Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Nova Zelândia
  Artes e Cultura
  Bancos da NZ
  Comida na NZ
  Comunicações
  Carros na NZ
  Custo de Vida
  Economia da NZ
  Esportes na NZ
  Governo da NZ
  História da NZ
  Hobbies Kiwi
  Jeito de ser
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Os Maoris
  Padrão de Vida
  Leis da NZ
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Hábitos 
dos Kiwis

 Kiwis adoram atividades ao ar livre, conhecidos e envolvidos em aventuras e pioneirismos ( veja Sir Edmund Hillary que conquistou o Everest) mas muitos gostam mesmo é de ficar em casa e cuidar do jardim. As oportuindiades de fazer coisas ao ar livre são muitas, mesmo em pequenas cidades. O pioneirismo Kiwi sempre foi o forte dos Neo-Zelandeses, conquistando zonas remotas, montanhas, frio intenso e não se dobrando perante as forças da natureza. Mas hoje, com Internet, video games, TV  e tudo mais, num fim de semana comum a tentação de ficar em casa eh grande cuidando do jardim ou pintando ou fazendo algo na casa mas sempre da tempo para uma escapada num picnic ou um passeio de bicicleta .

Kiwi é um ser caseiro sendo que de vez em quando dão uma escapulida aqui e ali, para ir a praia, visitar um lugar diferente ou fazer um picnic no parque. Claro que para que isso aconteça o tempo tem que estar bom, e essa é uma das maiores obsessões dos Kiwis, pois influi em tudo que se faça. Até mesmo um dia nas montanhas com a família, pode ter consequências aventureiras, pois se o tempo mudar e uma nevasca cair, corre-se o risco de ficar por lá com a estrada bloqueada. Assistir o jornal da TV sobre a previsão do tempo tem quase 100% de Ibope. Em casa, como ninguém tem empregada doméstica, e tem que se fazer tudo por conta própria, as tarefas são divididas pelas pessoas da casa e cada qual tem que cumprir a sua. Fazer comida, lavar louça, lavar roupas, e arrumar os quartos, são tarefas diárias onde todos da família participam. Geralmente aos Sábados os Kiwis limpam a casa, passando pano no móveis e aspirador de pó nos carpetes e alguns pais tem que levar (e em geral assistir também) os filhos em competições e práticas de esportes. Os Domingos sempre são livres para dormir até mais tarde, passear, fazer consertos domésticos (DIY ou seja Do It Yourself), manter o jardim e o carro, ir ao jogo de Rugby, ou ainda adiantar algum trabalho para a semana que se inicia. No verão, e comum um Barbecue (BBQ), que é um churrasco feito de chapa a gás, onde salsichas e bifes são comidos numa única banda de pão de forma.

Beber e fumar custa uma boa grana para os Kiwis, pois em ambos os casos o governo jogou de propósito as taxas lá na lua para conter o consumo. Fumar é um hábito que cada vez diminui mais na Nova Zelândia, não só por um monte de limitações para locais onde pode-se ou não pode fumar, mas também pelo valor cobrado que chega à quase NZ$ 10 o pacote. Comparando com a Austrália, o Kiwi fuma infinitamente menos, mais em compensação entorna tão bem uma birita. Tanto adolescentes quanto os velhos na Nova Zelândia bebem bem. Mulheres em geral bebem vinho branco e os mais velhos bebem mais vinho e bebidas destiladas como o Scotch, enquanto os mais novos ficam na cerveja que teoricamente é mais barata (a taxação é feita em cima do teor alcoólico que a bebida tem). Uma lata sai em torno de NZ$ 2, mas o governo tem planos de aumentar as taxas para conter o consumo entre jovens. O adolescente Kiwi, tanto os garotos como as garotas, tem bebido cada vez mais, e assim como o Australiano, tem o hábito de beber extremamente rápido, passando de gente a trapo humano em questão de minutos.

Ao contrário da ave Kiwi que é noturna, o Kiwi gente é um ser diurno, dormindo cedo por volta da 10 horas da noite para poder trabalhar na dia seguinte. Cumpre horários à risca, e vai ficar P da vida se você se atrasar para um compromisso, principalmente no trabalho. Respeita e entende as leis, sendo que a maioria da população é extremamente honesta, e não admite corrupção ou falcatruas. Kiwis não demonstram emoções em público, seja ela de alegria ou tristeza, e até mesmo dentro de casa ela é contida. Ultimamente estão se casando cada vez mais tarde, por volta dos 30 anos de idade, e o número de filhos por família vem decrescendo, sendo que os casamentos estão durando cada vez menos, e o número de mães solteiras aumentando. Os hábitos de higiene mudaram muito nos últimos 100 anos, e os tempos em que o homem Kiwi tomava um único banho por semana foi substituido por banhos diários. Escovar os dentes após as refeições é ensinado na escola e praticado por boa parte da população. O uso de perfumes passou a ser normal entre homens e mulheres. Cumprimentar amigos dando beijos não é costume e muitas vezes nem apertar as mãos. Apesar de tudo, o romance ainda existe.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.