Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Trabalhar
  Tipos de Trabalho
  Trabalhar Legal
  Leis Trabalhistas
  Quanto Pagam
  Como conseguir
  Em Demanda
  Empregos Online
  Para Estudantes
  Trab-Problemas
  Working Holiday
  Trabalho F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Imposto de renda
na Nova Zelândia

O departamento de imposto de renda da Nova Zelândia chama-se Inland Revenue ou Te Tare Taake se preferir faar em linguagem Maori. Tal e qual qualquer imposto de renda no mundo, tem uma fome insaciável pelo dinheiro do contribuinte. A das grande diferenças do imposto da NZ e outros países é que o dinheiro arrecadado volta para o cidadão sob a forma de serviços e garantias sociais, excelente educação pública e atendimento médico. 

Todo mundo que trabalha paga imposto, sendo o percentual de sonegação ínfimo. As penas são muito pesadas incluindo multas altíssimas e processo em cima, com fortes chances do fraudador pegar longos anos de cadeia, mesmo que tenha sonegado um único Kiwi dollar. IRD website

Qualquer pessoa que receba pagamento tem que pagar imposto, não interessa quantas horas tenha trabalhado, ou o tipo de trabalho. (por exemplo, temporário). Para tal, a pessoa vai ter que fazer um cadastro no Inland Revenue e obter um IRD number ou o número de contribuinte. Isso se aplica para qualquer pessoa, inclusive estudantes, visitantes, working holiday ou qualquer pessoa que tenha ganho algum dinheiro.

Para se inscrever, basta descarregar o formulário em PDF clicando aqui, e em seguida imprimir e preencher o dito. Anexa uma fotocópia de um documento de identidade tal como o seu passaporte, e envie pelo correio para o posto do Inland Revenue mais próximo. (não pode ser feito online). Entre 8 e 10 dias você receberá seu número pelo correio, e já poderá  gastar seu sofrido dinheirinho em impostos.

Nota: o ACC (acident compensation corporation) é uma taxa para garantir cobertura contra acidentes. Adicional ao Imposto de Renda, o trabalhador paga NZ$ 1,70 de ACC para cada NZ$ 100 ganhos, e não está incluída no cálculo de impostos. A taxa do ACC (incluindo GST) para 2013 é 1.70% ($1.70 per $100).

Outras taxas na Nova Zelândia além do Imposto de Renda, é taxa de GST (Goods and Services Tax) que incide sobre quase todos os produtos e serviços adquiridos com exceção de serviços financeiros como em bancos, seguros de vida e produtos de exportação. A GST é de 15% e normalmente está embutida no preço ou descriminada nos produtos e serviços, assim se tiver dúvida pergunte se esta ou não incluido. Com relação as Empresas, elas têm taxações diferentes de acordo com o tipo (LTD, PTY, etc..), sendo a média 33%. Um negócio com rendimento acima de NZ$60 000 precisa ser registrado para GST. O contador é fundamental para calcular taxação de empresas. Existem muitos outros tipos de taxas cobradas para diferentes tipos de negócios, para autônomos, investimentos ( redimentos, dividendos etc), sobre propriedades e alugueis além de sobre rendimentos vindos do exterior.

Nota:  Visitantes e trabalhadores na Nova Zelândia devem pagar GST sobre todos os bens e serviços que eles compram na Nova Zelândia. Não há reembolso do GST quando você deixar a Nova Zelândia. 

PAYE (desconto de impostos) - o seu salário terá um desconto de imposto na fonte IR (= Inland Revenue  ou imposto de renda). Se no final do ano fiscal, a quantidade descontada for maior do que a quantidade de imposto a pagar, uma restituição poderá ser pleiteada pelo trabalhador. (PAYE = pay as you earn). Mas com esse sistema PAYE em geral não deve haver muita devolução de taxas no final do ano ou restituição de imposto no caso ao deixar o país.

 Imposto na NZ - As taxas do imposto de renda atuais  (excluindo ACC e descontos): Taxas são por ano  2013. Final do ano financeiro na NZ é 31/03. As faixas de imposto são as seguintes:

Tax on annual earnings  
up to $14,000 10.5%
between $14,001 and $48,000 17.5%
between $48,001 and $70,000 30.0%
over $70,000 33.0%
No-notification rate 45%

45 %

  Exemplo Prático de Cálculo das taxas do imposta de renda à pagar sobre salários na NZ: um especialista que ganhar NZ $ 100.000 por ano iria pagar imposto como se segue:

14000 * 0.105 = $1470
(14 000- 48000) * 0.175 = $5950
(48000-70000) * 0.30 = $6600
(70000-100000) * 0.33 = $9900
 pagar   

$23920

O total recebido é calculado dentro das camadas ou faixas, e depois aplica-se um somatório geral. Se o trabalhador tiver sido descontado na fonte, e se tiver pago imposto acima do que deveria, ficará alegre em receber um cheque com a diferença pelo correio. Um outro exemplo, se a pessoa ganhar $ 70.000 pagará apenas 30% sobre o montante que cai entre $ 48.001 e $ 70.000 ao invés de pagar no total de $ 70.000. Consequentemente, o imposto de renda correspondente esse salário vai ser NZ$ 14.020 - uma taxa  de 20,02% do total.

Big David is trying calculate how much he spent eating Fish& Chips, so he can save money and pay his tax.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.