Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Estudar
  Guia de Cursos
  Agentes de Estudo
  Sistema de Ensino
  Estudar Inglês
  Estudar Vocacional
  Universitário-Pós
  Cursos p/ Imigrar
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Reconhecimentos
  Problemas
  Estudo F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Escola Secundária
na Nova Zelândia

 Escolas Secundárias na Nova Zelândia (High school) são divididas em dois grupos: as públicas e as privadas. As públicas são grátis para residentes permanentes, mas pagas para todos os demais. Não existem grandes diferenças na parte acadêmica de escolas públicas para as privadas, e estão mais diferenciadas em relação a filosofia e religião, ambas com excelente qualidade de ensino. Toda e qualquer morador com menos de 16 anos na Nova Zelândia, é obrigado por lei a frequentar uma das 440 escolas públicas disponíveis em todo o país. Muitas escolas privadas oferecem ensino religioso, e podem ser mistas ou para um sexo só.O governo oferece ensino gratuito até o fim da ensino secundário ou seja até 19 anos mas alguns estudantes largam a escola após os 16 anos quando não é mais obrigatória.

O Horário da escola na Nova Zelândia é em geral das 9 da manhã até às 3 da tarde, com dois intervalos de aproximadamente 30 minutos cada, um às 10 da manhã e outro à 1 da tarde. No ensino secundário em geral as aulas terminam meia hora depois do ensino primário (para dar tempo dos pequenos saírem com calma).

O ano escolar na Nova Zelândia inicia geralmente no fim de Janeiro ou início de Fevereiro, depois de umas longas férias de verão de aproximadamente  6 semanas, e termina em Dezembro. Durante o ano escolar, existem quatro pequenas férias de duas semanas cada. Esses períodos são chamados de termos (terms), e ao final de cada termo, é quando tem a tal paradinha para felicidade das crianças e agonia dos pais.

Os 4 termos escolares são os seguintes:

  • Fim de Janeiro ou início de Fevereiro até início de Abril.

  • Fim de Abril até fim de Junho.

  • Meio de Julho até fim de Setembro

  • Meio de Outubro até meio de Dezembro (ou inicio de Dezembro para o ensino secundário).

No nível secundário todos os estudantes devem cursar matérias obrigatórias como o inglês ou maori, estudos sociais, ciência, matemática e educação física, além das matérias que podem ser opcionais. A partir do Year 11, os estudantes começam a direcionar seus estudos para uma série de qualificações nacionais. O NCEA Nível 1 substituiu o Certificado Escolar no ano 2001. Neste nível, todos os estudantes devem alcançar padrões mínimos em Inglês, ou Maori, e matemática. O resto do curso depende da escola e do estudante, mas a maioria dos estudantes cursará cinco ou seis matérias. A partir do ano 11, os alunos passam a fazer mais trabalhos de pesquisas em vários tópicos diferentes, e muitos trabalhos individuais ou de grupos são introduzidos. Esses trabalhos extra classe também contam pontos para a avaliação do aluno.

No Ano 12 (16 anos de idade) a maioria das escolas oferecerão uma combinação de qualificações antigas e novas: O NCEA Nível 2 e /ou Certificado do Penúltimo Ano Escolar. A maioria das escolas vai incluir uma grande variedade de matérias não tradicionais neste nível, e que já começam a preparar para que o aluno tenha condições de continuar estudos terciários.  O estudante escolhe o que deseja estudar de acordo com seus planos e aptidões.

No ano 13 (o último) O estudante que quiser estudar idiomas e ciências neste nível, já deverá ter estudado estas matérias nos anos 11 e 12. O NCEA Nível 3 substituirá o Exame de Admissão à Universidade, por isso esse último ano é fundamental para os que queiram entrar para uma Universidade. O acesso a universidade é direto, porém o aluno tem que tirar notas mínimas para entrar. Essas notas são a média dos três últimos anos, e quem se saiu bem terá mais chance de escolher o curso universitário desejado. Já se o aluno quiser entrar numa Politécnica, o processo tambem é direto, porém sem a necessidade  da média das notas.

A Nova Zelândia aceita estudantes internacionais em suas escolas do governo, porém o ensino não é grátis e tem que ser pago. A maioria dos estudantes que fazer intercâmbio na NZ e estão na faixa dos 16 aos 18 anos, cursam os últimos dois anos da High School, que são mais voltados para preparação para  a entrada na Universidades. 

Nota: É importante lembrar que para validar um diploma secundário da NZ no Brasil é recomendável escolher matérias que sejam compatíveis com da sua escola. Muitas escolas na NZ oferecem vários níveis de dificuldade de Inglês e matemática dentro do mesmo ano que se adapta ao tipo de dificuldade de cada aluno, e é difícil os estudantes repetirem o ano. 

Todos os estudantes de escolas públicas ou privadas têm que usar uniforme escolar. Para os estudantes internacionais a escola será responsável pelo aluno durante o tempo em que estiver estudando, inclusive contratando estadia em homestay, com tudo incluido. É uma excelente oportunidade para os jovens aprenderem sobre outra cultura, ao mesmo tempo que estudam e passeiam. Como já dissemos antes, o nível das escolas é muito bom, e tendo dois filhos que já estudaram em escolas públicas Neo- Zelandesas, posso atestar que são realmente muito boas mas claro que elas tem um enfoque diferente e uma linha de ensino dentro de um outro sistema. Se você que esta lendo é pai ou mãe de um jovem que deseja estudar na Nova Zelândia, e por acaso tem dúvidas sobre a qualidade do ensino ou sobre a segurança de seu filho por lá, pode deixar essas dúvidas de lado, que a coisa é seria e muito boa. Vale muito a pena não só em termos de estudo e Ingles, quanto ao desenvolvimento do jovem como pessoa, além de uma fabulosa experiência de vida.
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.