Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Turismo
  Mapa - Ilha Norte
  Mapa - Ilha Sul
  Os 10 mais
  Lugares Incríveis
  Roteiros Turísticos
  Guia de Atrações
  Distâncias
  Alugar Carro
  Viajar de Carro
  Viajar de Trem
  Viajar de Avião
  Viajar em Tours
  Dicas de Viagem
  Esquiar na Neve
  Parques Nacionais
  À partir da N.Z
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Viajar de Ônibus
a Nova Zelândia

  Um dos pontos falhos na Nova Zelãndia são os ônibus. Em Auckland, Wellington, Hamilton e Christchurch, ainda existem algumas linhas urbanas que facilitam a vida de quem não tem carro ou não pode dirigir por um ou outro motivo. Nas cidades menores ainda tem uma ou outra linha, mas a verdade e que todo mundo na Nova Zelândia pode comprar um carro, mesmo que seja um antigo, daqueles que anda por milagre ou teimosia de virar ferro velho. Bem, uma coisa muito importante você tem que saber sobre ônibus na Nova Zelândia... é que todos têm tabelas de horários sejam eles urbanos ou entre cidades, e a mesma é obdecida à risca. Chega a irritar quando dizem que o ônibus vai passar aos 35 minutos depois do meio-dia, e aos 34 minutos e meio, o infeliz aparece na esquina.

Viajar de ônibus é uma das opcoes para quem não pode alugar um carro, ou quer economizar dinheiro. Será? Nem tanto! O fato é que existe uma única cia de ônibus que roda toda a Nova Zelândia chamada Intercity. Essa cia funciona tanto para turistas quanto para locais, e não basta chegar na rodoviária e simplesmente comprar o bilhete, pois tudo funciona na base da compra antecipada (atualmente também pela Internet).  Isso não quer dizer que não vai encontrar lugar no ônibus se chegar de repente, mas para certos trajetos, conseguir um lugar pode se transformar em dor de cabeça se não comprar antecipadamente.

O preço da passagem não é barato, e para trajetos longos até mais caro do que ir de avião. Mas como nem todas as cidades turísticas na Nova Zelândia possuem aeroportos, a única maneira de se chegar, é por rodovia, (alguns lugares na ilha do Sul por trem). É por isso que para pessoas viajando em grupo, pode ser mais barato dividir o aluguel de um carro, do que viajar de ônibus ou de avião. De qualquer forma, para aqueles que não querem voar por cima de lugares espetaculares, ou não querem ou não podem dirigir um carro por algum motivo, o énibus a grande opção.

Pode-se comprar um bilhete à partir da cidade "A" até a cidade "D", e parar na cidade "B" ou "C" se ficarem no caminho ou se você comprar um passe. Pode-se ficar uns dias e depois retomar a viagem, desde que você reserve com antecedência (mínimo 24 horas), os dias de embarque em cada cidade. Assim, o motorista (e o compudador) não irão preencher sua vaga com a de outra pessoa. No caso da Intercity, eles vendem diversos tipos de passes para diferentes situações que normalmente preenchem a necessidade de qualquer viajante com relação aos principais lugares turísticos. Tem passe para dias de viagem, tem passes por KM rodado,  enfim, vários tipos diferentes. De vez em quando a Intercity coloca uma promoção na Internet.

Além da cia mensionada acima,  existem outras que vão um pouco além, ou seja, englobam dentro de um pacote, uma espécie de tour completo, incluindo hospedagem, visita à lugares turísticos e até mesmo comida. Empresas como " Magic Bus", "Kiwi experience", "Stray" e muitas outras atendem um determinado mercado. Exemplo: Uma oferece tour para pessoas mais jovens, onde bangunça no ônibus é permitida. Já outra, oferece os mesmos serviços para pessoas de terceira idade.

Nos já viajamos muito de ônibus na Nova Zelândia, e além de recomendarmos bastante,  podemos dizer que os ônibus sao ultra confortáveis, limpos, e com excelente manutenção mecânica. A única coisa e que achamos (em nosso gosto pessoal) é que deve-se fazer um roteiro de viagem mixta, incluindo avião, trem, ferry boat, carro, e até mesmo bicicleta (os ônibus carregam bicicleta, ou seja, chega-se numa cidade e pode-se explorá-la com calma e de graça). Leia nossa página sobre dicas de viagem para saber mais detalhes sobre uma viagem mixta na Nova Zelândia.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.