Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Estudar
  Guia de Cursos
  Agentes de Estudo
  Sistema de Ensino
  Estudar High School
  Estudar Inglês
  Estudar Vocacional
  Cursos p/ Imigrar
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Reconhecimentos
  Problemas
  Estudo F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Universidades
na Nova Zelândia

  Cursos universitários na Nova Zelandia: Com ambiente multicultural, oferecendo segurança, facilidades de cidades bem estruturadas e com grandes atrativos naturais ao mesmo tempo, a Nova Zelândia se destaca pela qualidade das universidades e por serem inteiramente abertas a estrangeiros. As Universidades na Nova Zelândia oferece cursos Universitários (Bachelor) e de Pós Graduação como os Mestrados (Masters) e Doutorados (Doctors). Além disso também oferece à nível Universitário e de Pós, os Certificados e Diplomas, que são cursos com menos duração mas ainda a nível Universitário. Na área de Pesquisa (Research), a NZ  tem reconhecimento internacional em suas especializações como por exemplo em Biotecnologia e Engenharia Marinha. Todos os cursos são regulamentados e fiscalizados pelo Qualification Authority para manter um alto padrão de ensino e por oferecer conhecimento específico de alto valor para indústria nacional e internacional.  

Para entrar para uma Universidade na Nova Zelândia existem vários caminhos. Claro que deve-se considerar que para cursar uma universidade, qualquer pessoa inclusive Kiwis têm que ter domínio de Inglês de intermediário para avançado ou o equivalente no teste IELTS 6.0 ou até 7.0 para um curso se for de Direito. Cada universidade determina os próprios requerimentos mínimos para os cursos, e a aceitação nos cursos depende da existência de vagas. Alguns caminhos:

  • O primeiro é ter completado um curso secundário numa escola na Nova Zelândia (ou no seu país e ai traduzir juramentado o histórico escolar), cuja média da avaliação (entenda-se por Notas) obtida seja acima de "C", ou até mesmo mais, dependendo do tipo de Universidade e número de vagas. Exemplo, a Universidade de Dunedin para Odontologia pode exigir um A ou até mesmo A+ dependendo das vagas. 

  • Se o estudante largou os estudos com 16 anos por exemplo, poderá fazer um curso chamado Foundation, com duração de um ano, e ao final do mesmo, entrar direto para a universidade (muitas delas têm seus próprios cursos de Foundation).

  • Cursou ou estar cursando uma escola Politécnica na Nova Zelândia, e chegou ao nível de Diploma. Nesse caso a entrada é direta para o segundo ano da Universidade.

  • Já estar cursando ou cursou uma universidade no exterior, e quer acaba-la ou complementa-la na Nova Zelândia. Por exemplo já cursou 2 anos de Odontologia assim poderá efetuar os últimos dois anos na Nova Zelândia com direito de trabalhar nesta área quando terminar o curso. Para isso a pessoa terá que mandar traduzir todo o currículo acadêmico com carga horária e tópicos estudados e envia-lo para a universidade fazer uma avaliação. O curso poderá ser integralmente ou parcialmente aceito, e nesse último caso o estudante terá que fazer matérias extras na Nova Zelândia para compensar Os Mestrados e Pós graduação tem o mesmo procedimento. 

  • No caso de já ter Inglês suficiente mas não tiver nenhuma qualificação formal ou nenhum curso comprovando, mas tem grande experiência de trabalho, a universidade analisa o tipo e tópicos da experiência de trabalho, para indicar as matérias restantes, e o ano que o interessado deverá cursar na universidade.

  • Todo seu conhecimento prático ou estudos já realizados poderão ser analisados pelo NZQA para então receber os créditos relevantes, e a qualificação equivalente dentro do sistema de ensino da Nova Zelândia.

  • Para saber se o curso que pretende fazer na Nova Zelândia vai ser reconhecido no seu país de origem, procure antes de se inscrever consultar o MEC(Brasil), ou órgão oficial de educação no seu país.  Assim evitará problemas no futuro.

Todas as Universidades da Nova Zelândia são subsidiadas pelo governo, porém não são grátis, sendo o ensino pago tanto por Kiwis quanto por estudantes internacionais. Para os Kiwis existe crédito educativo, para os estrangeiros não. Existem algumas oportunidades de Bolsas de Estudos para estudantes internacionais mas só são oferecidas para países que a Nova Zelândia tem acordos nesse setor.

O tipo de ensino na Universidade é completamente diferente de outros países, incluindo os Estados Unidos, Brasil ou Portugal. No sistema Neo-Zelandês (igual ao Australiano), o aluno tem poucas aulas em grupo, sendo o enfoque no individual. Isto quer dizer que tem menos bla, bla, bla na sala de aula, e um monte de pesquisas e leituras por conta própria, tanto na bliblioteca e nos computadores da universidade, como em casa. Daí a necessidade do estudante ter boa escrita em Inglês além de um lap top ou acesso a um computador, pois vai escrever "assignments" e reports como um condenado. A avaliação do desempenho e do aprendizado, vem mais desses trabalhos do que testes. Hoje principalmente com a ajuda da internet, muitos tópicos e assuntos a estudar são obtidos diretamente no website da universidade, e os alunos fazem o "download" do tópico, e depois fazem a pesquisa e o estudo em casa, para depois mandar de volta também pela internet para o professor. Muitas vezes (principalmente no último ano de certos cursos) o aluno só comparece na escola para avaliação e discussão desses trabalhos com o professor.

Uma outra grande diferença, é que na Universidade na NZ, não há um curriculum único acadêmico a ser cursado. Cada vez mais estão introduzindo a concepção do "Combo" onde o aluno mistura diversas matérias num curso só. Por exemplo, posso estudar Tecnologia de Informação e umas matérias relativas a Marketing e no final me graduar em IT & Marketing. Ou ainda, posso estudar Turismo em conjunto com Organização de Eventos, e me formar em Tourist Events. Até mesmo na área de Direito estão misturando curso de Advocacia com de Informática, para que o futuro advogado seja um  especialista, podendo assim defender casos que englobem direitos autorais na Internet, Spam, Fraudes através de computador, enfim um mundo de coisas novas e interessantes para estudar. Existem várias áreas onde a Nova Zelândia tem carência de profissionais qualificados e estes cursos dão um monte de regalias no sentido de trabalho, pontos extras para imigrar etc. (Consulte o site da Imigração para informações complementares sobre profissões em demanda). Existe também o fato da Universidade na NZ , não perder tempo. Os cursos já começam diretamente no assunto, e não existe os anos de matérias gerais como existe no Brasil e Estados Unidos. Vai-se direto ao ponto sem rodeios. Os cursos das universidades da Nova Zelândia, são totalmente reconhecidos na Austrália, Estados Unidos e Europa, além de outros países através de convênios entre universidades.

Existe uma divisão de cursos por Universidades, como dissemos antes, pois cada universidade da Nova Zelândia é especialista em um setor. Sendo assim, para estudar o curso escolhido, o estudante terá que saber qual Universidade oferece este curso, e muitas vezes se mudar para a cidade onde ela está. As Universidades da NZ são divididas basicamente da seguinte forma :

Nota do autor: Estas especialidades listadas não significam que as universidades só ministrem esses cursos. Na verdade oferecem muito mais. A lista das Univeridades abaixo corresponde a especialização de cada uma, ou seja em que áreas ou setores que ela se tornou famosa.

Auckland University - especializada nos cursos de Engenharia, Arquitetura, Medicina e Artes. Cidade: Auckland.

Unitec - Arquitetura, Negócios, Comunicação, Engenharia, Design, IT, Saúde e Enfermagem, muitos Ofícios. Cidade: Auckland.

Waikato University - especializada em Pedagogia, Matemática, Ciências e Informática. Cidade: Hamilton.

Massey University - Agricultura, Veterinária, Horticultura, e Tecnologias do campo e fazendas. Tem 3 Campus, em Wellington, Palmerston North e outro em Auckland.

Victoria University - especializada no Campo Social, sendo os principais cursos nas áreas de Administração Social, Pesquisa Social e também Arquitetura. Cidade: Wellington.

Lincon University - especializada em Agricultura, Horticultura e Tecnologia de fazendas. Cidade: Christchurch

University of Canterbury - Engenharia florestal, Reflorestamento e Meio Ambiente, e também se destaca em Artes. Cidade: Christchurch.

University of Otago - Odontologia, Farmácia, Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Radiologia, Pesquisas no setor Biotecnológico. Cidade: Dunedin

EIT   Cidade Napier

 

  Cursos de Pós Graduação na NZ, eles também são oferecidos por todas essas universidades mencionadas acima. MBA, MIB, Mestrados, Doutorados, PHD, etc são oferecidos tanto a nível acadêmico quanto a nível de pesquisa. Para efetuar um desses cursos, além de ter excelente nível de inglês, (principalmente escrito e de entendimento na leitura) o interessado precisará do diploma a nível de bacharelado traduzido juramentado, com respectivas matérias estudadas e carga horária. Algumas universidades oferecem bolsas de estudo para a área de pesquisa a nível de Pós Gradução.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.