Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Nova Zelândia
  Artes e Cultura
  Bancos da NZ
  Comida na NZ
  Comunicações
  Carros na NZ
  Custo de Vida
  Economia da NZ
  Esportes na NZ
  Governo da NZ
  Hábitos Kiwi
  História da NZ
  Hobbies Kiwi
  Jeito de ser
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Os Maoris
  Leis da NZ
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Padrão de vida
na Nova Zelândia

 Já houve tempos em que os Neo Zelandeses tinham uma vida tranquila e economicamente segura, cuja maior preocupação era com a casa própria e um barraco na beira da praia para passar os fins de semana. Hoje a vida já não está tão fácil assim, com pessoas tendo que trabalhar mais para dar conta do custo de vida. De qualquer forma o padrão ainda continua alto se comparado com países onde a pobreza e miséria imperam. Kiwis não ganham muito, com mais de 80% da população recebendo algo em torno de NZ$ 25.000 por ano, significando menos dinheiro no bolso que na vizinha Austrália, ou em outros países como o Japão, Estados Unidos, ou Inglaterra. Mesmo assim, a qualidade de vida é tida como das melhores do mundo com os serviços oferecidos a população como educação, saúde e infra estrutura bem distribuídos e de alta qualidade.

Os Kiwis se vestem informalmente, compram roupas boas, mas nada que lembre grifes. Na verdade a roupa comum do dia a dia tornou-se barata, pois entre as despesas que mais pesam estão o pagamento da prestação da casa, a prestação do carro, e a comida. Esses 3 itens sozinhos consomem em média 70% dos salários, com 30% restantes usados para roupas, comunicação, contas de eletricidade, seguros, e um pouco de diversão. Como é um país novo, com cerca de 100 anos somente, só agora heranças estão começando a ser distribuídas, mas mesmo assim nada de grandes somas que possam resolver a vida de alguém. Uma casa aqui, ou terreno ali, divididos por tantos filhos, não é algo que possa tirar de vez o Kiwi da eterna dívida, mas pelo menos ajuda a abate-la. Essa, é uma das grandes características da Nova Zelândia, pois a partir dos 16 anos, grande parte da população já se torna endividada, pagando os próprios cursos seja técnico ou universitário através de créditos educativos, para em seguida comprar o primeiro carro à prestação, e logo depois dar início a outra grande dívida que é a compra da casa própria.

Se levarmos em conta que de um salário de 35 mil ao ano vão sair mais ou menos 32 mil, para pagamento de dívidas e para se manter vivo, o que sobra é somente 300 dolares por mês ou 10 dolares por dia. Não é muito, mas de qualquer forma ainda dá para uma férias com a família uma vez por ano, e uma renda melhor se os 2 trabalharem e a maioria dos casais os dois trabalham. Por isso muita gente se ilude, achando que a grana rola solta na Nova Zelândia, mas na verdade apesar de todos viverem bem, vivem com o básico e com bastante economia e endividados. O padrão de vida kiwi é como uma imensa classe média igualitária, onde todos têm que trabalhar muito duro para manter o mesmo padrão. TVs, Vídeo, Computador e DVDs, estão presentes em quase todas as residências, e antigamente eram medidores de qualidade de vida. Hoje porém, com a queda de preços desses produtos, um Kiwi pode compra-los todos ao mesmo tempo, bastando para isso se endividar um pouco mais no cartão de crédito. Juntamente com a Austrália, a Nova Zelândia proporcionalmente a sua população, é um dos países recordistas no mundo em dívidas no cartão. Com uma economia estável e os juros baixo, as dívidas do cartão e os empréstimos são tão comuns que é raro alguém não estar devendo nada ou já ter pago o valor total de um carro ou uma casa. O governo tem feito campanhas para que a população passe a poupar mais para o futuro, colocando mais din din a parte na conta chamada " Superannuation" (aposentadoria e fundo de garantia) e com isso livrar a sociedade do problemão que está por vir, e que se refere ao envelhecimento da população, e as baixas taxas de natalidade. O problema é que não está sobrando grana para isso no orçamento familiar.

O dinheiro na bucha se reflete na frota de veículos, que apesar das boas estradas e estar bem mantida, é bastante velha com uma média de 10 anos de uso. Todos têm carros, e como na maioria das casas todos trabalham, a necessidade de mais de um veículo é fundamental. A partir de 1000 dolares compra-se um em perfeito estado de funcionamento, mesmo que já tendo expirado a validade. Jantar fora, que era tradição nos fins de semana, teve um decréscimo de frequência nos últimos anos. O Kiwi hoje é obrigado a selecionar onde põe o dinheiro, pois se botar no restaurante, não vai ter a viagem, se viajar, não vai poder trocar de carro, ou se não fizer nada disso, poderá então diminuir o débito e se livrar de dívidas mais cedo e cada qual decide o que é melhor para si. De vez em quando, chove forte na Nova Zelândia, e quando chove todos tem uma boa casa para se abrigar, calefação para esquentar, e um bom guarda chuva para se proteger, mas por enquanto ainda não choveu dinheiro por lá.

Luizão mora em baixo da ponte e vive sempre pendurado por um fio.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.