos bancos são estranhos, e cada qual funciona na hora que bem entende. Tem banco que abre às 9 e fecha às 4:30, outro abre às 10 e fecha às 5:00, enfim, para não pagar mais ainda, principalmente um mico, sugerimos ir ao banco entre 10 da manhã e 4 da tarde, aí qualquer um vai lhe receber de bolsos abertos com um sorriso amarelo dos mais lindos que você já viu.

Só que na Nova Zelândia hoje em dia quase ninguém usa banco regularmente. Só quando deu algum pepino, ou se for pedir empréstimo. Qualquer tipo de transação é feita nas ATM Machines, chamadas por nós de ATMS, ou "Até que a Morte nos Separe". ATMs são os caixas eletronicos instalados no lado externo dos bancos, pela cidade, nos Shopping, ou em alguns postos de gasolina. Uma vez que você introduziu o seu cartão na rachadura, a máquina entra num êxtase total, e faz uma verdadeira orgia de depósitos e recebimentos. Se solicitada, irá num orgasmo monumental, expelir Kiwi Dollar e um pedaço de papel para você fazer o uso que bem entender. A máquina não descrimina sobre nacionalidade, cor, ou sexo, do seu cartão de crédito Internacional, e traça qualquer um. São idênticas às máquinas encontradas em todo o mundo, e a única diferença e que ela fala Inglês e algumas até permitem o uso para cegos. 99.9% da população usa ATMs, e outros tipos de serviços de bancos pela internet e pelo telefone  para depósitos, saques, e pagamentos de contas. A única dica que damos, e que já aconteceu uma vez, é contar o dinheiro antes de embolsa-lo, pois no caso de notas novas ou amassadas, a doida pode emperrar e usurpar algum din din. Por isso paramos de usar o papel expelido para outras finalidades e passamos a guarda-lo devidamente como recibo.

Abrir uma conta em Banco é muito fácil e você não precisa receber nenhum mensalão para abri-la. Basta a extraordinária quantia de NZ$ 1,00 e você será o feliz portador de uma conta bancária na Nova Zelândia. O sistema é simples igual ao da Austrália, e isso quer dizer o seguinte: Se você for um residente, terá que mostrar documentos de identidade, tal como passaporte, e mais outros documentos que podem ser uma carta de motorista Kiweca, além de assinar um formulário. Se for  estudante, o passaporte e uma carta da escola ou confirmação de matrícula onde sua foto aparece basta. Note que você pode abrir uma conta bancária de qualquer país fora da Nova Zelândia, antes mesmo de viajar. Mas a conta não poderá ser movimentada até sua chegada e de você ter rabiscado sua assinatura no formulário. Os bancos oferecem pacotes tanto para Imigrantes quanto para estudantes com taxas reduzidas. Saber qual o melhor banco é tarefa quase impossível, pois os ditos tem condições diferentes. Por exemplo, um pode cobrar por cada saque e cobrar taxa de administração mais barata, e o outro pode fazer o inverso. Por isso fica muito difícil de saber. Até mesmo para trocar dinheiro eles tem taxas de câmbio diferentes e vale a pena pesquisar. A princípio todos são a mesma mer..digo coisa.

Existem vários tipos de contas, sendo a Cheque Account, totalmente inútil para quem não movimenta zilhões de din din. Cheque é coisa pré-histórica na terra dos Kiwis, usado só por empresas, e inútil para os demais mortais. (Se na hora de alugar um imóvel, a imobiliária pedir o pagamento do Bond (caução ou depósito de segurança) com cheque, basta você ir ao banco ou no Correio (Post Office) e comprar um único cheque naquele valor e pagar uns 5 dólares pelo serviço. O outro tipo de conta chama-se Saving Account. Não recebe talão de cheque, somente um cartão eletrônico bancário que pode ser usado em qualquer caixa eletrônico para saques e depósitos. Essa conta rende juros microscópicos, mas pelo menos rende alguma coisa. Mas cuidado com as taxas se você usar uma ATM de outro banco que não seja o seu. No topo do caixa eletrônico tem o nome do banco, e na esquerda, os cartões bancários que ele aceita. Mesmo que seu cartão esteja relacionado na esquerda, mas se for de banco diferente, será taxado duas vezes, uma pelo seu próprio banco, e outra pelo caixa eletrônico do banco que fez a transação. A foto no topo dessa página, ilustra que o ATM pertence ao " Bank of New Zealand" e se minha conta for do ANZ Bank, poderei sacar, mas serei taxado duas vezes. Zintendeu?! Tratando-se de cartão de crédito isso não se aplica, a não ser as taxas do próprio cartão. Hoje em dia muitas transações, como pagamento de contas, tranferência entre contas, e até pagamento de salários, estão sendo feitas através da Internet e dificilmente você vai ver fila nos bancos. Os cartões bancários são aceitos por praticamente todas as lojas, mesmo pequenas. Elas tem um terminal chamado EFTPOS, onde o cartão é inserido e em seguida você tem que digitar a senha. Se for pagar numa loja com cartão, terá opção de pegar um dinheiro também, o que pode ser interessante e lhe economizar na taxa do número de transações. Em caixas eletrônicos o valor máximo da merreca que você pode sacar em um dia e algo em torno de NZ$ 500 mas algumas contas vão até NZ$1000..

A Nova Zelândia tem 16 bancos registrados

       Os mais populares em nossa opinião são:

  • ANZ National Bank Limited

  • ASB Bank Limited

  • Bank of New Zealand

  • National Bank

  • St George Bank New Zealand Limited

  • Westpac Banking Corporation

Nota: Até o presente momento não existem bancos brasileiros ou portugueses na Nova Zelândia, mas existe um grupo bancário que tem sede em vários países do mundo, o que facilita muito para transferências bancárias, problemas com cartões de crédito, conta corrente etc...Não trabalhamos ou temos conta nesse banco, mas como já nos foi recomendado várias vezes aí vai:

  • HSBC Brasil

  • HSBC Australia

  • HSBC New Zealand

Muitas outras pessoas usam o Western Union para efetuar transferências de dinheiro, mas existe uma taxa percentual de cerca de 50 dólares, e só vale a pena para quantias acima de 500. Na Austrália e Nova Zelândia, as agências de correio (Post Office) operam o sistema do Western Union, e pode-se mandar ou receber dinheiro através delas com convênio do Banco do Brasil. Outra opcao de transferência de dinheiro na NZ  com taxas bem mais baixas, pode ser feito com o Real Transfer, que tem convênios com os bancos da Nova Zelândia .

Para aqueles que forem se matricular diretamente em escolas, a maioria aceita seu cartão de crédito, bastando passa-lo para a escola, por fax ou telefone, e também fazer o pagamento através de transferência telegráfica, mas em geral tem uma taxa maior e demora mais tempo. Os cartões de crédito Internacionais mais aceitos na Nova Zelândia e Austrália, são o Visa e Master Card, American Express, e pode-se sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico sem problemas.

Não há limitação de quantia que se pode trazer ou levar da Nova Zelândia, mas qualquer importância acima de NZ$ 10.000, tem que ser declarada no formulário da Customs (alfândega) que é distribuído no avião antes da sua chegada, e na saída, antes de passar na alfândega. O dinheiro da Nova Zelândia é o NZD (New Zealand Dollar) constituído por notas de 100, 50, 20, 10 e 5 Dólares além de moedas de 2 e 1 Dólar (moedas douradas) e  50, 20, 10 e 5 centavos. Não tem moeda de 1 centavo, pois o custo de fabricação não paga a dita cuja. Ninguém despreza os centavos e os negócios são obrigados por lei a ter troco.

Nota: Atenção com as moedas douradas ( $1 e $2 ) da Australia e NZ, pois elas tem tamanhos parecidos e valores diferentes.
Link Patrocinado

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.