Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Nova Zelândia
  Artes e Cultura
  Bancos da NZ
  Comida na NZ
  Comunicações
  Carros na NZ
  Custo de Vida
  Economia da NZ
  Esportes na NZ
  Governo da NZ
  Hábitos Kiwi
  História da NZ
  Jeito de ser
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Os Maoris
  Padrão de Vida
  Leis da NZ
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Hobbies 
dos Kiwis

 Definir o que cada um gosta de fazer nas horas vagas é muito dificil, pois existem zilhões de opções diferentes e depende muito da faixa etária. Mas existem alguns hobbies na Nova Zelândia que podemos citar como preferenciais, e englobam boa parcela da população nos fins de semana ou no tempo livre. Ver televisão não conta, porque é um hábito mundial, sendo assim vamos aos outros passatempos dos kiwis:

A jardinagem provavelmente é o maior deles para quem já passou a barreira dos 30 anos, e tambem praticada pela grande maioria dos aposentados na NZ.  Uma casa sem um jardim bem cuidado é um motivo de vergonha, além de desvalorizar o imóvel, e é por isso que o mercado para projetistas de jardim cada vez cresce mais. Contratar alguém para cuidar do jardim, só é feito por famílias muito ricas, uma minoria absoluta. Antes o jardim era cuidado pela mulher, enquanto o homem fazia uma pequena horta, mas hoje em dia virou unisex e todos participam, inclusive os filhos. Lojas que vendem material de jardinagem, lotam nos fins de semana, e viraram "big business". Jardim e o Tempo, tem uma coisa em comum, pois além de dependerem um do outro, ambos são obsessão nacional. Isso pode ser notado em todas as cidades da Nova Zelândia, pois se o prefeito não fizer bons jardins na cidade provavelmente não sera reeleito. Ao viajar por qualquer cidade na NZ, a primeira coisa que florido turista irá reparar é que em cada cidade os canteiros em todas as ruas são bonitos e bem cuidados, e nota-se que gastam uma boa grana para mante-los.

DYO que significa Do Your Own ou faça você mesmo, é outra febre presente em 9 entre 10 casas na Nova Zelândia. O Kiwi trabalha a semana inteira e quando tem dias de descanso, resolve gastar o tempo livre trabalhando na casa. Por causa do tal do isolamento, tiveram que aprender a fazer tudo por conta própria, e com exceção de poucas tarefas que exigem conhecimentos muito técnico ou qualificação, os kiwis fazem um pouco de tudo e economizam ao máximo no pagamento de serviços. Quando não conseguem, eles contratam os serviços de um "Handyman". Como as lojas de Jardinagem, lojas de Hardware como são chamadas as lojas de ferragens e ferramentas na Nova Zelândia, tem a maior parte de suas vendas nos fins de semanas. Estas lojas oferecem ferramentas e máquinas para todos os tipos de trabalhos. Afinal, trabalhar na casa e melhora-la, significa mais dinheiro na hora de vende-la. Outros Kiwis gastam o fim de semana em seus carros, lavando, polindo, trocando o óleo, e fazendo a manutenção para começar a semana sem problemas. O DYO é muito popular por um motivo óbvio, não há grana suficiente para pagar o trabalho de outras pessoas, e mesmo se houvesse, porque não embolsa-lo?

Pescar na NZ é outro hobby que atrai multidões nos fins de semana. Os Kiwis tem um dos maiores índices de barcos por cabeça no mundo. Pescaria é uma atividade que representa diversão, além de economia, pois não precisa de técnicas muito sofisticadas para se colocar uma isca no anzol, e ainda por cima pode ser feito com a família ou amigos. A Nova Zelândia tem grande fartura de peixes no mar e nos lagos, e o kg do peixe é bastante caro nos supermercados. Material de pesca por sua vez é barato e além da diversão e a economia, o homem Kiwi se sente realizado em ser capar de prover a família com comida, principalmente se for caçada, ao invés de comprada. Mulheres e crianças estão cada vez mais engajados em pescar nas horas de laser e durante as férias, e lagos, praias, ou qualquer outro lugar onde se possa atirar uma linha vai ter sempre alguém para lhe fazer companhia e dá para impressionar pois todos seguem as regras e leis que regulamentam a pesca. 

Não se pode pescar qualquer peixe e nem de qualquer tamanho. Tanto a espécie, como o tamanho e a quantidade, são regulamentados por lei, e se o peixe for "undersize" ou seja, menor do que o tamanho legal, tem que ser imediatamente devolvido ao mar sob pena de pesadas multas, confisco de embarcação e todo o material, e em casos de comércio ilegal, até mesmo prisão. O mesmo diz respeito ao "Bag Limit" que é o número máximo de peixes por espécie que pode ser pescado. No caso de lagostas e caranguejos, todas as fêmeas tem que ser devolvidas ao mar e " Size e Bag Limit" também devem ser observados. Para pesca no mar, não é necessário ter a licença, mas em lagos para a pesca de trutas é. Licenças são vendidas em qualquer uma das milhares lojas de pesca espalhadas pelo país. Dentro dos barcos em geral tem uma regua para se medir o tamanho dos peixes. Não se pode vender nenhum tipo de frutos do mar sem uma licença, e o não cumprimento pode acarretar cadeia acompanhada de multas pesadíssimas.

Outros Passa-tempo populares são o Jogo de Rugby e de Cricket, Corridas de Lancha, Carro, Surf e Kayak, sendo que nas maiores cidades, ir ao shopping para olhar vitrines é o passa-tempo nacional feminino e de famílias com crianças pequenas, nos fins-de-semana.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.