Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Turismo
  Mapa - Ilha Norte
  Mapa - Ilha Sul
  Os 10 mais
  Lugares Incríveis
  Roteiros Turísticos
  Guia de Atrações
  Distâncias
  Viajar de Carro
  Viajar de Ônibus
  Viajar de Trem
  Viajar de Avião
  Viajar em Tours
  Dicas de Viagem
  Esquiar na Neve
  Parques Nacionais
  À partir da N.Z
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

 Aluguel de Carros

na Nova Zelândia

Alugar um carro na Nova Zelândia, é muito simples desde de que você tenha carteira de habilitação válida de seu país (de preferência com uma tradução dela para o Inglês numa folha de papel), e saber as regras e bases com que os carros são alugados. Algumas companhias não alugam carros para menores de 23 anos, ou só alugam com restrições. Se este for o seu caso, você deve confirmar esse detalhe com a locadora, antes de fazer seus planos.

 

Um dos maiores erros ao se consultar o valor do aluguel dos carros, é de se confundir na parte do seguro. Praticamente todas as companhias, alugam o carro já com o seguro incluído, mais aí e que mora o perigo para os desavisados. Esse seguro não cobre 100% dos sinistros, porque só passa a valer a partir de um determinado montante. Tudo abaixo desse montante é chamado "Excess". Trocando em miúdos, exemplo um carro cujo valor é de 15 mil dolares, se houver um acidente com perda total, o seguro vai reembolsar todo o valor. Agora, em um outro cenário, imaginemos um acidente onde arranharam a lateral desse carro em alguns pontos. Se o conserto custar até NZ$ 1000 você vai ter que pagar. Cada carro tem um valor de "Excess" de acordo com o valor do carro. É bastante recomendado comprar o excess. Num aluguel de NZ$ 20 por dia, o excess vai custar outros NZ$ 10 por dia, elevando o custo total para NZ$ 30 por dia. Mesmo assim, esse "excess" pode ser comprado total ou parcialmente. No caso acima, os NZ$ 10 se referem a redução do excess de 1000 dolares para somente 100. Ou seja, até NZ$ 100 de estrago eu pago, acima disso o seguro paga. Eu poderia zerar o excess, mas teria que pagar mais de seguro, e porque acho que 100 dolares eu posso cobrir do meu bolso, eu assumi essa parte pequena do risco. Outra coisa importante, é saber se esse seguro cobre ou não danos em para-brisas e pneus. Algumas companhias incluem esses itens mas em geral as mais baratas não. A título de curiosidade, um para-brisas custa algo em torno de NZ$ 300.

  Quase que todas as locadoras de carros na NZ, operam com vários escritórios distribuídos nas cidades de Auckland, Wellington, Picton, Christchurch, e algumas em Queenstown. É possível alugar o carro numa cidade e deixar na outra, sendo que algumas companhias cobram um extra pela devolução em outra cidade. Sempre pergunte se há esta taxa, principalmente se for passar de uma ilha para outra, pois como já dissemos, se for visitar as duas ilhas, vale mais a pena voar para o destino final, digamos Christchurch ou Queenstown, e de lá alugar o carro para deixa-lo em Auckland, e assim não precisar ir e voltar pela mesma estrada, ganhando muito mais tempo, e até mesmo economizando. Se devolver o carro no aeroporto em geral as companhias pagam o estacionamento.

Uma dúvida muito frequente, é entre alugar um carro comum ou uma Campervan ou Motohome na NZ (tipo com camas e fogão dentro). Nós já fizemos as contas várias vezes (e já viajamos em ambas as modalidades), e chegamos a conclusão que carro comum + hospedagem nos excelentes motéis, valem mais a pena financeiramente que uma alugar uma Motohome ( ou Campervan) somada ao custo do Caravan Park. A maior diferença seria se não usasse o Caravan Park e dormisse na beira da estrada ou em lugares públicos, porém acaba-se sentindo falta de um bom banho quente além de um vaso sanitário decente. Na verdade dá quase no mesmo, sendo que o conforto de um motel, e mais a agilidade de um carro comum, podem fazer muita diferença em uma viagem, principalmente nas épocas frias do ano. Já na época de alta temporada vaga em um motel pode ser um problema. Famílias com crianças pequenas têm preferência por Campervans e Motorhomes pela aventura que proporciona aos pequenos. De qualquer forma ambas as modalidades são bastante interessantes, e cabe a você decidir qual que se aproxima mais de seu estilo pessoal de viagem.

Cuidados e Tramites ao alugar carros também são importantes. A maioria das companhias no caso de pagamento com cartão de crédito, deixam o valor em branco, e pedem para você assinar. Isso é o procedimento normal, apesar de não ser 100% correto no meu entender, mas é assim que todo mundo faz. Isso é para cobrir qualquer "excess", ou seja, qualquer dano que você (ou outros) fizer ao veículo. No caso de não ter um cartão de crédito, um "Bond" ou uma caução em dinheiro lhe será cobrada, e esse valor será restituído, caso você entregue o carro em perfeito estado. Feito isso e toda a papelada assinada, em hipótese alguma deixe de fazer uma completa vistoria no carro. As locadoras têm um formulário especial para isso, no qual deve ser anotado qualquer arranhão, amassado, ou defeito por menor que seja, no exterior do carro. Verifique o estado dos vidros principalmente se há algum dente ou quebrado no para-brisas, e veja se algum pneu está cortado ou faltando algum gomo nas laterais. Se houver algum retoque de tinta, mencione também no formulário. Com isso não correra o risco de ter dissabores ou argumentos futuros. O tanque de gasolina é fornecido cheio, e você terá que devolver também cheio, ou irão descontar uma diferença aproximada do seu "Bond".

Um dos maiores cuidados ao dirigir um carro alugado na Nova Zelândia é direção na mão Inglesa, principalmente para quem não está acostumado.  Algumas pessoas tomam 2 horas de prática em uma auto-escola antes de pegar no volante. É importante saber algumas regras básicas, como prioridades num rodador "Roundabout", interseções, faixas pintadas etc. Livretos com as regras de trânsito da NZ são fornecidos por algumas companhias, ou você pode compra-los por cerca de NZ$ 7 em qualquer livraria, papelaria e até mesmo em algumas lojas de conveniência em postos de gasolina. A regra básica é "dar sempre a vez para quem vem da sua direita". De qualquer forma é bastante fácil dirigir na Nova Zelândia, e as estradas são muito boas apesar de estreitas e em geral sem acostamentos. Se tiver que parar, saia o máximo para a esquerda da estrada, ou espere por uma reentrância. Em toda a Ilha do Sul e em algumas estradas da Ilha do Norte (principalmente em montanhas e serras) tenha bastante cuidado com o "Frost" ( foto- camada de gelo fino que cobre a estrada). Acontece basicamente em dias frios bem cedo (ou quando a temperatura chega ao redor de 4 graus). Essa camada fica imperceptível, e escorrega que nem banana. Reduza  bastate a velocidade nesses trechos. Em caso de acidente, qualquer telefone, seja ele celular ou não, vai permitir contato grátis com a emergência (polícia, bombeiro, ambulância). Basta discar "000" (zero, zero, zero). O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros e crianças pequenas tem que usar um assento especial, que pode ser alugado também.

Nota Importante: Em caso de acidente, se for constatado que o motorista está acima do limite de alcóol no sangue permitido para se dirigir um veículo, o seguro pode se recusar legalmente a pagar os danos causados, e isso consta nas letras miudinhas da apólice. Qualquer acidente deve ser reportado a polícia local. Veja mais sobre Carros na NZ   e travessia do Estreito Cook de carro alugado em distâncias entre cidades na NZ.

  Lista de Locadoras de Autos na NZ

 Aluguel de Carros de Passeio

www.a2b-car-rental.co.nz
www.acerentalcars.co.nz
www.apexrentals.co.nz
www.avis.co.uk
www.fasterinfo.com
www.budget.co.nz
www.bargainrentals.co.nz
www.hireacar.co.nz
www.omegarentals.com/
 Aluguel de Motocicletas
http://motorcyclerentals.gotournz.com
 Aluguel de Campervans/Motorhomes
www.apollocamper.co.nz
www.acerentalcars.co.nz
www.britz.com/
www.maui-rentals.com
www.keacampers.com
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.