Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Nova Zelândia
  Artes e Cultura
  Bancos da NZ
  Comida na NZ
  Comunicações
  Carros na NZ
  Custo de Vida
  Economia da NZ
  Esportes na NZ
  Governo da NZ
  Hábitos Kiwi
  História da NZ
  Hobbies Kiwi
  Jeito de ser
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Os Maoris
  Padrão de Vida
  Leis da NZ
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Segurança na
Nova Zelândia

 Sua segurança na Nova Zelândia só não pode ser melhor porque vulcões vulcaneiam, terremotos tremelequeiam, e ciclones tem o impressionante hábito de sacanear os fins de semanas. Fora isso, você só morre se for de tédio, ou por excesso de adrenalina fazendo esportes radicais. Acidentes acontecem nas ruas e estradas, e até mesmo dentro de casa, mas são tão poucos, que se compararmos ao que acontece no Rio de Janeiro por exemplo, não iria figurar nem nas estatísticas. O ps não tem cobras venenosas, tão pouco animais peçonhentos, a polícia não usa armas, e até o ladrão parece de brinquedo. A segurança é quase que total na Nova Zelândia.

O único barulho de tiroteio que presenciei em muitos anos, foi de um bando de ovelhas que devem ter comido capim estragado, e fedia muito. Também já achei muitas balas perdidas pelas amigas da minha filha que deixaram um monte delas cair no chão. Jamais presenciei um assalto a não ser o que o Andrew (um amigo meu) fazia na geladeira da minha casa. Fora isso, necas de pitibiribas, dali não sai inspiração nenhuma para filmes americanos. Já me aconteceu de esquecer uma mochila com carteira e pertences na mesa de picnic de um parque, e voltar no dia seguinte para encontra-la sorridente para mim. Mas isso foi à 14 anos atrás. Hoje a coisa mudou muito, para igual, com poucas modificações de antigamente, senão vejamos....

A bolsa hoje talvez não resistisse à mais de 12 horas na mesa do parque, e minha bicicleta se deixada num estacionamento sem cadeado, é provável que fosse dar umas voltas por conta própria e nunca mais voltar. Também se eu não trancar meu carro, pode ser que um enorme buraco negro apareça onde antes ficava o rádio e o CD. Várias placas nas ruas agora lembram as pessoas de por favor tranquem seus carros e não deixem a chave na ignição (o que me parece lógico). O fato real é que as mudanças efetuadas no seguro social, forçaram muitos "aspones" que recebiam o seguro desemprego ou o chamdo Dole, a se mexer da cadeira e ir procurar trabalho, caso contrário, não receberiam o din din. Como consequência quando chega o fim de semana, falta grana para a birita ou para a droga, e a única solução é dar uma de ladrão de galinha, só esperando uma aportunidade fácil para roubar pertences deixados de bobeira pelo dono.

Esses roubos raramente são feitos a mão armada, e nunca soube de ninguém que tenha sido roubado assim, seja de dia ou de noite em qualquer cidade da Nova Zelândia (claro que acontecem, mas o número é tão pequeno que só uma vez ou outra aparece em algum noticiário). Existem roubos armados de faca à estabelecimentos comerciais, pois hoje em dia são os únicos que poderiam ter algum dinheiro em caixa. Casas  arrombadas também têm se tornado mais frequente, em geral porque são deixadas com as janelas abertas. Em geral as pessoas só usam cartão e  andam com meia dúzia de moedas no bolso. Trombadinhas nas ruas para furtos de carteiras ou bolsas, são mais raros que achar ovo de Moa. Ou seja, basta não deixar seus pertences desacompanhados que não tem o que temer. 

Somente em casos de agressões com armas é que a polícia especial é chamada. Esta é composta de profissionais ultra treinados, que possuem todos os tipos de armas e equipamentos para enfrentar qualquer situação. Andam em carros blindados, e só entram em ação quando o risco a população passa a ser eminente. Para ser um policial na Nova Zelândia é obrigatório ter nível superior além de passar por extenso treinamento, sendo que a polícia é muito educada, atenciosa, prestativa, e com zero de corrupção. Nem pense em dar propina ou tentar comprar um policial, pois ele ou ela vai ficar tão revoltado e ofendido, que será capaz de lhe dar uma multa e complicar sua situaçao. A Polícia da Nova Zelândia é muito bem paga (Desculpem senhores Policiais, eu quis dizer comparado com outras partes do mundo) e você pode contar com eles para qualquer situação. 

Uns dos poucos riscos, tirando fora acidentes que alguém possa ter na Nova Zelândia, seria surfar ou nadar perto de focas, onde um tubarão poderia lhe confundir com uma delas, mas mesmo assim não há casos recentes registrados. Outra coisa que pode acontecer, é em certas parte de Auckland e outras grandes cidades (nas altas horas da noite), grupos de rapazes bêbados podem ser provocativos e debochados, basta ignora-los e em caso de insistência, chame a polícia do seu celular, ou de qualquer telefone público, bastando para isso discar 111 que em poucos minutos a brincadeira vai acabar (a ligação é grátis). No mais, a Nova Zelândia é um dos lugares mais seguros no mundo, basta obedecer as leis (que são cumpridas à risca) e pode ficar tranquilo(a).

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.