Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Vistos
  Visto de Turista
  Visto de Estudante
  Visto de Trabalho
  Visto Negado
  Renovar Vistos
  Imigrar para a NZ
  Agentes-Imigração
  Obter Cidadania
  Nível por País
  Dois Passaportes
  Ficar Ilegal
  Vistos-Dicas
  Vistos-Links

 

 

Link Patrocinado

 Vistos para
Nova Zelândia
F.A.Q.

Nota Importante: Todas as informações contidas nesse tópico sobre vistos para a Nova Zelândia, servem somente como um guia, e não são informações oficiais, tão pouco garantimos que estão corretas. Para informações oficiais e atualizadas, consulte o website oficial da Imigração ou o site da Embaixada da Nova Zelândia no seu país. 

Solicitamos uma entrevista com o oficial Pinguinesco, para que ele responda as principais perguntas sobre Vistos para a Kiwiland. O oficial é "expert" no assunto, pois afinal, faz duas migrações anuais, uma atrás das pinguinhas Kiwecas, e uma outra para comer os apetitosos frutos do mar das costas Neozelandesas (com duplo sentido). Uma característica interessante do oficial Pinguinesco, é que ele tem os olhos amarelos. Segue a entrevista abaixo.

1) Oficial Pinguinesco, é verdade que a Nova Zelândia tá cheia de emprego sobrando, e por isso está precisando de gente de fora para complementar o mercado de trabalho? Dizem até que está fácil de ficar por lá para sempre? Isso é verdade?

R.: Isso é uma meia verdade. A coisa não é bem assim. Em primeiro lugar, a Nova Zelândia não tem empregos sobrando como dizem, e para trabalhar é preciso tirar uma permissão. Mas é verdade que a Nova Zelândia esta precisando muito de pessoal altamente qualificado, para suprir várias áreas que estão em demanda, e por causa disso o governo facilita o Visto de Trabalho (work visa) e até mesmo concede pontos extras para o visto de residência permanente. Tudo depende dos acordos da Nova Zelândia com o país de origem do interessado, e dos pontos alcançados num processo de imigração.

2) É dificil tirar um visto de trabalho na NZ?

R.: Depende. A pessoa tem que arranjar um emprego, ou ter uma oferta de trabalho, que garanta um pagamento seguro por um determinado período. Além disso, o empregador tem que se cadastrar na Imigração e provar que não tem nenhum Kiwi capacitado para efetuar o serviço. Depois e só dar entrada no pedido de um Work Visa. Mas não pode trabalhar enquanto não tiver uma resposta positiva do departamento de imigração. Algumas vezes sai até mesmo no mesmo dia, se você tiver com toda a documentação preenchida, algumas vezes demora até 15 dias ou mais dependendo do volume de pedidos que a imigração tem..

3) Oficial Pinguinesco, é verdade que a imigração está barrando gente de alguns países no aeroporto, e mandando eles de volta no mesmo avião que vieram? Inclusive  brasileiros?

R.: Inclusive não, principalmente! O fato é que tem muita gente querendo abusar, trabalhando ilegalmente e ficando ilegal além do período consedido. O erro de uns suja para os outros, principalmente aqueles que estão querendo fazer a coisa direito. Felizmente são uma minoria. Os que fazem errado provavelmente vão acabar deportados, além de sujar o nome deles próprios o que não é importante, mas sim do país deles, o que acho injusto. Agora, se eles entrassem numa de obedecer as leis e as regras, todos sairiam ganhando, inclusive nós Kiwis.

4) Já escutei falar que tem gente cheia de estratégias e macetes para passar na imigração. Essas coisas funcionam oficial Pinguinesco?

R.: Os oficiais da Imigração são altamente treinados e estão vacinados contra todos os tipos de armação. O que acontece é que algumas pessoas compram cursos em escolas, fazem reservas de tours ou de hospedagem, tudo isso para entrar como turista e depois trabalhar ilegal. Teve gente que comprou curso de Inglês de duas semanas e traz malas tão abarrotadas que parecia mais um caminhão de mudança. O pessoal da imigração está muito acostumada com turistas do mundo inteiro, pois recebe milhões deles por ano.  Um avião quando chega, traz pessoas de várias faixas etárias com diferentes motivos de viagem. O oficial da imigração sabe informações até sobre comportamento dos passageiros no avião (por exemplo desrespeito com aeromoças, bagunça etc) e se tem algo estranho, eles verificam com cuidado. O único truque que eu conheço para passar na imigração é falar a verdade, pois como no velho ditado, quem não deve não teme.

5)  Que tipo de perguntas fazem na chegada? Pode-se  ter um tradutor para ajudar?

R.: Pode pedir um tradutor se precisar, mas provavelmente um dos oficiais no mínimo Espanhol sabe falar. Eles fazem perguntas padrão, para aprofundar e entender melhor as intenções da visita. As perguntas são do tipo: "O que você veio fazer na Nova Zelândia?" "Porque escolheu a Nova Zelândia?" "Onde pretende se hospedar?"  "Pagou hospedagem por quanto tempo? "Como vai se manter?"  "Quanto de dinheiro trouxe ou terá disponível?" "Conhece alguém na Nova Zelândia?" "O que você faz no seu país?" e por aí vai. São as mesmas perguntas que você me faria se eu lhe pedisse para entrar na sua casa. Se você desconfiasse das minhas intenções e coisas que eu faria que pudessem até mesmo colocar em risco sua família, você não me deixaria entrar. Não é verdade?!

6) E a resposta certa dessas perguntas qual seria?

R.: Só a verdade, nada mais. Se as suas intenções forem legítimas, não tem com o que se preocupar. Turistas, estudantes e trabalhadores legais, são bem vindos, desde que tenham como se manter, e obedeçam as leis. 

7) E para quem quer imigrar, é muito difícil conseguir uma imigração?

R.: Para que foi pego trabalhando ilegal, ou passou do periodo de visto, provavelmente jamais vai conseguir. Para imigrar, a pessoa em primeiro lugar tem que ter bons antecedentes. Um bom inglês é muito importante. Além disso, a pessoa tem que ser profissional, ou ter um curso, ou ainda ter uma oferta de emprego duradoura em uma empresa, numa área classificada como de demanda.  Uma pessoa com um curso superior ou qualificação e sendo jovem, tem boas chances de conseguir. Ou seja, tem que ter algo a oferecer para o país. Quanto mais gabaritado, e mais tempo de experiência de trabalho numa determinada função melhor, e se tive uma oferta de emprego na Nova Zelândia, fica mais fácil ainda. Outra alternativa boa é ter estudado e obtido uma qualificação na NZ. O que eles não querem são pessoas sem qualificações, que depois vão ficar dependuradas no seguro social. Com a nova lei, os pontos necessários abaixaram, e até mesmo a falta de ter uma bom domínio do Inglês pode ser obtido na através de um curso pré-pago. A preferência clara é por pessoas com um excelente inglês, ou cujo Inglês seja a língua nativa, e que além disso, tenha uma profissão que possa contribuir com o crescimento da Nova Zelândia. O processo de imigracao pode ficar entre 2 meses e um ano, e pode ser feito de dentro ou de fora da Nova Zelândia, como por exemplo, no seu país de origem. Na verdade, nunca esteve tão fácil imigrar para a Nova Zelândia, desde que a pessoa seja jovem, estudada e qualificada numa profissão em demanda.

8) Oficial Pinguinesco, com relação aos que vem à turismo para a Nova Zelândia? Precisa pré-visto ou coisa assim?

R.: Se seu passaporte for de algum país que a Nova Zelândia mantém acordo diplomático como é o caso do Brasil, não precisa. Basta pegar o avião que ao chegar na imigração do aeroporto, e preencher os requisitos básicos provavelmente um Tourist Visa lhe será concedido. Essa permissão tem validade de 3 meses, e poderá ser prorrogada por um prazo máximo de 9 meses. Mas essa permissão não dá direito do turista trabalhar, a não ser que seja aprovada uma permissão para trabalho. Pessoas que forem barradas na imigração, só poderão retornar se tirarem um pré-visto no Consulado ou Embaixada no país de origem.

9) Estudantes precisam de vistos específicos?

R.: Qualquer um que vier estudar por menos de 3 meses, pode vir como turista e estudar. Para quem vai estudar por mais tempo, como por exemplo nas universidades, ou nas politécnicas, terão que tirar um Study Permit ou Student Visa no país de origem. Os estudantes de mais de 3 meses, podem pleitear um work visa para trabalhar até 20 horas por semana, para ajudar nos livros etc, além de obter experiência de trabalho para a futura carreira, de preferência, para poder ficar na Nova Zelândia para sempre, se dela gostar, e se a profissão estudada se encaixar nas necessidades da Nova Zelândia.

10) Oficial Pinguinesco, que tipo de oficial é o senhor?

R.: Eu sou um oficial dos mares do Sul, conhecido como Megadyptes Antipodes, ou "Yellow Eyed Penguin". Habito as águas geladas ao Sul da Nova Zelândia. Eu e minha espécie estamos correndo perigo de extinção, e somos protegidos pelo departamento de conservação da Nova Zelândia. Por isso, possuo um passaporte amarelo, tal e qual meus lindos olhos. Se você vier para a Nova Zelândia, terá a oportunidade de me conhecer em pessoa.

Caramba, esqueci de renovar meu visto!

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.