Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico:  Estudar
  Guia de Cursos
  Agentes de Estudo
  Estudar High School
  Estudar Inglês
  Estudar Vocacional
  Universitário-Pós
  Cursos p/ Imigrar
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Reconhecimentos
  Problemas
  Estudo F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Sistema de Ensino
da Nova Zelândia

  O Sistema de ensino na Nova Zelândia foi aprimorado de forma a ser homogêneo em todo o país. Isso quer dizer que qualquer instituição patrocinada pelo governo, seja ela primária, secundária ou terciária,  tem o mesmo tipo de ensino com as mesmas características e a mesma estrutura de matérias em qualquer cidade do país. Para os Kiwis, o ensino é grátis em uma escola pública até o final do curso secundário. A partir daí, para os estudos na Politécnica ou na Universidade, o estudante terá que pagar do próprio bolso, ou com o auxílio do crédito educativo da NZ. O crédito é um empréstimo bancário fornecido com o aval do governo no qual ao terminar o curso, o estudante paga de volta com juros. Para estudantes internacionais, todos os níveis de estudo são pagos, a não ser que o estudante ou seus pais tenham residência permanente na Nova Zelândia.

Até os 16 anos de idade o ensino é compulsório, e se os pais não colocarem os filhos na escola, podem até mesmo passar uma temporada vendo o sol nascer quadrado. O sistema é dividido em níveis chamados YEARS (anos) e são relativos com a quantidade de anos que se vai estudar em cada estágio. Por exemplo primeiro ano da escola com 5 anos = Year 1 e o último Year 13. 

No Pré-Escolar, crianças de até 5 anos de idade tem as opções de jardim de infância, play centres e home-based care centres. Esses últimos são casas qualificadas para tomar conta de crianças. Existem também opções para as crianças Maoris manterem sua cultura que são as chamadas “Kohanga Reo”. Cada uma tem sua filosofia e modo diferente de operar.

A Escola Primária ou Primary School na NZ, começa no Year 1 e vai até o Year 5, quando a doce criatura completa 10 anos de idade. Uma vez ja terminada a escola primária sera promovida para a Intermediate School que provavelmente será em outra escola.

A Intermediate School como o nome diz é uma parte intermediária do ensino, onde diminui o número de brincadeiras e passa-se a introduzir fundamentos mais acadêmicos para se preparar para a High School. Esse  estágio vai do Year 6 ao Year 8, ou quando a criança estiver entre 11 e 13 anos de idade, e depois vai para a Secondary School. No internediário é comum os estudantes terem aulas envolvendo oficinas e trabalhos manuais com metal e madeira, aulas de culinária e costura para meninos e meninas. 

A Secondary School pode ser chamada de vários nomes diferentes  tais como: College, High School ou Grammar School. Dá tudo no mesmo, pois ensinam a mesmo coisa. Abrangem do Year 9 ao Year 13, quando o aborrecente estiver nos seus 14 anos de idade e vai até completar seus 18 ou 19 anos. Como o estudo no entanto só é obrigatório até os 16 anos, muitos estudantes resolvem parar de estudar nesta fase. Em geral ou já vão entrar no mercado de trabalho, ou vão seguir os estudos numa Politécnica. De alguns anos para cá, as escolas secundárias passaram a aceitar estudantes internacionais (pagos) em suas salas de aula. Secundário saiba mais.

 Politécnicas na NZ oferecem uma gama enorme de cursos técnicos e vocacionais de curta e longa duração, e formam a maioria dos profissionais na Nova Zelândia. Sem cursar uma Politécnica, e quase impossível conseguir trabalho e seguir uma carreira profissional, salvo em carreiras que não são regulamentadas ou não precisem de especialização como é o caso de lavar pratos. As Politécnicas oferecem conhecimento acadêmico e treinamento prático, sendo que as qualificações poderão inclusive levar a um diploma Universitário se continuar os estudos depois numa universidade, recebendo créditos e sem a necessidade de exames extras ou concursos. Saiba mais sobre sobre Politecnicas na NZ

 Universidades na NZ são limitadas pelo governo em 8 instituições para todo o país. Cada uma é especializada em uma determinada área, e se o estudante quiser cursar certas carreiras terá que se mudar para a cidade onde a universidade oferece aquele curso. Por exemplo, só uma universidade ensina Odontologia, e se o estudante quiser cursa-la terá que se mudar para a cidade de Dunedin na Ilha do Sul, na única Universidade de Odontologia na NZ. Todos os cursos Universitários, Mestrados e Pós Graduação oferecidos na Nova Zelândia, são reconhecidos na Austrália, Estados Unidos e Europa. Ensino Universitário na NZ saiba mais.

 Sistema de Notas são baseados nas letras A, B, C, D, E, F, tanto nas escolas Secundárias, Politécnicas e Universidades. Certos cursos profissionais não tem notas e julgam somente se o aluno finalizou o curso competente ou não (Competent) para exercer uma profissão e receber o certificado. Notas variam de A+, A, A-, B+, B, B-, C+, C, C- sendo essa última equivalente a uma nota um pouco acima de 5 em 10.  D,E e F significam notas baixas "FAIL" ou reprovação.

O Sistema de "levels" de 1 a 10 indica o nível do curso, sendo 1 o menos complexo, e 10 o maior. De 1 a 3 são níveis para o ensino secundário e para ofícios técnicos mais simples, de 4 a 6 no ensino avançado em trabalhos técnicos e administrativos. Nível 7 ou mais são relativos a ofícios e graduações avançadas a nível universitário.

 O orgão responsável pela análise de notas, curriculum escolares e reconhecimentos de diplomas e cursos efetuados na Nova Zelândia ou em outras partes do mundo, chama-se NZQA (New Zealand Qualification Authority). Esse orgão do governo faz através da análise, a adequação dos cursos e diplomas efetuados em outros países e compara o quanto eles  coincidem com as matérias dadas nos cursos na NZ.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.