Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Turismo
  Mapa - Ilha Norte
  Mapa - Ilha Sul
  Os 10 mais
  Lugares Incríveis
  Roteiros Turísticos
  Guia de Atrações
  Distâncias
  Alugar Carro
  Viajar de Ônibus
  Viajar de Trem
  Viajar de Avião
  Viajar em Tours
  Dicas de Viagem
  Esquiar na Neve
  Parques Nacionais
  À partir da N.Z
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

 Viajar a 
Nova Zelândia
de carro

 Viajar de carro a Nova Zelândia é uma das melhores opções para realmente conhecer o país. As estradas são ótimas, apesar de muitas não terem acostamento e também serem um tanto quanto sinuosas, por causa da característica montanhosa da Nova Zelândia. De qualquer forma, as estradas são super bem conservadas, sem buracos, com faixas e sinalização em perfeitas condições. Se você ver uma placa indicando curva à 50 Km/h pode acreditar, senão corre o risco de ir parar dentro de um pacato lago (vide Luizão no final da página). A paisagem muda a cada duas horas, o que distrai tanto motoristas quanto os alegres ocupantes do veículo. Quando a beleza da paisagem é muita (o que acontece quase sempre) o melhor é escolher um lugar para encostar e apreciar a dita com calma. Se você vai alugar um carro, campervan, ou motohome para viajar a Nova Zelândia, veja as dicas abaixo...

Viajar somente a Ilha do Norte - Não tem grandes problemas. As estradas são boas, e é possivel ir por uma estrada e voltar pela outra passando por diferentes lugares. Algumas vezes por ano chuvas intensas sucedidas de deslizamento de terras podem interditar uma ou outra estrada, mas geralmente desvios são rapidamente providenciados. Se seu tempo de viagem for curto, digamos uma semana, aconselhamos a voar de Auckland até Wellington e de la alugar um carro para subir até Ackland novamente parando com calma em várias cidades interessantes pelo caminho. Nos meses de inverno, a Desert Road ao lado do Tongariro National Park onde estão os vulcões, pode ser interditada par excesso de neve. Cuidado também nos meses de inverno com o "Frost" na pista. (uma camada de gêlo muito fina que se forma de manhã cedo ou à noite em cima da estrada, e a torna extremamente escorregadia - o melhor é pegar a estrada entre 9 da manhã até escurecer).

Viajar somente a Ilha do Sul - "Frost" e neve podem estar presentes nos meses de Inverno e mesmo antes ou depois da estação. Consultar as condições das estradas é altamente aconselhável antes de iniciar a viagem. No mais, prepare-se para as paisagens mais deslumbrantes no planeta, e estradas com pouco movimento que dão uma sensação de liberdade impressionante.

Viajar as duas ilhas - Uma ou duas vezes por ano, o estreito de Cook fecha por causa de condições climáticas ou por mar muito forte. Nesse caso, o desapontado turista poderá ficar alguns dias retido num lado ou outro do estreito até que as condições melhorem. Muita gente pergunta se é melhor deixar o carro de um lado e alugar um outro do outro lado? Bem, a resposta varia de acordo com a quantidade de bagagem e o número de pessoas que estarão no carro, pois atravessar o carro custa caro (cerca de NZ$ 220 cada sentido). Mas por outro lado, arrumar e empacotar toda a bagagem para entregar o carro, e depois fazer o inverso do outro lado, dá um trabalhão e gasta-se um bom tempo na operação. Existe uma economia em atravessar como passageiro e não levar o carro, mas no final, achamos que a trabalheira que dá não compensa o tempo perdido para quem vai usar somente carro para viajar as duas ilhas. Agora, se for um casal com pouca bagagem, ou se a viagem for feita de forma mixta (trem-avião-carro-ônibus). o melhor é não atravessar o carro.

Dicas para viajar de carro na Nova Zelandia.

1) Tenha sempre um casaco e um pequeno guarda-chuva na mala. A temperatura varia muito durante o dia, e um belo dia de sol pode virar uma ventania com chuvas em poucas horas.
2) Obedeça a sinalização, e a velocidade máxima permitida em cada trecho ou cidade. Radares e patrulhamento podem estar em qualquer lugar, mesmo em estradas remotas. Muita atenção ao entrar em cidades, pois a velocidade máxima é de 50 Km/h, ou o que estiver indicado numa placa.
3) O uso do cinto de seguranca é obrigatorio para todos os ocupantes do veículo, tanto no banco da frente quanto no de trás. Crianças pequenas tem que usar uma cadeira especial (fornecida pelas locadoras)
4) Dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas pode dar cadeia, além de multas altíssimas. O limite é aproximadamente um copo de vinho ou dois de cerveja, mas isso varia de pessoa para pessoa. O melhor é se for dirigir não beber, ou vice-versa.
5) Muitos postos de gasolina funcionam no sistema "Self Service" Você mesmo põe a gasolina (ou diesel) e paga no caixa. Existem 3 tipos de gasolina, e a locadora de seu veículo irá lhe instruir sobre qual colocar (Não tem erro, porque o bocal dos tanques de gasolina são do mesmo diâmetro do da bomba correta, ou seja, se a mangueira não entrar no tanque, é porque você está usando a gasolina errada).
6) Áreas de descanso estão por toda a parte (no máximo a cada duas horas de viagem). São equipadas com banheiros (algumas não) e mesas para picnic (todas). Tudo muito limpo e em locais aprazíveis. Vale parar só para ver a paisagem ao redor e tirar umas fotos, como é o caso da estrada ao redor do lago Taupo.
7) Lembre-se que todo o tráfego vindo pela sua direita tem preferência de trânsito. (salvo se uma placa ou sinal indicar o contrario). Dirige-se na mão Inglesa, ou seja, o carro trafega pelo esquerdo da estrada.
8) Mapas locais podem ser obtidos nas lojas de informações turísticas de cada cidade (grátis). Para mapas rodoviários mais detalhados, postos de gasolina e "Dairies" vendem por uns NZ$ 7. Locadoras costumam oferecer mapas já incluidos no preço da locação (algumas vezes tem que pedir para eles senão eles esquecem de incluir). A população é muito solicita em fornecer informações para viajantes, e se não houver alguém por perto ou nas ruas, a delegacia de Polícia do vilarejo é um bom lugar para obtê-las.
9) Em caso de acidente, comunique o fato à Polícia em 48 horas (principalmente para efeito de seguros), e no caso do ser alugando, comunique à locadora também.
10) A maioria das locadoras aceita que a pessoa pegue o carro em um local e o entreque em outra cidade ou aeroporto. Umas cobram um extra por isso, outras não. Não se esqueça de encher o tanque antes de entregar o carro, ou irão debitar do seu cartão de crédito, pois ao lhe ser entregue, o carro estará com o tanque cheio.

No mais a Nova Zelândia é um paraiso e uma tranquilidade para se viajar de carro. Nós aconselhamos uma viagem mixta para quem tem menos de 2 semanas, e você pode ler sobre isso aqui.

Veja outras informações sobre aluguel de carros e motohome na NZ.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.