Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Turismo
  Mapa - Ilha Norte
  Mapa - Ilha Sul
  Os 10 mais
  Lugares Incríveis
  Roteiros Turísticos
  Guia de Atrações
  Distâncias
  Alugar Carro
  Viajar de Carro
  Viajar de Ônibus
  Viajar de Trem
  Viajar de Avião
  Viajar em Tours
  Dicas de Viagem
  Parques Nacionais
  À partir da N.Z
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

 Esquiar na Neve
na Nova Zelândia

 Tanto a Ilha do Norte quanto a Ilha do Sul da Nova Zelândia, oferecem excelentes lugares para se esquiar na neve. A período de esquiar se inicia por volta de Junho e acaba em Outubro ou Novembro, dependendo de quanta neve tenha caido antes ou depois. A Ilha do Norte é a que tem o período mais curto, e acaba em meados de Outubro, apesar da ajuda de máquinas de fazer neve. De qualquer forma, se acabar a neve na Ilha do Norte, a do Sul ainda vai proporcionar bons tombos pelo menos por uns 30 dias a mais.

 As estações de esqui atendem  todos os tipos de esquiadores. Desde os que nunca esquiaram, também conhecidos como "sem-bunda"  quanto aos profissionais e competidores esportivos, ou "bonecos de neve", pois não param de esquiar nem para fazer xixi. As estações são ultra modernas e algumas delas funcionam inclusive à noite, de forma que o intrépido esquiador congele mais rápido e vire parte da paisagem. As estações são divididas por pistas, cada qual com nomes sugestivos de acordo com o grau de dificuldade. Exemplo: A pista para iniciantes costuma ter o nome de Happy Valley, ou Vale Feliz, pois você não vai parar de rir do tombo dos outros, ou dos seus proprios. Em nossa opinião ao invés de Happy Valley, deveriam chamar de Pain Valley ou Vale da dor, pois ao final do dia além da mandíbula doer de tanto rir, o joelho e o cotovelo gritam de desespero, e a bunda fica em total situação de miséria, tendo eu sentado de bruços por mais de uma semana. Já o Vale dos Dinosauros, é só para feras, e não deve ser tentado por qualquer lagartixa inexperiente.

As estações podem congelar o seu dinheiro no bolso deles, e se cobra por passes, de acordo com o tempo que você fizer uso dos seus gloriosos tombos. Por exemplo, Half Day Pass, dá direito de você entrar na área de esqui usando os "Lifts" de tal a tal período. Lifts, são aquelas cadeirinhas dependuradas num cabo que te levam de baixo para cima e vice-versa. Tem também os "Ropes" que são cordas onde você se agarra, e ela te leva até o próximo tombo. Para usar os ropes, você tem que estar sobre esquis ou vai cair de cara. Tem também a "T-bar", que como o nome diz, é uma barra em "T" que você agarra e passa entre as pernas, presa na bunda, sendo assim rebocado/a para cima. So cuidado na hora de posicionar a barra por entre as pernas, pois sê voce enfiar a ponta do "T" no lugar errado, vai chorar até chegar no topo da montanha. Os passes são vendidos por meio dia, para dia intero, por semana, por temporada, e de acordo com as pistas diferentes que você escolher para se divertir e cair.

 Todo o material para esquiar pode ser alugado lá em cima na estação, ou pode-se alugar mais barato nas cidades vizinhas ao "Ski Field". Se for essa a sua opção, cuidado ao alugar as botas, e esperimente com todas as meias que iria usar lá em cima, para ver se a bota não esgana os dedinhos, senão além de dor na bunda, nos quadrís, nos cotovelos e nos joelhos ainda por cima vai ficar manco por uma semana. Leve sempre, meias, luvas e toca sobressalente, pois as ditas molham com muita facilidade, principalmente depois de alguns esqui-bundas. Em dias bonitos e sem vento, o intrépido esquiador poderá ser assolado pela famosa síndrome da menopausa, onde a sensação de frio e calor se alternam de tempos em tempos, com necessidade urgente de se fazer um strip-tease relâmpago em frente à uma multidão curiosa. Por isso leve roupas leves por baixo, além de protetor solar, senão o sol nessas alturas irá acrescentar lindas bolhas à sua lista de escoriações.

Preços cobrados pelo aluguel do material (pode ser mais ou menos dependendo da loja, ou da estação de esqui). Os preços abaixo são para aluguel por um dia. Quanto mais dias, mais barato fica.

Equipamento

NZ$ NZ$
Snowboard ou Esqui + botas + bastões $48 (recreativo)  $62 (performance) 
Jaqueta + calça comprida impermeável $39 ( adult) $28 ( jovem)

Dica: Recomendamos ao alugar o material, efetuar um seguro do dito com a própria loja, o que gira em torno de NZ$ 3 por dia. Isso protege de perda, como também por danos ao material causados por você ou por um imbecíl qualquer que venha alegremente descontrolado em sua direção. Material de esqui custa muito caro para repor.

Preços cobrados pelas estações de Esqui (pode ser mais ou menos dependendo da estação de esqui e do tipo de pista que escolher).  Existem passes para vários turnos e dias, preços diferentes para adultos, jovens e crianças e quanto mais dias de tombos mais barato sai.

Lifts

NZ$
Lift dia - adulto 91
Dia extra 86
Lift Dia Inteiro - jovem 49
Dia extra 47

Nota 1: Para quem nunca esquiou, existe um passe que vale a pena que inclui aula inaugural com instrutores da estaçãopor exemplo: lift+ roupa+equipamento +aula por NZ $135 para adultos e NZ$ 89 para jovens . Para quem é fera, que tal tentar um Heliski, onde um Helicóptero te leva até o topo e você desce num arrepio só (e com o gerente de seu cartão de crédito a lhe perseguir).

Nota 2: Existe um passe do tipo "combo" que engloba Snowboard ou Esqui + Botas + Bastoes + qualquer tipo de Lift por um dia inteiro. Shorts e roupas almofadadas para aliviar quedas no trazeiro, bem como joelheiras podem ser alugados à parte. (Se eu soubesse disso antes não iria passar uma semana depois sentando de banda...).

Estações de esqui na Ilha do Norte:

Whakapapa e Turoa - ambas estão localizadas no centro da Ilha do Norte, no Tongariro National Park, e nas vertentes do vulcão Huapehu. Whakapapa é acessado pela entrada do Tonngariro National Park e um ônibus até em cima custa NZ$ 15 ida e volta. Se for de carro, as vezes é necessário alugar corrente para as rodas devido a neve excessiva. Turoa é acessado à partir da cidadezinha de Ohakune (que também tem boas hospedagens).Para detalhes e horário do ônibus Ohakune-Turoa ligue para 06 385 4022.

Estações de esqui na Ilha do Sul:

Mt. Hutt - perto de Christchurch é a estação que tem neve por mais tempo e pode ficar aberta até Novembro. Outras estações populares na mesma área são Mt. Potts, Mt.Olympus, Porter Heights. Na região de Wanaka, as estações de Treble Cone, Cardrona, Snow Peak e Waiorau Snow Farm, têm ótimas pistas. Ao Sul, perto de Queenstown, as estações de Remarkables e Coronet Peak são ultra populares, incluindo festivais de Inverno com esqui à noite sob a luz de tochas. Hommer Springs perto de Kaikoura, é boa quando tem muita neve.

Luizão, que tombo você tomou meu irmão. Iimpressionante! Você está bem?

 

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.