Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Cidades

 Ilha Norte

  Auckland
  Coromandel
  Eastland
  Gisborne
  Hamilton
  Napier
  Northland
  Rotorua
  Taupo
  Tongariro N.P.
  Wellington
  Whakatane

 Ilha Sul

  Christchurch
  Dunedin
  Fiordland
  Glaciers
  Kaikoura
  Nelson & Picton
  Queenstown
  Wanaka

 

 

Link Patrocinado

 

Tauranga & Mount Maunganui

Click for Tauranga, New Zealand Forecast

O Capitão Cook vinha navegando com a embarcação Endeavour quando abriu um sorriso e exclamou:-" Tubarões me mordam, esse lugar é lindo demais"! O mar estava de almirante parecendo lagoa, e o nobre capitão achou tratar-se de uma baía. A tripulação queria desembarcar o mais rápido possível para pegar coisas frescas, tais como comida, água, e quem sabe umas nativas, mas na época ainda não existiam as bóias que sinalizam a entrada do canal, e por causa disso o desolado comandante resolveu seguir adiante. Acabou ancorando na Península de Coromandel, mas sem antes dar uma olhada para trás, e comentar com o restante da tripulação..." Quanta plenitude, e que lindas são as nativas, digo, Tauranga e Mount Maunganui, vou chamar essa região de Bay of Plenty!

Mt. Maunganui e Main Beach

Tauranga é o Centro do Universo foi o que falou na rádio um morador. A verdade é que a Bay of Plenty é uma região, que engloba várias cidades de porte médio como Tauranga, Mount Maunganui, Whakatane, e vilas menores como Te Puke, KatiKati, Wiahi e Matata. Se Tauranga é ou não o centro do universo é difícil dizer, mas ela é a maior com 110 mil (2009) habitantes. O grande crescimento na última década fez com que Tauranga se juntasse com Mt. Maunganui, e hoje são como uma só cidade separadas apenas por uma ponte. Ambas ficam à beira mar, mas Tauranga não tem praias de mar aberto como Mt. Maunganui. Com clima e praias  espetaculares, a região atrai pessoas de todo o país e principalmente durante as férias e Ano Novo. Tauranga é o maior porto exportador e importador da Nova Zelândia, garantindo empregos para uma boa parcela da população e muitas empresas e grandes lojas de departamentos têm seus galpões de distribuição de produtos em Tauranga ou em Mt. Maunganui.Para estudantes internacionais existem varias opções de cursos secundários, técnicos e de Inglês. As ruas são seguras e tranquilas, com pouquíssimas retenções de trânsito. Para ir de carro do centro de uma cidade a outra, leva-se entre 15 e 30 minutos dependendo da hora, mas na ponte pode ter um trâfego mais pesado.

O Surf é um dos pontos altos, e em grande oferta por toda a região. Mt. Maunganui possui um point, que quando grande, gera ótimas direitas (foto). No outro lado do point, uma praia aberta sempre tem alguma brincadeira, e é bastante frequentada por surfistas e boogy boarders quando o swell está pequeno. A Ilha de Matakana à esquerda do Mt. Maunganui, só pode ser acessada de barco ou atravessando a barra à nado, e tem a melhor onda de toda Bay of Plenty. O Mt. Maunganui, é parte da caldeira de um vulcão extinto, e fica numa espécie de península, com praia de mar aberto de um lado, e a baía de Tauranga no outro. Umas das melhores coisas para se fazer, é andar pela espetacular trilha ao redor do monte, é toda a beira mar, com fotogênica vista para a entrada da barra. Mas se quiser uma vista de perder o fôlego, suba até o cume do morro, que avistará toda Tauranga e Mt. Manganui, além da Ilha de Matakana e todo o interior da baía. Em dias propícios, você poderá fazer um vôo duplo em asa delta com experientes Hang Gliders, e se tiver curioso para saber como é a vista lá de cima, basta clicar aqui.

Na base do Mt. Maunganui ao lado do Camping e Caravan Park, fica um complexo de piscinas de águas quentes nota 10 (Hot Pools). São como vários Spas, com temperaturas diferentes e duchas de massagem bastante relaxantes, tanto após o surf, como longas caminhadas, ou em dias frios. Logo ao lado, fica a rampa para barcos e a parte de dentro da baía chamada Pilot Bay (foto). Na beira da praia um parque gramado com mesas e banheiros públicos, fazem do local um ponto de encontro para famílias com filhos pequenos, ou ainda para os aficionados pela pesca amadora. Na rua de trás, a principal, cafés, restaurantes, lojas comerciais, boates,  pubs,  lojas de souvenir, de Surf, e de muitas outras coisas, garantem para todos excelentes compras e vida social. 

Papamoa Marae

Culturalmente toda a região tem forte presença Maori com muitos Maraes que podem ser visitados (mas por favor obedeça às normas e costumes). Shows culturais e de dança estão ao dispor do turista. Os Maoris habitam a Bay muito antes de ser Plenty, e não é difícil encontrar, marcas e lugares sagrados pela cidade. Tanto o artesanato quanto, pinturas e esculturas expressam a grande influência benéfica que tiveram na região. Toda a área em torno da cidade de Tauranga, e ao longo do litoral até a cidade de Whakatane, são bastante cultivadas, e também exibem grande atividade agro-pecuária. A Bay of Plenty é considerada a Capital Nacional de produção da fruta Kiwi. Durante a época de colheita, as fazendas contratam catadores de frutas e jovens de todas as partes do mundo para trabalhar e ajudar.

Turismo na Bay of Plenty oferece 1001 opções para todas as idades, competindo com cidades tradicionais. Lá o intrépido turista vai encontrar desde esportes radicais, até excelentes tours contemplativos e junto à natureza. Trilhas, cachoeiras, pesca da praia ou de barco no oceano, canoagem, Jetboat em rio, visita a fazendas de Kiwi, e de produção de mel, passeios a cavalo pela praia, vôos duplos em Asa Delta, passeios à beira mar, mergulhos com ou sem garrafa de oxigênio, enfim, muitas coisas interessantes para fazer di grátis ou não. A pequena cidade de KatiKati, bem perto de Tauranga, é chamada de cidade mural, onde praticamente todas a paredes de prédios são pintadas em vários temas. Cada qual retrata cenas diferentes do campo no século passado. Vale uma visita!  Acomodação não é problema, exceto entre o Natal e Ano Novo, porque Mt. Maunganui é um tradicional ponto de reunião da galera jovem nessa época do ano, e a cidade entope de gente. 

Na Bay of Plenty, principalmente Tauranga e Mount Maunganui, são espetáculos de cidades para se morar, passear ou estudar. Na verdade, o Capitão Cook errou um pouco ao nomear a região, pois o correto deveria ser BAY PLENTY OF ALL. Não deixe de visitá-la, e passe pelo menos alguns dias por lá. Você não vai se arrepender.

Plantação de Fruta Kiwi Lagostas em abundância

Estudar na Bay of Plenty

Atrações Turísticas da Bay of Plenty

Distâncias por rodovia de Tauranga até:

Auckland 210 Km 2 Horas e 30 min.
Rotorua 85 Km 1 Hora e 15 min.
Whakatane 105 Km 1 Hora e 30 min.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.