Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Cidades

 Ilha Norte

  Auckland
  Bay of Plenty
  Coromandel
  Eastland
  Gisborne
  Hamilton
  Napier
  Northland
  Rotorua
  Taupo
  Tongariro N.P.
  Wellington
  Whakatane

 Ilha Sul

  Christchurch
  Dunedin
  Fiordland
  Glaciers
  Kaikoura
  Nelson & Picton
  Queenstown

 

 

Link Patrocinado

 Wanaka 

Click for Queenstown, New Zealand Forecast

Wanaka é uma cidade na Ilha do Sul da Nova Zelândia que não deve ser perdida durante uma visita ao país. Essa pequena cidade de sonhos fica somente à 110 Km de Queenstown, e de carro ou ônibus não leva mais de 1 hora e meia de viagem. Existe também a opção de ir de avião à partir de Christchurch num vôo de 1 hora que custa NZ$ 80. Wanaka fica na beira do lago do mesmo nome, e do outro lado do lago ficam os alpes. O Mount Aspiring é a segunda maior montanha da Nova Zelândia com 3027 m de altura, e domina a paisagem com seu pico que parece querer furar o céu. Aliás, o meu amigo Luizão não consegue pronunciar o nome corretamente, e por isso chama a montanha de Monte Aspirina. Ainda por cima diz que o monte tem atitude, ao invés de altitude, o que não deixa de ser verdade. O lago e a paisagem ao redor são de uma beleza especial, tanto quanto ou talvez mais do que Queenstown, só que sem aquela zoeira turística.

Wanaka é uma cidade plana, e isso quer dizer que andar ou alugar uma bicicleta e passear pelas ruas da cidade, e pedalar pela beira do lago é uma grande pedida. O único perigo é o turista ficar meio entorpecido pela maravilhosa paisagem e ir parar dentro da água gelada do lago. O Lago Wanaka é formado pelo degelo das montanhas e das glaciais nas imediações, e oferece as mais variadas atividades aquáticas, principalmente nos meses de verão. Lá, o encantado turista poderá fazer o passeio de lancha que vai por dentro do rio em alta velocidade, ou  praticar esqui aquático num dos lugares mais espetaculares que já vimos para a esse esporte. Há ainda a opção de alugar um Kayak e sair remando explorando o lago, de preferência visitando uma ilha que fica no meio do lago. As Trutas abundam, e para quem quiser pescar trutas, existem diversas tours organizados ou ainda você poderá comprar uma licença, e alugar material de pesca e tentar a sorte por conta própria. Só lembre-se que é proibido usar iscas orgânicas (é covardia com as bichinhas), e por isso use iscas artificiais vendidas já com anzol na loja de pesca local.

Quando a fome apertar, pare num dos restaurante na beira do lago e peça qualquer prato de "Lamb" (ovelha). Em Wanaka, comemos a melhor carne de carneiro que já experimentamos em nossas vidas, barrando inclusive a Lambe de Raglan na Ilha do Norte. Não era necessário faca, pois o garfo cortava a carne como manteiga de tão macia que era. Se puder experimente também um prato feito com a Truta fresca do lago, ambos acompanhados por um excelentes vinho produzido na região. Curta um entardecer à luz de velas na varanda do restaurante, com aquele fabuloso visual que vai ser difícil de você não lembrar desse delicioso momento na sua vida. Essa brincadeira não sai barata, mas nessas acasiões, pagar pelo inesquecível é um dinheiro bem gasto. Wanaka é pequena mas conta com ótima infra-estrura turística com 25 restaurantes e 8 fast-food, além de uma quantidade razoável de hotéis, desde backpackers/albergues até acomodações de alto luxo e muitas outras opções. Apesar de não ser um gigantesco destino turístico quanto Queenstown, Wanaka recebe  grande quantidade de turistas domésticos e internacionais, principalmente por causa das estações de esqui na neve, que são consideradas as melhores da Nova Zelândia. Outra grande atração de Wanaka é o Puzzle Word, muito interessante para todas as idades e único no mundo. Volta e meia Wanaka fica sem mão de obra para tocar todo esse turismo, e tem que recorrer à trabalhadores de outras cidades ou até mesmo de outras nacionalidades.

Esquiar na neve em Wanaka é um dos motivos pelo qual muita gente visita o local, e o motivo é simples. Wanaka é a região de esqui que recebe neve por mais tempo em toda a Nova Zelândia. A temporada pode até mesmo começar no fim de Maio início de Junho, e se estender até meio de Outubro. Ainda por cima existem vários campos e opções para esquiar na neve. O campo de Treble Cone, fica à 35 minutos do centro de Wanaca na estrada para Queenstown, juntamente com o campo de Cardrona. Ambos têm restaurantes, bares, lojas de aluguel de esquis e snowboard, além de material de neve, como roupas especiais, botas, capuz, luvas, e o que mais precisar. Tem até mesmo posto médico para cuidar do cai de bunda, de bruços, de costas, de cara, etc.... As pistas são divididas para iniciantes, intermediários e feras. Em Snow Park um outro campo de esqui, não existem cercas ou áreas delimitadas assim, o esquiador poderá esquiar até dar de cara com uma pedra quando a neve acabar (ou pior ainda, cair no lago gelado). Para os intrépidos e feras com conta bancária relevante, um desafio dos mais doidos possíveis não pode ser perdido. É o Heli skiing, onde um helicóptero te leva até lá em cima da montanha, e o resto é contigo ladeira abaixo. Claro que essa atividade é para esquiador experiente, louco, insano ou suicida.

De Wanaka e imediações partem diversas trilhas para caminhadas para vales, geleiras, e lugares muito bonitos da região. Tem trilha de todo o tipo, desde caminhadas para pessoas com péssima forma física, até trilhas em que se precisa  escalar, e afinal tudo em volta é Parque Nacional, e que foi eleito Patrimônio da Humanidade (por isso o Luizão diz que tudo o que ele tem na vida é um lago e uma montanha). Todas as trilhas são muito bem sinalizadas, inclusive com marcação da distância a ser percorrida, grau de dificuldade e tempo que demora para ir e voltar. Você poderá fazê-las por conta própria, ou se preferir embarcar num dos tours guiados, incluindo tours de alpinismo. Na primavera, toda a margem do lago fica florida, sendo que os passarinhos fazem piu piu, não aquele huá, huá estridente, como na Austrália. Também num dia bonito, e de preferência com o gerente do seu banco ao lado, você poderá pegar um tour de helicóptero, e ter uma vista privilegiada do Monte Aspirina e do Lago Tanaka, digo, Mount Aspiring e Lago Wanaka, (sorry, o Luizão tem me influenciado na escrita ultimamente).

Bem, Wanaka é um lugar especial que não deve ser perdido numa visita à ilha do Sul da Nova Zelândia, e até mesmo pode ser seu ponto de partida para visitas à Queenstown e outras localidades espetaculares da região, incluindo outros lagos de rara beleza nas imediações. Não deixe de conhecer e ficar em Wanaka, é lindo demais.

Lago Wanaka na primavera

Distâncias rodoviárias de Wanaka até:

Christchurch 434 km 6 horas e 30 minutos
Queenstown 110 km  1 hora e 30 min.
Dunedin 281 km 4 horas e 25 min.
Mt. Cook 207 km 3 horas.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.