Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Cidades

 Ilha Norte

  Auckland
  Bay of Plenty
  Coromandel
  Eastland
  Gisborne
  Hamilton
  Napier
  Northland
  Rotorua
  Taupo
  Wellington
  Whakatane

 Ilha Sul

  Christchurch
  Dunedin
  Fiordland
  Glaciers
  Kaikoura
  Nelson & Picton
  Queenstown
  Wanaka

 

 

Link Patrocinado

Tongariro National Park

Click for Taupo, New Zealand Forecast

O Tongariro National Park foi o primeiro parque no mundo a se tornar patrimônio da humanidade, e não é para menos, porque o dito parece coisa de outro mundo, com paisagens de arrepiar cabelo de careca, e fazer criancinha chorar. Imaginem um platô onde 3 vulcões ativos de quase 3000 metros de altura, estão alinhados à pouca distância um do outro, compondo um ambiente alpino, misturado com atividade vulcânica intensa. Lá, o desbundado turista se renderá as forças da natureza e a beleza do lugar. O parque parece vivo, e na verdade está, pois esses vulcões são simplesmente os mais ativos em toda Nova Zelândia, e toda a área está em permanente transformação. Não se surpreenda ao andar por certas partes, e escutar de repente estranhos ruídos vindos das entranhas da terra, que lembram uma panela de pressão, ou ainda, sonoros apitos como os de uma locomotiva à vapor. Durante o inverno, o lugar é o Número Um para Esquiar na Neve na Ilha do Norte, e durante o verão, um dos mais espetaculares para caminhadas no mundo.

O Ruapehu é o ponto culminante da ilha do norte com 2797 metros, sendo um stratovolcano que desde 1945 já entrou em erupção nada menos do que 60 vezes. Em Junho de 1995, me deu um banho de cinzas de fazer gosto, a mais de 300 km de distância. Em 1953, uma forte erupção provocou o derramamento de Lahas, (uma mistura de neve com terra, cinza e pedras, que mais parece concreto mole) e destruiu a ponte da ferrovia. O trem expresso que ia de Wellington para Auckland em 24 de Dezembro, em sua maioria com passageiros para passar o Natal com a família, não sabia do ocorrido, e mergulhou dentro do rio causando a morte de 151 pessoas. Esse foi o pior desastre até hoje ocorrido na Nova Zelândia. No topo do Ruapehu, uma cratera cheia d'água esverdeada, espera pela próxima erupção, e pode ser visitada tanto no inverno, quanto no verão. Já teve gente com o privilégio de nadar na cratera, mas hoje o lago anda muito ácido para tal extravagância. Os outros dois vulcões, o Ngauruhoe (2291 m.) de cone perfeito, é o mais jovem e mais perigoso deles, e não tem estações de esqui devido a inclinação. O Tongariro, (1968 m.) é o mais baixo e mais velho, e anda há muito tempo calado, apesar de ainda se espremer em grande atividade vulcânica, porém não eruptiva. Ele é muito baixo para ter estação de esqui.

Whakapapa e Turoa, são as maiores Estações de Esqui da Nova Zelândia, ambas localizadas no Ruapehu, sendo Whakapapa a maior, com capacidade para atender  35.000 esquiadores por hora. Além de ter lanchonete, restaurante e chalés, tem também Loja de Aluguel de Equipamento de Esqui na para você testar suas habilidades na neve. Whakapapa tem pistas para todos os níveis, desde para os sem bundas, até feras do assunto. Turoa fica no outro lado da montanha, e possui a maior descida contínua vertical em toda a Nova Zelândia com cerca de 700 metros de deus me livre. Em Whakapapa, fica o famoso Happy Valley (foto), local propício para adultos iniciantes e crianças aprenderem a esquiar. Estações de Esqui abrem das 9 da manhã às 4 da tarde, e não se esqueça de levar seu cartão e um bom casaquinho para ficar mais tempo, pois talvez assim o Ruapehu continue calmo e feliz, sem fricotes eruptivos.

Quanto custa esquiar :(aluguel / dia, pode variar + ou - )

Skis/Boots/Poles esquis, botas e bastões NZ$ 24
Carving Skis & Boots esqui especial e botas NZ$ 28
Snow Boards & Boots prancha de neve e botas NZ$ 40
Clothing per day per set roupas apropriadas por dia NZ$ 18 
Chairlift  teleférico NZ$ 18 

 Tongariro National Park no verão

 No verão a área é famosa pelas trilhas e caminhadas espetaculares que pode-se fazer no parque. A paisagem é tão lunar, que serviu de cenário para o filme Senhor dos Anéis ( Lord of the Rings). Apesar da foto acima dizer tudo ou quase tudo, vamos explicar melhor. Primeiro, você tem que estar em boa forma física pois vai subir e descer como cabrito. Existem basicamente duas trilhas, a primeira, é considerada a melhor caminhada de 1 dia da Nova Zelândia, e consiste em atravessar o parque no sentido de sua largura (Na foto da direita para a esquerda). Gasta-se entre 6 e 8 horas, dependendo de quantas vezes o despreparado turista botar os bofes para fora, ou parar pra fotos e visuais. A trilha tem 3 metros de largura, e é extremamente bem sinalizada, passando por lagos que na verdade são crateras, e por áreas com atividades vulcânicas. Mantenha-se longe dos fumaroles, que não tem nada a ver com fumadores de baseado nas alturas, mas sim com fendas que podem cuspir fogo ou vapor a qualquer instante. Procure não inalar os gases ou pó de enxofre, porque são extremamente tóxicos, e por períodos prolongados podem matar. Cuidado também com as rochas na beirada dos fumaroles, pois é queimadura na certa. No mais, você vai ter a vista mais fantástica que já imaginou ter, e basta escolher um dia de tempo bom, com céu claro, que o espetáculo é sublime. A segunda trilha corre o parque no sentido do comprimento, e contorna o Ruapehu (no fundo da foto). Leva-se entre 4 e 6 dias para completar o circuito. Em ambas as trilhas tem que levar água e comida, pois ainda não tem nenhuma fast food lá em cima, apesar de ter 2 banheiros e abrigos. Botas e agasalhos são fundamentais, e o mais importante de tudo, é checar a Previsão do Tempo, que tal qual os vulcões é também bastante temperamental.

Outra opção para o verão  é na Estação de Esqui de Whakapapa, que sem neve, permite várias caminhadas curtas e muito legais. A vista do Café Restaurante mais alto da Nova Zelândia (2020 mts) é soberba, e sobe-se até lá por teleférico (NZ$ 18). Se quiser gastar algum din din, entre na excursão guiada até a Cratera do Ruapehu, mas não nade no lago, senão pode derreter como a neve.

Curiosidade

Kea é um infeliz papagaio alpino que vive na região, cuja única finalidade de vida parece ser comer borracha de carros, principalmente ao redor do para-briza e espelho retrovisor. Tem preferência por estacionamentos de estação de esqui, e não distingue entre carros próprios ou alugados. 

Distâncias do Tongariro National Park até:

Auckland 349 Km 6 Horas
Taupo 144 Km 2 Horas
Rotorua 226 Km 3 Horas
Hamilton 222 Km 3 Horas e 20 min
Wellington 300 Km 3 Horas e 40 min.

Voltar para Lugares Incríveis
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.